Pessoas e Sistemas andam lado a lado

Afirmo com toda minha certeza de que nesse momento você está utilizando a internet para ler esse texto. Esse texto que teve fontes de pesquisa que estão na internet. Essas fontes de pesquisa também citaram outras fontes de pesquisa que estão disponíveis na internet.

Provavelmente após essa leitura você vai checar suas redes sociais, pesquisar um termo curioso que viu nesse texto ou até mesmo mandar uma mensagem para alguém que está esperando por uma resposta sua, tudo isso usando a internet.

Mas como tudo isso funciona? Será que a Internet por ela mesma já é uma ferramenta 100% funcional e que não necessita de nenhum tipo de organização? De forma direta a resposta é não! E uma das ferramentas que internet necessita para organizar e colocar o que usamos à disposição são os sistemas de informação.

De forma resumida, podemos dizer que o sistema de informação é um meio no qual obtemos dados para planejamento e controle, principalmente por empresas. Gera-se esses dados de forma esquematizada e ordenada, e num momento posterior servirão de subsídio para as tomadas de decisões.

É importante saber também que um dado é diferente de uma informação. Um conjunto de dados forma uma informação que alimenta uma máquina, um humano ou até mesmo um animal.

depositphotos_47173669-stock-photo-lioness-cubs-serengeti-national-park %categoria Pessoas e Sistemas andam lado a lado
Uma forma simples de entender como os animais coletam, processam e organizam dados, que depois viram informações que influenciam sua maneira de se comportar, é observar como uma leoa ensina seus filhotes a sobreviver. São informações que levarão para o resto de suas vidas e que um dia serão repassadas.

Sistemas de informação

Em nosso cotidiano os sistemas de informação estão em muitas de nossas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais.

As redes sociais podem se configurar como sendo os maiores exemplos disso. São nelas que colocamos dados como nossos nomes, lugares que frequentamos, comidas, músicas, pessoas com quem andamos e mais uma infinidade de outros dados.

Outros bons exemplos seriam os sites de compra onde você tem seu cadastro, ou o supermercado que você costuma ir. Nesses dois últimos casos já se consegue rastrear seus hábitos de consumo. Num nível estratégico, isso representa uma informação importante para as empresas planejarem seus estoques e promoções, por exemplo.

Fica claro que os sistemas de informação regem nossa vida hoje em dia, e mesmo que alguma parte do nosso planeta ainda não tenha acesso a internet e/ou a um smartphone (e existem iniciativas de grandes empresas que visam acabar com essa invisibilidade digital e incluir essas pessoas no mundo online) sabemos que todos os dados têm sua importância.

Agora então vamos partir para nossa esfera profissional, como esses sistemas influenciam na nossa forma de trabalhar e como isso aconteceu durante os anos.

Globalização

Nos dias de hoje a informação, junto com o tempo e a atenção, pode ser considerada o principal ativo do mercado. Ter a informação certa no momento certo pode representar a diferença entre o lucro e o prejuízo, entre a decisão correta e a errada, entre sucesso e fracasso.

Mas essa importância não surgiu somente com a chegada dos computadores. Podemos dizer que a escrita foi uma das primeiras formas de estruturação de informações. Sem ela, as informações perdiam-se facilmente já que as transmitíamos de forma oral.

Um dos primeiros saltos nessa estruturação de informações foi a prensa de Gutemberg, criada em meados de 1430. A ideia foi usada por Martinho Lutero para o ajudar a distribuir bíblias que foram impressas em língua alemã durante a reforma protestante em 1517. Fato que, inclusive, ajudou no aperfeiçoamento do entendimento e escrita da língua alemã.

Podemos dizer também que esse é um exemplo de junção de software (Lutero que tinha todas as informações em sua mente) e hardware (as placas da prensa onde as informações estavam gravadas e que foram usadas para a impressão).

shutterstock_209856817 %categoria Pessoas e Sistemas andam lado a lado

Passando pelas revoluções industriais e a crescente escala de produção, surgiu a necessidade do acompanhamento da rentabilidade dos processos de produção. Isso deu origem a contabilidade de custos e a contabilidade gerencial onde a gestão das informações dos custos de produção e vendas eram imprescindíveis.

