5 passos para realizar uma estratégia empresarial de sucesso e de maneira eficiente!

O que é estratégia empresarial?

A estratégia empresarial pode ser entendida como um conjunto de objetivos e o caminho que levará até esse objetivo. Ou seja: metas, projetos e ações. Todos esses pilares devem estar em total sintonia para que a estratégia seja sólida.

É na estratégia que se estuda o que já se tem, se projeta o que se deseja e se define as formas de chegar até esse ponto.

A estratégia é o guia da operação do negócio, é ela que vai determinar para onde se está indo, o que deve ser feito e quando deve ser feito. Ela é a base para todos os outros planejamentos empresariais: financeiro, operacional, comercial, etc.

Por que a estratégia empresarial é importante?

Uma empresa que não possui um planejamento estratégico bem elaborado não direciona seus esforços para o que realmente é importante e opera de maneira ineficiente.

Sem planejamento, é muito difícil atingir bons resultados. 

Assim, uma estratégia empresarial é indispensável para todo negócio de qualquer segmento de mercado, seja ele um empreendimento novo ou uma empresa que já existe.

Por isso, é necessário seguir um passo a passo para que se consiga, de maneira eficiente, construir uma estratégia empresarial que tenha sucesso.

Como fazer uma estratégia empresarial de sucesso?

  1. Defina bem as diretrizes estratégicas do negócio

O ponto de partida mais inteligente de se ter ao pensar na criação de uma estratégia empresarial é ter de forma muito clara quais são as diretrizes estratégicas da organização. Isso será um ponto direcionador para todos os passos seguintes.

Missão

A missão é o compromisso que a organização tem com o seu mercado (clientes, parceiros, funcionários, etc).

Alguns podem pensar que essa pequena frase deve ser só algo bem escrito para se colocar num quadro. Mas quando bem formulada e reforçada no dia a dia, a missão pode ser um dos grandes pilares culturais da empresa e que guiará o time na rotina.

Aqui é vital que se entenda bem alguns aspectos que traduzem a razão de existir da empresa, a sua missão. Para isso, algumas perguntas podem ajudar a encontrar (ou reformular) a missão:

  • Qual problema da sociedade o meu negócio ajuda a resolver?
  • Por que a empresa existe?
  • Qual valor se entrega para o cliente?
  • Qual foi a motivação para abrir a empresa?
  • Por que se oferece determinado produto ou serviço?

Visão

Já a visão é o entendimento de onde se quer chegar em um determinado período de tempo. A cada ciclo estratégico, a visão é renovada para representar novos desafios e objetivos da empresa.

A visão deve ser clara, específica e inspiradora. Ela é a base para o desdobramento de todos os outros objetivos e metas da organização e deve ser também alinhada com a missão.

Os questionamentos que podem ajudar a delinear a visão são:

  • Como a empresa deve estar no futuro?
  • Em qual patamar se quer chegar?
  • O que representa todos os objetivos que se tem para o negócio?

Valores

Por fim, os valores representam as crenças do negócio, pontos inegociáveis e que todos do time devem seguir durante a execução do trabalho.

Pode-se dizer que os valores são a base para que, dia após dia, se chegue cada vez mais perto da visão e se cumpra a missão.

Com valores condizentes com o negócio e bem elaborados, os colaboradores terão mais clareza de quais comportamentos são condizentes com a empresa e como se deve fazer as coisas dentro do contexto do trabalho.

Não só isso, essa alavanca cultural é interessante também para contratar novos funcionários. Logo, perguntam que podem ajudar a criar valores que façam sentido para o negócio são:

  • Quais características o “funcionário ideal” da empresa teria?
  • No que se acredita dentro da organização?
  • Quais pontos são inegociáveis?
  • Quais comportamentos são considerados mais valiosos?
  1. Conheça o público-alvo e o mercado

Qualquer estratégia de sucesso tem, dentro de seu propósito, ter mais clientes e atendê-los da melhor forma. Para isso, um entendimento de mercado é uma etapa indispensável para alcançar bons resultados.

