Construa um ambiente criativo e inovador com 5 dicas!

Você concorda que a qualidade do ambiente de trabalho é essencial para um bom desempenho? Um ambiente criativo é essencial!

Seja na sede da empresa ou até mesmo no home office – tendência imposta ao mundo pela pandemia e eventualmente priorizada nos mais diferentes mercados.

Ambiente criativo

Um ambiente criativo faz toda a diferença para uma boa execução dos deveres.

Muito vemos falar sobre criatividade nos dias de hoje, mas pouco é instruído sobre como podemos fazer essas transformações criativas, principalmente quando se fala sobre ambiente criativo!

Ambiente-criativo-no-trabalho-5-1 %categoria Construa um ambiente criativo e inovador com 5 dicas!

Além de toda a busca por resultados emplacada em todas as organizações, desde aquelas de pequeno porte até as maiores do mundo, existe uma Norma Regulamentadora (NR-17).

Logo, garantindo que a qualidade de vida e ergonomia estejam presentes em todas as organizações.

Isso quer dizer que:

É obrigatório que seja um ambiente que ofereça boas condições de trabalho e convivência e que consequentemente, seja um ambiente criativo.

E é nesse leitura que você vai descobrir como estar em dia com isso!

Quer saber o que fazer para proporcionar um ambiente criativo à equipe que impulsione a produtividade, a qualidade das tarefas e o bem-estar de todos?

Existem vários fatores que, juntos, constroem o espaço ideal.

Cada fator está relacionado a uma vantagem ou condição diferente, alguns são mais importantes que outros, muitos dependem do perfil do funcionário e da empresa, etc.

Um ambiente criativo e inovador é fundamental

A organização estratégica deve estar presente entre as demais estratégias, pois ela é um agente que pode tornar seu empreendimento revolucionário.

Inclusive, aproveitamos a oportunidade para te indicar um conteúdo extremamente interessante sobre indicadores de gestão e estratégia, clique aqui!

Para isso, várias estratégias podem te ajudar a deixar o local mais harmonioso e estimulante.

Ambiente-criativo-no-trabalho-3 %categoria Construa um ambiente criativo e inovador com 5 dicas!

5 dicas que vão te auxiliar a ter um ambiente criativo!

Dica 1: garanta uma boa iluminação 

Esse é um dos pontos cruciais para um ambiente criativo e assertivo!

Todo mundo se sente melhor num ambiente com a iluminação adequada – e essa “adequação” varia de cada ocasião.

Durante um turno de trabalho, a luz precisa estar apropriada a manter as energias ativas, por exemplo, e não demonstrar ao cérebro que ali é um momento de descanso.

Além disso, ela também precisa evitar problemas causados ao colaborador como fadiga visual.

Dica 2: explore a decoração para melhorar o ambiente 

Mesmo sendo um espaço de concentração, um ambiente de trabalho não precisa ser sóbrio e monótono, ele também pode (e deve) ser bonito.

É importante também ter seu estilo de acordo com o perfil da empresa e ser moderno – isso pode ser visto em diferentes detalhes.

O conceito de ergonomia não exige apenas que o mobiliário da sua empresa seja confortável, ainda que esse seja um critério muito importante e indispensável!

Isto é, a criação de um ambiente completo, bem distribuído e ergonômico depende dos mais variados aspectos e um deles é que ele não pode ser um caos visual – nem outro tipo de caos.

Inclusive, recomendamos um conteúdo muito legal em nosso blog sobre ergonomia em ambientes corporativos, focando também em um ambiente criativo clique aqui!

E tem mais um detalhe:

Iisso não deve ser pensado apenas em relação ao conforto e a performance dos colaboradores, mas também à missão de passar uma boa impressão aos clientes e qualquer pessoa que visite a empresa.

Afinal, isso também vai impactar nos resultados do fim do mês, né? Um ambiente criativo faz toda a diferença!

Dica 3: saiba como usar as cores a favor dos seus objetivos 

Um bom passo é entender a psicologia das cores (pois elas têm o poder de potencializar algo em nós) e, através dessa ciência, o que cada uma causa e desperta nas pessoas – emoções, motivação, estado de espírito, concentração, etc.

Para ter um ambiente criativo é indispensável o uso das cores ideais para o que você deseja comunicar para aqueles que vão usar o espaço!

Tendo esse conhecimento, é nítido que o impacto advindo delas não deve ser menosprezado durante o projeto de arquitetura de nenhum espaço – seja um escritório, um restaurante, um cômodo ou qualquer outro.

Algumas ideias que podem te inspirar para a construção do ambiente criativo e evitar decisões inadequadas nessa etapa são optar por:

  • Monocramia
  • Cores coringas
  • Cores análogas
  • Cores complementares
  • Não focar apenas na combinação de cores, mas também dar atenção a identidade visual da empresa.

