Gestão de processos: Aprenda como otimizar seu tempo.

No mundo corporativo o tempo é um elemento valioso e determinante, e é  desejável o menor desperdício possível. 

Nas organizações, muitos problemas têm relação com a produtividade e estão ligados diretamente a como os processos são definidos e como são executados.

Dessa forma, ferramentas que otimizem tempo são essenciais para garantir o diferencial competitivo da empresa.

Nesse contexto de mercado, uma boa gestão de processos agrega valor ao negócio e atrai melhores resultados que contribui para a saúde da empresa. 

Por isso, o objetivo deste post é mostrar informações necessárias para que sua empresa consiga melhorar a produtividade, maximizar resultados e diminuir desperdícios de tempo.

O que é gestão de processos e como ela pode ajudar a sua empresa a otimizar tempo e maximizar resultados? 

blog-1 %categoria Gestão de processos: Aprenda como otimizar seu tempo.

Primeiramente, Gestão de processos nada mais é do que um conjunto de práticas com o objetivo de desenvolver e  aperfeiçoar os processos organizacionais da empresa. 

Basicamente segue-se 5 etapas para potencializar os resultados da gestão de processos: 

  1. Mapeamento de processos;
  2. Análise e remodelagem dos processos;
  3. Implantação e monitoramento;
  4. Automação dos processos;
  5. Melhoria contínua

Seguindo essas etapas, teremos processos alinhados e bem definidos pela equipe e a identificação de jornada tranquila e “feliz” para a equipe e clientes.

A gestão de processos é uma excelente estratégia que contribui nas tomadas de decisões de forma ágil.

Com ela a organização tem um planejamento mais eficaz e consegue mensurar o tempo das etapas de forma mais realista, evitando possíveis falhas e tratando problemas de forma imediata. 

Para se inserir mais no mundo da gestão de processos, neste link você encontra a sugestão de 5 livros que vão te auxiliar na gestão de processos e se aprofundar mais na temática.

blog-2 %categoria Gestão de processos: Aprenda como otimizar seu tempo.

Gestão de processos x Tempo:

Em uma empresa, a produção (independentemente se é serviço ou produto) a produtividade dos colaboradores é um fator determinante principalmente para a saúde financeira da empresa. Quanto mais produtivos mais ganho para a empresa. 

Pensando na frase “Tempo é dinheiro”, produtividade se torna um dos pontos mais relevantes para o gestor se preocupar. 

 Mas o que a produtividade de um colaborador tem haver com gestão de processos? 

Sem o devido controle e um indicador para se basear, dificilmente se consegue estabelecer metas nas entregas de forma realista. Ou seja, colaboradores podem estar sobrecarregados ou disponíveis demais. 

Com processos bem definidos é possível acompanhar cada etapa, identificar gargalos, antecipar problemas e solucionar de forma mais rápida interrupções. Ou seja, tem-se algo palpável para analisar. 

Como ser mais assertivo na otimização de tempo?

Gerir tempo é algo bastante complexo e possui algumas variantes, como envolvem pessoas e a produtividade de cada um pode ser diferente, é necessário mecanismos que ajude o gestor a manter o controle dos processos.

Por isso,  sem a utilização de métodos que corroborem para essa gestão, fica praticamente impossível para o gestor ter controle das equipes e isso pode impactar diretamente nos serviços prestados. 

Vale lembrar que o prazos e as metas dependem do planejamento que os gestores fazem. Sendo assim, um dos pontos que mais requer cautela para a gerência. 

Por outro lado, uma boa gestão do tempo facilita o trabalho, diminui possíveis dores de cabeça, ajuda a aumentar a produtividade e impacta (para melhor) no nível de serviço prestado.

Principais benefícios para a empresa: 

  1. Aumento da produtividade
  2. Redução de custos
  3. Correção de problemas
  4. Melhorias contínuas

Um dos principais benefícios globais da empresa é o impacto que causa nos clientes, quanto menos problemas, menor tempo mais o cliente fica satisfeito com a empresa e impactando no que chamamos de indicadores de “saúde do cliente”. 

Outro ponto importante é que diminui as incertezas e facilita na hora da tomada de decisão, já que as métricas servirão como parâmetro para o gestor.

Sendo assim, é imprescindível a busca de métodos, ferramentas e um bom estudo para que se consiga ser mais assertivo na gestão.  

Sendo assim, se liga nas dicas para ser mais assertivo!

5 Estratégias para otimizar tempo.

blog-3 %categoria Gestão de processos: Aprenda como otimizar seu tempo.

#1 Levantamento demandas:

Faça um levantamento de todas as atividades necessárias de forma visual e ordene-as de acordo com as prioridades.

2#Utilize ferramentas tecnológicas:

As tecnologias estão aí para nos ajudar a melhorar nosso trabalho, sendo assim, procure uma que mais se adequa às suas necessidades e que te ajude a lembrar e fazer o controle do tempo. 

3# Priorize as demandas:

Veja o que mais é prioritário e comece por elas.

4# Estabeleça prazos e metas: 

Estabelecer metas e prazos faz com que a sua produtividade aumente.

5#Crie e análise indicadores:

Indicadores são parâmetros para que não se atire no escuro, ver o que causou maiores problemas, o que te demandou mais tempo e quais são as áreas que mais precisam da sua energia. 

A influência das tecnologias no gerenciamento de processos e otimização de tempo. 

Com o avanço tecnológico e de estudos e métodos, tivemos muitas melhorias no campo da administração gerencial. Sendo assim é imprescindível que estejamos munidos de ferramentas que nos ajudem a visualizar melhor os processos e a identificar gargalos. 

Uma ferramenta que tem sido bastante utilizada para gerenciar tarefas e controle do tempo é o ClickUP, com ela dá para acompanhar processos, controlar tempo de cada etapa, estabelecer prazos e colocar responsáveis para as atividades. 

O gestor tem acesso às atividades e pode monitorar em tempo real todos os projetos que estiverem dentro da ferramenta. 

Outro ponto interessante na gestão de processos é a automatização de processo, criar funções que liguem o botão de “start” para outras ações, é um diferencial para as equipes e na ferramenta ClickUp você consegue automatizar as tarefas.

Benefícios da utilização do clickUp:

  1. Ganho de tempo;
  2. Controle de equipes;
  3. Visualização dos processos e fluxo;
  4. Criação de indicadores de tempo

Além disso, a ferramenta possui um design atrativo e dinâmico, sendo de fácil manuseio com parte dos serviços podendo ser utilizado de forma gratuita. 

Vale salientar que existem diversas ferramentas que podem te ajudar nesse processo, vale a pena testar várias e ver a que melhor se adequa a sua realidade.

Concluindo com um bônus para você!

O objetivo desse post foi fazer você refletir sobre a importância da gestão de processos e como utilizá-la para otimizar tempo e assim ajudá-lo a gerenciar melhor sua empresa ou sua equipe com mais qualidade e em menos tempo. Ficou claro para você?

E falando em otimizar tempo e gestão de processos, nada melhor do que automatizar processos e para que a tarefa a ser realizada seja mais rápida e fácil de fazer.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente a sua visão sobre o tema! Aproveitamos para te convidar a conhecer nossa área de materiais gratuitos para download com excelentes conteúdos. 

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!