Mas foi nos anos 80, com o início da globalização, que os computadores se popularizaram. Com isso, as transações entre países aumentou consideravelmente por conta da facilidade, segurança e assertividade de processamento que os computadores proporcionaram.

Atualmente…

Já a partir do século XXI com os computadores se tornando ainda mais populares e a internet do mesmo modo, as informações começaram a chegar a cada vez mais pessoas, causando uma mudança comportamental e de consumo. Isso também criou uma nova economia fortemente baseada em redes de comunicação, e nesse capítulo há duas grandes tecnologias que são protagonistas: a internet e os sistemas integrados.

Até poucos anos atrás o setor de TI das empresas era visto como o setor que conserta os computadores e ajeita a conexão com a internet. Porém, essa compreensão do que é a TI tem se modificado, pois hoje percebemos que é impossível trabalharmos sem os sistemas de informação e sem aqueles que fazem o suporte desses sistemas.

Afirmo seguramente que o ano de 2020 foi o ano em que a TI das empresas precisaram provar seu valor no que diz respeito a sustentação e inovação. Também foi o momento em que percebemos que aqueles dados e informações que não tínhamos online ou guardados nos sistemas da empresa fizeram bastante falta durante o home office, por exemplo.

Sendo assim precisamos saber uma coisa: a TI é estratégica para o negócio! Ela não é mais somente aquele setor que, como dito, conserta os computadores ou ajeita a conexão com a internet.

Estamos falando sobre pessoas e sistemas. Os sistemas fazem parte da TI, assim como as pessoas. Por isso, precisamos lidar bem com os dados e informações que passam por nossas mãos. Isso significa alimentar e retroalimentar os sistemas que guardam, gerenciam e distribuem essas informações.

Um conceito abstrato

246812-entenda-como-a-governanca-de-ti-pode-ajudar-sua-empresa-aqui-1024x512 %categoria Pessoas e Sistemas andam lado a lado

Existe um conceito chamado TI Bimodal que, resumidamente, fala que a TI dá sustentação ao negócio, ou seja, atende todas as suas solicitações físicas ou de sistemas. Contudo, a TI também é uma das responsáveis pela inovação do negócio, pois ela precisa estar a frente do que acontece hoje. Ou seja, ao mesmo tempo que precisamos ser eficientes também precisamos ser inovadores.

Parece difícil? Talvez não seja tanto. Temos sistemas de informação. Eles, porém, só terão proveito no nosso planejamento e na nossa rotina a partir do momento que forem alimentados com dados. E isso é uma premissa do funcionamento de um sistema.

Podemos ter em nossas mentes todas as nossas metas, nossos planejamentos e nossas rotinas. Contudo, faça um pequeno exercício mental e tente imaginar o que a falta desses dados em um sistema pode te fazer falta numa análise futura. Será que você realmente lembrará de tudo?

Faça mais um pequeno exercício: os dados ou informação que há em sua mente, mas que ainda não estão registrados no sistema da empresa, em algum momento farão falta para alguém? Será que um simples número ou comentário fará diferença entre nosso cliente continuar conosco ou desistir?

Conclusão

ssAtivo-1 %categoria Pessoas e Sistemas andam lado a lado

São dados e/ou informações como essas que podem tornar nosso dia a dia mais, ou menos, produtivo. São eles também que no fim de um período nos darão um direcionamento claro do que seguir. Ou a falta deles que nos fará planejar contando com nossa sorte.

Podemos ter os melhores sistemas do mundo, mas eles não terão nossa sensibilidade e olhar crítico sobre as situações. Contudo, serão essenciais para preservamos e perpetuarmos nossas informações e nossa atuação, não só para a empresa que trabalhamos mas até mesmo para todos aqueles que um dia venham se interessar por esse valor que guardamos. Pessoas e sistemas são essenciais.

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!