O que é um projeto de interiores? Aprenda agora!

Você tem um escritório ou espaço de trabalho estruturado, mas a organização e distribuição dos móveis não te agrada?

Sente que precisa mudar alguma coisa, mas não sabe exatamente o que, ou até mesmo como? Ou talvez você quer estruturar esse espaço de trabalho, mas não sabe qual direção tomar?

Pois é, provavelmente um projeto arquitetônico de interiores pode te ajudar!

engineer-meeting-for-architectural-project-working-with-partner-1-1024x683 %categoria O que é um projeto de interiores? Aprenda agora!

Mas o que exatamente é um projeto de interiores?

Podemos definir como o planejamento do que será realizado em todo o espaço físico em questão, tendo o objetivo de organizar e melhorar a vivência de quem utilizará esse ambiente.

É importante que isso sempre traga a união da estética, funcionalidade e praticidade, não necessariamente nessa ordem. É muito comum pensar que a função desse tipo de projeto é apenas deixar o ambiente mais bonito, focando somente na estética, mas isso não é verdade!

O trabalho de quem está por trás disso tudo trata de diversos outros aspectos importantes, desde a ergonomia, topografia, produtividade, sustentabilidade, sem contar com a combinação e materialização das intenções do proprietário do local ou de quem vai utilizá-lo.

Ou seja, é sempre importante ter pessoas capacitadas para realizar trabalhos complexos como esse, a exemplo de arquitetos ou designers de interiores.

Você já conhece os móveis ergonômicos e o motivo de serem tão importantes na nossa rotina? Clique aqui e confira!

E depois de ter as pessoas certas para realizar esse projeto. O que deve ser feito?

Bem, existem algumas etapas essenciais para que todos os objetivos sejam atingidos com excelência, e vamos listá-las agora:

1º Entendimento das necessidades

Tendo em vista que o projeto nasce da união entre o que o cliente deseja, com a aplicação técnica de um arquiteto ou designer de interiores, é importante que haja um alinhamento certeiro entre todas as partes envolvidas.

Isso normalmente é feio por meio de reuniões, nas quais são analisados os mais variados aspectos, desde o ambiente físico até os objetivos dos responsáveis, com brainstorms, avaliação de ideias e sugestões. Para que isso seja possível, é importante que o contratado possua habilidades não só operacionais, mas também analíticas, a fim de entender coisas tácitas, que não necessariamente são faladas.

Com isso percebemos que quanto mais contato entre os envolvidos no projeto, maior a chance do resultado ser satisfatório!

2º Orçamento e elaboração da proposta

Banner-e-Emails-18 %categoria O que é um projeto de interiores? Aprenda agora!

Sabemos que tudo tem um custo e é essencial alinhar isso desde o início, a partir de uma proposta bem definida e elaborada, aliada a um orçamento que agrade todas as partes, de maneira que o cliente entenda todo o trabalho a ser desenvolvido, assim como os valores e formas de pagamento.

3º Levantamento do local e anteprojeto

Aqui, são coletadas informações mais técnicas e igualmente importantes para a realização do projeto, como medições do ambiente, análise topográfica, detalhes construtivos, entre outros pontos relevantes. A partir disso pode ser feito o anteprojeto, que é o primeiro estudo de como os elementos serão distribuídos no espaço, sendo normalmente feita uma planta em 2D.

4º Projeção de custos

Com algumas ideias já no papel, é possível prever, por meio de pesquisas e utilização de informações quantitativas e qualitativas, valores aproximados para atingir o esperado na execução do projeto, de maneira que seja elaborado um programa de necessidades para que tudo corra como planejado.

5º Elaboração do projeto

A partir dos pontos citados e de diversos outros detalhes intrínsecos em cada etapa, é hora de elaborar, de fato, o projeto. Nesse momento, o responsável deverá realizar diversas pesquisas, representações gráficas, especificações, validações e muito mais, sempre pensando em como transformar as expectativas do contratante em realidade. Com isso, documentos e plantas serão geradas, para que enfim se possa realizar as mudanças no ambiente.

Bastante coisa né? E você aí achando que era simples! Às vezes nos surpreendemos com o quão técnico e complexo certas alterações podem ser, e é por isso que a escolha de arquitetos, designers, fornecedores e produtos é tão importante! E o Grupo G Trigueiro está pronto para te ajudar nisso, com móveis planejados que podem se encaixar perfeitamente no seu projeto.

Clique aqui e aprenda como a Neuroarquitetura impacta no seu time!

E qual o grande impacto dos móveis em tudo isso?

Eles são um dos mais importantes aspectos da materialização de ideias e planos para o ambiente, pois moldam como o ambiente será utilizado no decorrer do dia a dia nas organizações.

Não adianta criar um projeto perfeito se as cadeiras, mesas, armários e estantes não forem da qualidade ideal, não é mesmo?

E quando falamos de qualidade dos móveis, envolvemos desde os materiais utilizados na sua confecção, até sua disposição, focada na ergonomia e saúde de quem vai fazer uso da peça.

E para exemplificar isso, pense da seguinte maneira: um colaborador passa de 6 a 8 horas por dia sentado na cadeira. Se não tiver um apoio de qualidade é provável que comece a desenvolver dores, tornando-o menos saudável, incomodado e menos produtivo. Móveis de qualidade não são um luxo, e sim uma necessidade.

É por isso que a ergonomia possui um papel essencial no desenvolvimento de projetos de interiores para escritórios ou outros ambientes corporativos. Esse estudo científico garante que os trabalhadores terão um espaço não só bonito, mas também saudável, produtivo, prático e útil.

O Grupo G Trigueiro está preparado para atender às suas demandas envolvendo móveis planejados, entregando o que há de melhor para o seu ambiente, mantendo a técnica e conforto, materializando os desejos de quem sonha em ter um ambiente de trabalho organizado e produtivo.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato com um dos nossos consultores especialistas!

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

Endereço

Av. Prudente de Morais, 2293 – Lagoa seca
Natal, RN

Telefone

(84) 4006-5767