Neuroarquitetura: como os ambientes impactam seu time?

A Neuroarquitetura consiste na aplicação da neurociência aos espaços construídos, para termos uma melhor compreensão dos impactos da arquitetura sobre o cérebro e os comportamentos humanos.

É inegável o impacto do ambiente na nossa produtividade, disposição e até no humor ou nível de cansaço e estresse. Caso não consiga notar, proponho um teste: Experimente trabalhar uma semana em um local escuro, apertado, barulhento e pouco confortável e logo você vai perceber os impactos negativos.

Uma das propostas da neuroarquitetura é a importância dos ambientes serem projetados de forma mais humana, ou seja, o ambiente de trabalho precisa promover não somente o bem-estar dos trabalhadores, mas também a socialização entre a equipe.

Empresas que tem uma jornada de trabalho completa ou até equipes que trabalham em home office podem utilizar das boas práticas dessa proposta de montar os ambientes.

Confira neste artigo como utilizar a neuroarquitetura a seu favor.

Como a neuroarquitetura pode melhorar o rendimento da equipe?

Alguns elementos são importantes de serem avaliados quando for planejar seu ambiente de trabalho. No planejamento deverá entender como é a forma de trabalho da sua equipe e quais aspectos são os principais que deseja estimular.

De uma forma geral, independente das particularidades de cada equipe, há componentes do ambiente que impactam diretamente o rendimento do trabalho de todos que estão nele.

Iluminação: Aumente a produtividade

Apostar em iluminação natural o máximo possível é o ideal! De acordo com um estudo publicado na revista cientifica Journal Clinical Sleep Medicine trabalhadores que desfrutam de luz natural têm mais chances de ter um sono mais longo e de melhor qualidade, manter saudáveis e uma melhor qualidade de vida.

gilvan1-1024x535 %categoria Neuroarquitetura: como os ambientes impactam seu time?
Escritório da Porto Seguro no Uruguai utiliza bastante a iluminação natural em seus ambientes. Foto da página Marelli.

Cores: influencie no ambiente de trabalho

São bem populares os escritórios com cores bem chocantes para sair do padrão dos escritórios tradicionais de paredes brancas ou cinzas, mas é preciso tomar cuidado pois cada cor atinge uma área do cérebro de forma diferente.

Cores quentes nos deixam mais ativos, enquanto as cores frias dão sensação de maior tranquilidade.

gffff %categoria Neuroarquitetura: como os ambientes impactam seu time?
Efeito e psicologia das cores nos ambientes. Adaptação da foto da página.

Decoração: Personalize o ambiente

É importante deixar o ambiente com a “cara” dos seus integrantes, seja representando a cultura, no caso de uma empresa, ou refletindo o dono da casa, no caso do home office.

A vista para a “natureza” também é um elemento interessante, que pode diminuir a frequência cardíaca e reduzir estresse. A “vista” pode ser criada através de imagens, quadros ou revestimentos que simulam madeira, pedras e plantas. Além de ser econômico é bem fácil de aplicar no ambiente.

Outro elemento interessante na composição do espaço são itens que estimulem a socialização da equipe, já que há uma tendência dos ambientes corporativos terem esse grande objetivo no futuro.

Ambientes aberto com apenas divisórias entre as estações de trabalho, por exemplo, permitem fazer a dosagem exata entre a separação do ambiente individual e coletivo.

Assim, nem você se perde em meio ao excesso de informações que circulam nas mesas ao lado, nem seus colegas ficam incomunicáveis caso você precise contatá-los em algum momento.

ggg %categoria Neuroarquitetura: como os ambientes impactam seu time?
Escritório da EPL em Brasília, tendo os ambientes divididos por divisórias transparentes para melhorar comunicação visual. Foto da página Marelli.

Isolamento acústico: Prepare seu espaço para a equipe

Os ruídos são os principais vilões de qualquer ambiente que comporta várias pessoas, principalmente em ambientes corporativos que precisam de maior concentração.

Pesquisas mostram que diminuímos 40% da capacidade de produção com a presença de barulhos externos. Ou seja, os erros aumentam em quase 30%, devido às distrações em ambientes com a presença de ruídos.

A acústica arquitetônicas faz parte do planejamento desde a construção de ambientes empresariais, otimizando o desempenho local na harmonização de sons,  conseguindo atingir seu objetivo ao usar os materiais corretos em seu acabamento.
 
É importante se atentar para os sons externos paredes, forro e piso, além de utilizar portas e vidros acústicos, o que elimina a poluição sonora. Esse isolamento faz com que ruídos externos não entrem no ambiente, assim como não emite sons para os ambientes vizinhos.
 
Na parte do tratamento acústico interno, eliminando problemas como eco, vibrações e abafamento sonoro. E isso se faz com o uso como divisórias piso teto, placas e painéis acústicos e carpetes, por exemplo.

AVF-A7301695-1024x576 %categoria Neuroarquitetura: como os ambientes impactam seu time?
Ambiente da Montenegro Contabilidade

Sempre pode contar conosco para ajuda-lo no que sua empresa precisar! A nossa equipe técnica está pronta para auxilia-los a combinar os melhores elementos para conseguir seus objetivos!

Caso precise de ajuda em como montar o melhor ambiente de trabalho, seguindo esses conceitos, nos contate no botão abaixo.

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

Endereço

Av. Prudente de Morais, 2293 – Lagoa seca
Natal, RN

Telefone

(84) 4006-5767