Primeiro precisamos entender o que seria uma boa Gestão de TI para assim, conseguirmos prosseguir.
Vamos lá!
Na prática a Gestão de TI é responsável por administrar os recursos tecnológicos da empresa, desde os hardwares, infraestrutura até a parte de gestão de dados e informações por meio dos softwares utilizados.
Porque a Gestão de TI é tão importante?
Muito se fala que hoje em dia, tudo tem a ver com TI e até há quem arrisque em dizer que “Todas as empresas, em um futuro próximo, serão de tecnologia” (Gustavo Caetano para a Exame).
A tecnologia de fato está em todas as áreas da empresa e de uma maneira geral, tem como objetivo gerar mais produtividade no trabalho, redução de custos, otimização dos processos e eficiência competitiva.
É importante ressaltar que na área de Gestão de TI para os processos fluírem melhor, eles precisam funcionar de forma integrada. É essencial criar pontes entre setores.
Ou seja, é essencial ter pessoas em sua equipe que consigam visualizar o macro de tudo, e isso vai influenciar em sua empresa de maneira geral, não só para a própria equipe, mas também para demais colaboradores.
Ter uma boa Gestão de TI é fundamental para manter o negócio competitivo. Vamos ver aqui alguns exemplos práticos de como isso é aplicado e como podem influenciar na sua rotina.
Temos alguns conteúdos em nosso blog sobre segurança de dados, talvez seja importante você dar uma conferida, pois influencia também em sua Gestão de TI.
Gestão de TI e estratégia
Provavelmente você está se perguntando agora como a Gestão de TI e a estratégia podem ser trabalhadas juntas, não é mesmo?!
Mas esse é um ponto chave essencial para você ficar por dentro desse mundo tecnológico e usar as ferramentas à favor de seu negócio!
Podemos lhe dar com a gestão de tecnologia da informação como uma estratégia para negócios a partir do momento em que uma das “consequências” é a otimização e maior gestão de seus processos.
Não só o aprimoramento desses processos, como também a implantação de novos e intensificação da produtividade de seus colaboradores.
Quando temos uma informação e sabemos o que devemos fazer com ela, é bem mais fácil gerenciar, propondo inovações nos processos de sua empresa.
Você provavelmente conseguirá se destacar no mercado, principalmente quando conseguir fazer bom uso da Gestão de TI em seu negócio.
Aproveitando o conteúdo, temos alguns conteúdos sobre gestão de processos que talvez possam te interessar! Basta acessar nosso blog clicando aqui! 🙂
3 exemplos de como a Gestão de TI pode influenciar em seu negócio!
1 – Gestão de TI e dados. O famoso “data driven”
Tomamos decisões no negócio muitas vezes pelo feeling, pelo achismos e pela experiência. Porém, ser data driven significa tomar as decisões com uma base sólida.
Uma base de dados estruturada nos ajuda a montar uma melhor estratégia de atuação e facilita a rotina de gestão.
Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, as empresas data driven crescem mais de 30% anualmente.
No estudo, essas organizações são descritas como obcecadas pelo consumidor e capazes de criar vantagem competitiva a partir da tecnologia.
Elas também têm em comum uma busca constante por uma melhor eficiência operacional.
Um exemplo prático de uso de dados para gestão operacional pode ser a utilização de softwares de workflows para realizar atividades da equipe.
Os fluxos de trabalho de forma digital ajudam a entendermos os gargalos dos processos, a produtividade da equipe e assim, buscar por uma melhoria contínua.
Na utilização desses sistemas, conseguimos centralizar as atividades de uma maneira que o processo estará bem identificado e irá gerar diversas informações para a sua administração.
Um grande banco de dados que pode ser utilizado. Além disso, os Dashboards podem ser utilizados para facilitar a interpretação do que está acontecendo e mostrar com clareza os indicadores da operação.
São diversas aplicações, em todas as áreas de atuação de uma empresa. Além da área de processos, podemos dar um exemplo na área de suporte ao cliente.
O monitoramento de chamados e avaliação do time nos ajuda a mensurar melhor o tamanho da equipe, entender como estão sendo realizados os processos e ajudar na priorização do que devemos fazer, garantindo uma melhora da produtividade.
2 – Transformação Digital dos Processos com a Gestão de TI
Processos digitais ajudam na geração de dados e em sua eficiência, além de buscarem uma otimização dos gastos.
Cada vez vemos gestores e equipes de TI trabalhando em projetos de mapeamento de processos e identificação de como podem acelerar a transformação digital das empresas.
Uma boa Gestão de TI irá levar em consideração diversos fatores antes de buscar a transformação de um processo “analógico” em um processo “digital”.
A segurança da informação é um deles e precisa estar bem alinhado no início do projeto. Além disso, capacidade de infraestrutura, manutenção dos sistemas e garantia de disponibilidade tem que estar também em pauta.
Não se trata apenas de criar ou buscar um sistema para acabar com aquele documento impresso.
Gestores de TI precisam levar em consideração também as pessoas e a cultura organizacional antes de montar essa transformação.
Um exemplo dentro do nosso negócio, foi a criação de ordens de serviço (OS) digitais e a utilização por meio de tablets.
A nossa área de tecnologia buscou criar uma plataforma que substituísse as impressas.
O objetivo era garantir que o processo funcionasse do mesmo formato, mas de uma maneira com menor gasto e maior produtividade, já que não iria gerar um retrabalho para inserção das informações.
A equipe toda participou do projeto, expondo as necessidades da nova plataforma.
3- Disponibilidade dos serviços
Já que conversamos muito que o trabalho está se tornando cada vez mais digital, não podemos esquecer do gerenciamento de disponibilidade dos serviços e da Gestão de Ti.
A rotina e o trabalho das empresas está diretamente ligada a serviços de tecnologia.
O trabalho é manter o funcionamento sem interrupções que comprometam com um bom nível de desempenho da empresa.
Ter uma empresa com uma infraestrutura 100% disponível tem um alto custo. O que precisa ser entendido são as formas de controlar os riscos e aumentar a produtividade dentro de um SLA definido.