Como tornar digital os departamentos de recursos humanos

Os fatos comprovam que a transformação digital no departamento de recursos humanos é necessária para qualquer ramo de atividade e para empresas de qualquer porte.

Com o avanço tecnológico e a integração de sistemas, nada como deixar o RH da sua empresa mais tecnológico. Isso facilitaria os processos de gestão interna, tendo em vista que uma das funções do RH é melhorar esse controle.

Imagem1 %categoria Como tornar digital os departamentos de recursos humanos

Seu departamento de RH está pronto para aceitar e iniciar essas mudanças?

Para que seu RH se torne um lugar para gerenciar e otimizar processos ativamente, você deve integrar a tecnologia ao setor e aceitar as inovações emergentes.

Agora entenda como a transformação digital pode melhorar todo o negócio e facilitar as operações burocráticas existentes em sua empresa.

Antes de tudo, o que é transformação digital no setor de recursos humanos?

A princípio, vamos esclarecer um pouco a área de recursos humanos para que você entenda melhor este tema.

Antigamente, a área de recursos humanos era a área responsável pela admissão e rescisão de colaboradores, além de resolver disputas e outras burocracias.

Entretanto, como começou essa mudança no departamento de recursos humanos?

Em suma, o departamento de recursos humanos ajuda a manter o cumprimento das leis e a organização das relações de trabalho. Primeiramente surgiu o RH 1.0, o primeiro modelo de recursos humanos.

Em seguida, o RH 2.0 apareceu. Este novo modelo combina cuidado de gestão de trabalho com gestão de pessoas, desenvolvimento das equipes e melhor experiência na busca de talentos.

Logo após, entramos no RH 3.0, que incluía técnicas de recrutamento, feedback e outras ferramentas aprimoradas e digitalizadas.

Por último, estamos entrando na etapa de RH 4.0, que é uma nova era para a área de recursos humanos que se baseia na aplicação de tecnologia e software para a melhoria de seus processos.

Imagem2 %categoria Como tornar digital os departamentos de recursos humanos

O RH 4.0 mostra uma mudança na forma de pensar, além de focar na otimização das funções do RH e de seu papel no negócio, tornando o processo mais estratégico.

Portanto, o que são recursos humanos digitais?

Resumindo, a transformação digital no departamento de recursos humanos abrange todas as ações focadas em:

  • Tecnologia;
  • Compartilhamento online;
  • Análise de indicadores em tempo real.

Isso dá agilidade ao RH, reduzindo erros e melhorando a gestão de pessoas e a gestão de processos.

Do mesmo modo, é muito prático para os gestores reunir todos os dados, processos e relatórios dos departamentos de RH em um só lugar.

Tornando seu departamento de recursos humanos mais digital

Sabemos que a transformação digital no RH não é apenas uma tendência de mercado.

Podemos analisar as medidas que podem realmente ajudar sua organização a obter mais lucratividade, economizar tempo e também beneficiar as diversas funções de RH.

Vantagens de tornar seu departamento de recursos humanos mais digital

Melhorar a comunicação interna

Sabemos que a comunicação externa é muito importante para qualquer organização. Uma boa imagem externa é vital para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Apesar disso, não é de hoje que notamos que uma boa comunicação interna é bastante relevante, principalmente para o departamento de recursos humanos.

Deste modo, a transformação digital no RH oferece alguns atenuantes, como por exemplo:

  • Melhoria de comunicação interna através de intranet ou algum outro mural virtual de recados utilizados pelo setor de RH;
  • Gerenciamento de recados e lembretes aos colaboradores;
  • Mensagens diretas e sem perda de conteúdo entre o emissor e o receptor.

 Facilitar os processos seletivos no RH

A tecnologia também pode ser uma grande aliada na seleção de novos talentos para sua empresa, afinal o recrutamento é uma das funções de RH mais importantes em qualquer organização.

Portanto, essa tarefa precisa acompanhar as novas tendências do mercado mundial em gestão de pessoas.