Um estudo bem feito do mercado fornecerá muitas informações valiosas e que servirão de base para tomada de decisão não só na hora do planejamento da estratégia, mas também na execução desse planejamento.

Nessa fase, pode-se começar fazendo pesquisas sobre o segmento de mercado no qual a empresa está inserida, buscando notícias, publicações, sensos, artigos e dados públicos sobre isso.

Num segundo momento, para ter dados mais específicos e direcionados sobre o negócio em si, é possível aplicar uma pesquisa de mercado com clientes e possíveis clientes da marca.

Em tal pesquisa, entender o perfil, os hábitos e as preferências desse grupo estudado irá ajudar muito a entender o que deve ser inserido na estratégia para atingir esse público alvo, seja uma melhoria do serviço, mudança do produto, criação de novas lojas, etc.

Afinal, uma estratégia que é muito focada no mercado que a empresa atende e em seus clientes têm maiores chances de ter sucesso, pois uma empresa existe para atender seus clientes.

Além disso, uma pesquisa de cliente oculto com concorrentes irá ajudar a conhecer boas práticas, fraquezas e como se comporta as empresas com modelo de negócio semelhante. Isso é determinante na definição posterior dos diferenciais da empresa.

  1. Inclua o time no planejamento

Não é difícil achar empresas que possuem uma estrutura rígida e com decisões que acontecem apenas na alta direção, o que pode fazer com que grande parte dos colaboradores não se sintam incluídos nos planos do negócio.

É óbvio que decisões e direcionamento são definidos por pequenos grupos de gestores dentro das organizações, mas isso não quer dizer que não se possa entender a visão dos funcionários para basear essas decisões.

Levar em consideração a opinião dos colaboradores ajudará a delinear estratégias de forma que sejam entendidas e absorvidas pelo time, que terá mais facilidade para executar o planejamento.

  1. Estabeleça objetivos, indicadores e metas

Após colher diversas informações, é hora de determinar os objetivos da organização. Nessa fase, é preciso escolher indicadores que possam medir o desempenho da empresa e colocar metas que consigam mensurar o atingimento da estratégia.

A chave aqui é ser específico e realista mas ao mesmo tempo desafiador

As metas devem ser suficientemente desafiadoras para que se busque inovação dentro da empresa, mas também realistas para que se tornem alcançáveis, mesmo com dificuldades. 

Tais objetivos devem ser baseados na visão, nos estudos de mercado, análises históricas e previsões de futuro.

Essas metas também precisam ser desdobradas nos níveis de hierarquia e nos departamentos. Esse desdobramento é determinante para o sucesso da estratégia.

Existem diversas formas de fazer essa definição e desdobramento. Um dos métodos mais usados nas organizações é o OKR (objectives and key results ou objetivos e resultados chave), uma metodologia atual e ágil. 

Vale pesquisar quais ferramentas e métodos são mais adequados para a realidade do negócio.

  1. Dissemine a estratégia para toda a empresa

Com os objetivos e metas determinados, é necessário que todos os times entendam quais são as metas gerais da empresa e as específicas daquele departamento. Todos precisam entender como estão inseridos dentro desse planejamento.

Isso deve ser comunicado da melhor forma, com o nível de detalhes ideal para para nível hierárquico. Essa comunicação pode ser feita de diversas formas.

É muito comum a realização de eventos com times específicos ou até mesmo com toda a empresa para que a nova estratégia seja repassada para a organização. Essa opção pode ser muito interessante pois também fortalece a cultura do negócio.

  1. Tenha uma rotina eficiente de governança de resultados

Tão importante quanto planejar a estratégia, é monitorar a execução dos planos. Para isso, criar e manter uma rotina de governança que permita acompanhar os resultados ao longo do meses é indispensável.

Uma governança com reuniões produtivas, relatórios inteligentes e colaboradores responsáveis pelos resultados é a chave para conseguir manter um monitoramento interessante.

Assim, com o controle adequado, a gestão consegue entender o que está caminhando bem ou não, podendo até haver um replanejamento das ações, definindo contramedidas para atingir os resultados esperados.

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