5 livros que vão te ajudar na gestão de processos

Se você está aqui, é porque, provavelmente, já entende a importância de tornar a gestão de processos mais eficaz dentro da empresa onde atua, mas ainda não tem clareza acerca do de como aplicar certas técnicas ou de como pode evoluir esse aspecto na prática.

Então que tal aprofundar seu conhecimento com quem é especialista no assunto e já aplicou isso diversas vezes? Para isso, listamos aqui 5 livros que, com certeza, vão te ajudar na gestão de processos!

Caso ainda não esteja tão familiarizado com esse tema, você pode entender como ter um controle de processos eficaz dentro da empresa, clicando aqui.

Aqui traremos diferentes visões, com formas distintas de melhorar a gestão dos processos nas organizações, e você não precisa (nem deve) fazer tudo ao mesmo tempo, tentando aplicar todos os conhecimentos que lê igualmente.

Cada empresa tem sua particularidade e o melhor a se fazer é entender como cada autor e vivência pode te ajudar a melhorar a sua implementação.

Além disso, a gestão de processos não deve depender apenas de adquirir conhecimento teórico e esperar o momento certo para começar a implementar.

É importante que a mentalidade por trás dela seja disseminada na organização desde sempre, tendo em vista que para otimizar a gestão de processos, precisamos de pessoas alinhadas e com boa noção disso. Lembre-se, pessoas e processos andam lado a lado!

Imagem1-1024x450 %categoria 5 livros que vão te ajudar na gestão de processos

Sem mais delongas, vamos para a nossa lista:

1. Guia para Gerenciamento de Processos (BPM CBOK)

De início, trazemos um clássico que, para muitos, é o mais completo nesse assunto, sendo considerado a bíblia para processos.

Desenvolvida pela ABPMP (Association Of Business Process Management Professionals International), o guia identifica e fornece, de maneira ampla, os conhecimentos fundamentais para profissionais que atuam na área de Gestão por Processos.

Para isso, o livro abrange diversas áreas do conhecimento, e se divide nas seguintes:

  • Gerenciamento de Processos de Negócio
  • Modelagem de Processos
  • Análise de Processos
  • Desenho de processos
  • Gerenciamento de Processos
  • Transformação de Processos
  • Organização do Gerenciamento de Processos
  • Gerenciamento Corporativo de Processos
  • Tecnologias de BPM.

Para adquiri-lo, é necessário acessar o site da ABPMP e garantir a compra. É importante citar que a associação distribui a versão em PDF para todos os associados. E quando entrar no site, aproveite para adentrar um pouco mais no mundo da gestão por processos!

2. BPM para todos

Esse livro é para você que ainda está confuso acerca de conceitos, técnicas, aplicações e de aspectos gerais da gestão de processos.

Será que isso é para mim mesmo?

Com o BPM para todos você pode descobrir!

Essa obra traz uma visão mais abrangente, com o objetivo claro de desmistificar o tema BPM. E se você ainda não sabe o que é BPM, vamos esclarecer: do inglês Business Process Management, é o Gerenciamento de Processos de Negócios.

Para esclarecer de forma simples os conceitos básicos dessa área, Garet Capole diversifica os pontos de vista e mostra a necessidade de cada área ser guiada por processos, respondendo perguntas simples mas comuns, quando se trata de gestão de processos.

3. Gestão de Processos: Melhores Resultados e Excelência Organizacional

Nosso terceiro livro é uma obra nacional, que possui um diferencial interessante e muito útil para os leitores.

Em diversos momentos, os autores focam em apresentar estudos de casos, trazendo experiências brasileiras, com linguagem simples e acessível, facilitando imensamente a compreensão e visualização de como podem ser aplicados os conceitos aprendidos na teoria.

Nesses estudos, é visto como ferramentas da tecnologia da informação criaram oportunidades e perspectivas para todos os negócios.

