O que é Tecnologia da Informação (TI) e como funciona?

Sendo objetivo e direto: a definição mais comum para TI é: Um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de forma integrada com um objetivo comum.

Mas será que isso basta para você compreender melhor todo esse funcionamento?

Nós hoje convivemos com a TI de forma muito natural pois todos somos geradores e consumidores de dados e informações, seja na nossa vida particular ou profissional.

A TI não traz vantagens somente nas nossas particularidades, mas de forma inevitável também traz vantagens para as empresas.


Alguns exemplos de atuação da TI

Utilizada das mais diversas formas, a TI está muito presente na indústria (na automação de atividades), no comércio (na publicidade ou no gerenciamento de atividades e estoques), no mercado financeiro (nas transações de investimentos por exemplo) e na educação, por exemplo.

Invariavelmente, hardwares e softwares são os garantidores de toda operacionalização da comunicação e processos que ocorrem nos meios virtuais.

Logo, toda empresa que deseja ter uma vantagem competitiva usando a TI como motor para isso precisa ter e manter suas estruturas, física e lógica, sempre atualizadas de acordo com suas necessidades.

A popularização da internet acabou potencializando o uso da TI em diversos campos, e através dela novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede colaborativa entre pessoas e empresas.

Vimos e vemos constantemente como isso afeta nossa forma de se relacionar com o resto do mundo, e usando a pandemia como um marco para nossa história e visão de como nosso trabalho foi impactado pela TI.

É comum ver profissionais que estão distantes fisicamente mas tão próximos virtualmente, colaborando entre si e mantendo um elo, e esse intercâmbio de informações ainda corrobora para o acréscimo de novos conhecimentos e competências para os profissionais.

Tudo isso e mais um pouco é a TI como a conhecemos hoje, muito próxima de nós, com um futuro garantido, porém incerto naquilo que diz respeito a que nível as inovações podem chegar, e cada vez mais estando acessível.

Ainda em 2014…

Foi divulgada uma estimativa dizendo que, naquele momento, a população mundial produzia diariamente o dobro de informações que foram geradas em todo o século XX, ou seja, tudo cresceu, e vem crescendo de forma exponencial.

E você já parou para pensar em como isso afeta sua empresa?

Já pensou em como os equipamentos e pessoas de seu negócio geram ou podem gerar dados que podem ser aproveitados para potencializar sua gestão e consequentemente seus ganhos?

Aí é onde entra a Gestão da TI. Logo mais iremos falar sobre, mas é importante compreender o próximo ponto.


Desmaterialização e TI

Mas, antes mesmo de falarmos sobre a gestão de TI, faça uma análise do seu negócio e veja aquilo que você já tem e que pode te dar informações valiosas, sejam equipamentos como impressoras, sensores, leitores de códigos de barra… entre outros!

Observe aquilo que você pode desmaterializar na sua empresa, pois isso pode te ajudar a reduzir custos e focar naquilo que mais interessa que é a gestão do produto fim do seu negócio.

Exemplo de desmaterialização

Fazer a terceirização de serviços de TI, como por exemplo locação de impressoras.

Claro que as impressoras estarão presentes ali em sua forma física atendendo suas necessidades, mas o que realmente é útil para você é o recurso da impressão que ela vai te proporcionar.

Será aquilo por esse serviço que você pagará, não precisando se preocupar com custos de manutenção da impressora ou atualização de hardware por exemplo, além do que isso te trará maior controle sobre todo o material que é utilizado no período de expediente de cada setor.

Inclusive, temos um conteúdo muito interessante sobre gestão e controle de impressões em nosso blog, confira!

Gestão de TI

A TI na gestão da empresa é uma poderosa ferramenta de trabalho que facilita a tomada de decisão, coloca sob seus dedos de forma rápida e legível informações e indicadores de processos e de resultados que dão clareza da forma como tudo está acontecendo em tempo real.

Além disso, nós podemos citar mais algumas vantagens que a TI na gestão das empresas, aliada à automação de tarefas e processos, pode trazer para deixar seu dia a dia mais barato e rápido:

  • Redução dos erros e retrabalhos
    Processos mapeados e automatizados são ótimos aliados na redução de erros, tanto pela análise e melhora que é feita na hora de um mapeamento, quanto pelo resultado dessa automação que é a padronização dos resultados do processo, o que ajuda a prevenir erros, e caso aconteçam de serem vistos e corrigidos o mais cedo possível.
  • Economia de recursos
    Outra vantagem que a T.I nos traz é a possibilidade de vermos tudo sob números e/ou dados qualitativos, que mostram como suas atitudes e decisões estão refletindo no seu desempenho. Produzindo a mesma com a mesma qualidade mas com uso racional dos recursos produtivos.
  • Melhora na tomada de decisão
    Quanto mais rápido você tiver acesso a uma informação clara e precisa, mais rápido você tomará a decisão correta para atingir seus objetivos. Os sistemas de gerenciamento são ideais para esse tipo de necessidade.


TI e aumento da produtividade

Essa é uma das vantagens mais buscadas e visíveis quando se trata de usar a T.I como aliada na gestão de uma empresa

O aumento da produtividade muitas vezes não implica em aumento de colaboradores, aumento do número de máquinas, aumento do espaço físico da produção ou até mesmo das horas de trabalho.

Mas quando conseguimos mapear nossas atividades e saber quanto tempo investimos em cada uma delas podemos então encontrar os gargalos que temos, resolvê-los e melhorar todo nosso processo.

A produtividade está também intimamente ligada a otimização do tempo de trabalho, e uma das vantagens que podemos ter com essa otimização é o ganho de qualidade de vida no trabalho, porque com mais organização conseguimos nos planejar melhor e entregar resultados dentro do tempo esperado e com mais qualidade.

Com isso vemos como a TI, somada a automação de atividades, pode trazer grande vantagem competitiva para uma empresa.

Soluções criadas dessa forma são mais inteligentes e proveitosas, e ajustar sua empresa para voltar-se a esse tipo de trabalho poderá mudar drasticamente, para melhor, sua realidade.

Lembre-se: a aplicação da TI está basicamente ligada ao gerenciamento e aquisição de dados, e esses dados nos colocam em foco o custo, produtividade, conformidade e a eficiência do trabalho, sempre sendo medidos em tempo real para seu melhoramento.

A automação de processos está ligada à forma como sua operação funciona, seja ela por máquinas e pessoas, só por máquinas ou só por pessoas, e está ligada ao controle de processos para que erros possam ser controlados ou mitigados da sua produção.

Portanto, se você vê que sua empresa necessita dessa mudança de uma gestão tradicional para uma gestão baseada em informações, a TI e todas suas ferramentas estão prontas para te ajudar nessa empreitada.

Caso tenha alguma dúvida, pode contar conosco!

Notícias relacionadas