Com o surgimento e evolução da nova pandemia do coronavírus, muitas ações corporativas foram adaptadas para serem realizadas de forma virtual.

Desse modo, o RH atualmente pode:

  • Selecionar candidatos em plataformas modernas e até mesmo por meio de redes sociais, como LinkedIn;
  • Utilizar alguma ferramenta que permita a triagem dos currículos em sistema 100% automatizado, selecionando os candidatos mais adequados para uma determinada vaga;
  • Realizar uma entrevista online com alguém adequado para o cargo oferecido pela empresa. Nesse sentido, além de saúde, segurança e menor exposição, a ação também vai estimular o isolamento social.

Realizar onboarding digital

Dando continuidade ao processo iniciado na etapa de seleção, uma nova tendência no departamento de recursos humanos é a realização do onboarding de novos colaboradores de forma virtual.

Para isso, existem alguns pontos a serem levados em consideração para tornar esse momento tão receptivo quanto o modelo tradicional:

  • Escolha a ferramenta certa. Recomendamos Zoom e Google Meet;
  • Confira se seu novo colaborador tem experiência com videoconferência. Se não tiver, explique que basta instalar o aplicativo e clicar no link da reunião;
  • Prepare-se bem para a apresentação. Isso significa cuidar da sua aparência, da iluminação, do som, testar arquivos.
  • Não se atrase para a apresentação;
  • Foque no novo colaborador e evite distrações (mas aja normalmente se acontecer alguma distração, pois estamos sujeitos nesta nova modalidade de apresentação);
  • Use sempre a câmera para deixar a conversa mais pessoal e caso necessário desligue a câmera e o microfone avisando ao novo colaborador.

Imagem3 %categoria Como tornar digital os departamentos de recursos humanos

Em síntese, o departamento de recursos humanos deve sempre adaptar o onboarding para sua realidade, pois ele é a etapa inicial.

É no onboarding que o novo colaborador conhecerá toda a estrutura da empresa, sendo apresentados os valores e resultados do negócio.

Digitalização de documentos

Quando falamos de recursos humanos não é difícil imaginar um setor cheio de papéis.

Assim, o primeiro passo é entender que a gestão de documentos só trará benefícios ao departamento de recursos humanos, dentre eles a rastreabilidade e segurança da informação.

Com o uso de plataformas de gestão documental é possível encontrar inovadoras formas de gerenciar toda a rotina do setor. Além disso, por meio da digitalização, os documentos são enviados diretamente para o sistema.

Otimizar o departamento pessoal

Por último, agora que você já viu alguns benefícios práticos na rotina da empresa, saiba que a tecnologia pode ser uma maravilhosa aliada também no departamento pessoal.

Como todos sabemos, os procedimentos do departamento de pessoal sempre foram repetitivos e tediosos. Isso ocorre porque eles devem ser consistentes, em tempo hábil e livres de erros.

Imagem4 %categoria Como tornar digital os departamentos de recursos humanos

No entanto, o gerenciamento de dados, distribuição de contracheques, gerenciamento de benefícios da empresa e gerenciamento manual da folha de pagamento pode consumir muito tempo e a chance de erro permanece alta.

Com isso em mente, a implementação de novas tecnologias pode mudar completamente esse quadro.

Alguns exemplos de melhorias nas funções do RH:

  • A transformação digital no RH permite que todas as operações acima sejam realizadas com a ajuda de um programa de computador. Desta forma, você pode obter agilidade, velocidade e 100% de precisão e exatidão dos dados;
  • A coleta de informações, a revisão de relatórios e a pesquisa de dados podem ser concluídas rapidamente em um software de gerenciamento de recursos humanos, automatizando todos os processos. Portanto, não há necessidade de fazer planilhas grandes.

Agora que você já entendeu mais sobre como tornar o seu recursos humanos mais tecnológico, você também pode ver como tornar o financeiro da sua empresa mais digital!

E você? O que está esperando para tornar seu departamento de recursos humanos mais digital? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você!

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!