Ambiente-criativo-no-trabalho-2 %categoria Construa um ambiente criativo e inovador com 5 dicas!

Banner-e-Emails-18 %categoria Construa um ambiente criativo e inovador com 5 dicas!

Dica 4: invista em espaços de lazer para a equipe 

O estresse no trabalho é menos bem-vindo a cada dia que passa, principalmente nas novas gerações que estão entrando no mercado.

Na rotina, é um desafio driblar essa realidade, mas quem consegue se destaca na atração de talentos.

Um meio de fazer isso é o que orienta essa quarta dica!

Essas pausas durante a jornada de trabalho fazem bem para a mente se recuperar do cansaço e também para estimular o engajamento.

É importante você conhecer um pouco mais sobre área de descompressão para sua equipe, acesse nosso blog e confira!

Esses espaços de lazer intensificam os efeitos dessa pausa e até atuam para que os funcionários não negligenciem e pulem esses momentos de pausa!

Em alguns escritórios ao redor do mundo, essa estratégia se destrincha através de salas com videogames, locais para descanso, salão de jogos e até quadras de esporte.

Área de descompressão + ambiente criativo

A área de descompressão pode ser interna ou externa e passa a servir até para momentos de confraternização como os famosos happy hours da firma.

Em um modelo de trabalho que a empresa adota como híbrido, é muito comum esses espaços de descompressão, esse ambiente criativo influencia até mesmo na produtividade dos colaboradores.

Mesclando o trabalho presencial e home office muitos problemas podem surgir, e essa é uma das saídas mais assertivas para diminuir a pressão e deixar a equipe mais à vontade no ambiente!

Dica 5: tome decisões inteligentes e pense no longo prazo

Apesar de todo o tópico estético, que dominou esse artigo até agora, um bom aproveitamento de espaço também pode ser um ponto forte de um projeto de arquitetura!

Ou seja, deve-se levar em conta a quantidade de pessoas que estarão trabalhando lá + a quantidade flutuante (aqueles que vêm de vez em quando como clientes, fornecedores, entregadores, etc).

Aproveitamos a oportunidade para te apresentar um conteúdo muito enriquecedor sobre projetos de interiores, clique aqui!

Junto a isso, é válido considerar também que desenho fará o funcionamento da rotina das equipes e a movimentação no local ser mais agradável a todos.

Sendo assim, qual será a disposição dos ambientes, acessibilidade, o tamanho de cada espaço, quantidade de móveis e quais funcionalidades são primordiais para a execução do trabalho que será feito ali.

Tudo isso é um desafio, mas um bom profissional capacitado terá a melhor solução para alavancar o rendimento dos funcionários.

Ambiente-criativo-no-trabalho-6 %categoria Construa um ambiente criativo e inovador com 5 dicas!

Outro ponto importante 

É sempre buscar o melhor custo benefício, mas não daquela forma simples de apenas comprar o mais barato!

Pense em economias advindas do aproveitamento da luz ambiente e uso de tecnologias inteligentes, soluções que tragam redução de custos e até na facilidade de manutenção ou mudanças.

Essa tarefa também faz parte de ser autêntico e ter um ambiente criativo, desde o processo até o resultado final e prepare-se para se reinventar diante das tendências!

Analisando principalmente a que se ajusta melhor à sua equipe, pois é preciso inovar sempre para melhorar a performance!

Neuroarquitetura

Um outro ponto é como a ciência tem avançado nos últimos anos e o impacto disso no mercado mobiliário também!

A ciência e o mobiliário andam cada vez mais lado a lado na construção principalmente de um ambiente criativo que seja assertivo para a sua empresa!

Praticamente se trata dos impactos que a arquitetura pode vir a ter sobre o cérebro de seres humanos!

Legal, né?!

Em nosso blog temos um conteúdo incrível  sobre isso, com certeza, você irá gostar muito!

Utilize as dicas a seu favor e construa já o seu ambiente criativo!

A partir de agora, essas maneiras de organizar ambientes profissionais que proporcionem maior bem-estar e produtividade já devem fazer parte do seu planejamento.

Caso você queira resultados tão bons quanto alguém que é destaque nesse quesito: a Google!

Mas caso tenha ficado alguma dúvida ou você sinta que precisa de ainda mais dicas para chegar ao topo, não hesite em entrar em contato e conversar com um de nossos profissionais para te ajudar a reunir todos esses elementos!

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

Endereço

Av. Prudente de Morais, 2293 – Lagoa seca
Natal, RN

Telefone

(84) 4006-5767