Ou seja, o livro foca em mostrar como todos devem aderir a novas dinâmicas da organização, com o advento da internet e de outras tecnologias, se relacionando com a estratégia organizacional e a lógica do relacionamento humano.

E é válido lembrar que para possibilitar a inserção da tecnologia em nossas organizações, é essencial ter uma visão sistêmica e uma padronização nos processos.

Você pode entender mais sobre isso no nosso artigo “As principais etapas da gestão de processos até o software de automação”.

Imagem2 %categoria 5 livros que vão te ajudar na gestão de processos

4. Organização flexível: qualidade na gestão por processos

Ainda na ideia de agregar tecnologia à gestão de processos, trazemos esse livro escrito por Takeshy Tachizawa e Oswaldo Scaico, que mostra uma visão mais aberta das organizações, relacionando áreas e setores de maneira metodológica, com a exposição de instrumentos que são corriqueiramente aplicados em projetos de reestruturação, sistemas e processos em empresas.

Um ponto interessante é que no próprio livro os autores sugerem filmes que representam bem o conteúdo tratado, de maneira que tudo se relacione, fazendo analogias com a capacidade das pessoas se unirem em equipe, possibilitando tomadas de decisão e solução de problemas de forma mais coesa.

Para quem gosta de entender a base de metodologias de forma conceitual, para depois implementar com noções históricas e contextuais, é uma ótima pedida, já que o livro traz conceitos, características e as diferentes visões e dimensões das organizações.

5. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Por último, vamos mudar um pouco a perspectiva.

Talvez você já tenha ouvido falar do SCRUM, uma das metodologias ágeis mais presentes na gestão empresarial nos últimos anos. E não, esse livro não fala especificamente de gestão de processos da maneira clássica como estamos acostumados, mas é exatamente por isso que é interessante ler e entender do que se trata!

A metodologia SCRUM é utilizada comumente para gestão de projetos dentro das organizações, e trata muito mais sobre como organizar as atividades, entregas e alinhamentos com o time, do que sobre como gerir uma empresa baseada em processos.

Mas, em diversos casos, é extremamente interessante quebrar certas barreiras e unir algumas áreas da gestão, fazendo com que uma metodologia se conecte com a outra e a empresa evolua como um todo.

Imagem3 %categoria 5 livros que vão te ajudar na gestão de processos

Lendo o SCRUM, entendemos como a união de equipes e o foco no desempenho coletivo podem nos ajudar a atingir grandes objetivos.

Além disso, podemos aprender a dar importância às pequenas conquistas no processo, e não só no final de um projeto, que muitas vezes é extremamente extenso e, no fim das contas, não resolve os reais problemas das organizações.

É importante citar que este livro foi escrito pelo criador desta metodologia ágil, Jeff Sutherland, que desenvolveu e aplicou o SCRUM de diferentes formas, validando-o e trazendo exemplos para os leitores.

Por todo o conteúdo e aplicabilidade presente na obra, alinhada a facilidade e dinamicidade na leitura, se tornou um must-have na biblioteca de todo gestor que lida com equipes e desenvolve soluções ou projetos. É sempre bom sair um pouco da caixa e unir conhecimentos para fazer a empresa evoluir!

E aí, o que achou da nossa lista? Deu vontade de adquirir uma dessas obras?

É bom deixar claro que, para implementar a gestão de processos não é necessário esperar ter o melhor embasamento teórico, ou ter um especialista que passou anos estudando.

Obviamente isso ajuda e é importante sempre se atualizar acerca de estudos e aplicações, mas quanto antes começar a disseminar essa mentalidade dentro da empresa, melhor!

Então procure entender diferentes pontos de vista, adapte para a sua realidade e comece a implementar!

E se precisar de alguma ajuda, pode entrar em contato com um de nossos especialistas, clicando aqui.

Banner-e-Emails-11 %categoria 5 livros que vão te ajudar na gestão de processos

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

Endereço

Av. Prudente de Morais, 2293 – Lagoa seca
Natal, RN

Telefone

(84) 4006-5767