Automação de Processos: sua empresa pode lucrar mais

A automação de processos pode estar mais perto de você do que imagina.

O processo para que automações sejam implantadas em empresas muitas vezes parece ser simples, mas na prática, é bem mais complexo e requer muita atenção.

Muitas pessoas acabam até mesmo fazendo automações, mas não percebem que o simples fato de otimizar aquele processo por meio de algo que execute planos de ações sozinho, é uma automação.

A automação de processos é muito poderosa e quando utilizada de maneira assertiva, pode ter como consequência muitos resultados, mas até lá, tudo é preciso ser analisado com bastante cautela.

Interessante, né? Foi só para você se situar e compreender melhor esse mundo que vamos nos aprofundar um pouco!

Agora vamos aos conceitos!


O que é automação de processos?

De forma simples e objetiva, a automação de processos consiste na transformação de tarefas operacionais/manuais em processos “automáticos” que contam com o auxílio da tecnologia para otimizá-lo.

Vale salientar que podemos definir a tecnologia como diversas coisas e ela pode ser aplicada de várias formas, e não é necessariamente algo que tenha ligação apenas com “sistemas”, vai muito mais além.

Exemplos de tecnologias utilizadas na automação de processos:

  • Máquinas
  • Softwares de automação
  • Instrumentos
  • Planilhas;
  • Plataformas de repasse de dados; entre outros.

A automação de processos pode ser até mesmo um Dashboard que você alimenta com uma certa frequência e consegue acompanhar seus resultados. Você já havia pensado dessa forma?

É importante ressaltar que nem todo processo na automação é feito de maneira totalmente individual sem a ajuda ou o auxílio de algum usuário.

As pessoas são necessárias (desde a implantação do processo) e a automação surgiu para impulsionar ainda mais o desempenho das pessoas.

Como as automações estão presentes no dia a dia?

As automações estão por toda a parte, mas estão inseridas e foram desenvolvidas com objetivos distintos.

Todo e qualquer empreendimento pode automatizar seus processos, desde os emails marketing que você recebe em sua caixa de entrada até a uma compra virtual em que você faz o processo sem a ajuda de terceiros.

Exemplos de automações de processos presentes no dia a dia:

  • Notificação de emergência: provavelmente você já deve ter visto em diversos espaços algumas placas de alerta para notificação caso tenha fumaça, gás ou até mesmo vazamento de água, isso tudo de forma automática.
  • Transações bancárias: antes as transações bancárias só poderiam ser realizadas fisicamente/presencialmente e com o avanço da tecnologia, elas conseguiram ser automatizadas e podem ser feitas através de até mesmo um smartphone.
  • Transporte público: desde o cartão para ser utilizado no transporte até mesmo o próprio transporte, principalmente em casos de usos que envolvem o metrô, alguns por exemplo não possuem operadores.
  • Controle de equipamentos por comando de voz: esses comandos facilmente são encontrados em smartphones que possuem sistema operacional tanto Android quanto IOS, para acionar, basta configurar o aparelho. Inclusive, as assistentes virtuais também te escutam a todo momento.

São coisas que podem parecer simples, mas que fazem toda a diferença!

Já imaginou se todas essas automações fossem feitas de forma manual? Resultando em um grande trabalho, concorda?!

A automação de processos existe para facilitar a vida das pessoas, mas precisa ser usada com cautela.

Espero que esteja gostando do conteúdo, continue conosco!


Automação de processos vs. Mundo corporativo

Toda a contextualização anterior foi necessária para que você consiga visualizar melhor como a automação de processos pode estar presente no mundo corporativo.

As pessoas possuem diversas opiniões sobre a implementação dessa prática em ambientes corporativos, mas estamos aqui para te mostrar a importância e o quão assertivo é!

O mundo corporativo é marcado por muitos processos. Desde a fase de contratação de um(a) novo(a) colaborador(a) até a sua demissão também.

Processos em setores como RH, DP, financeiro, administrativo, comercial… poderia passar horas e horas conversando sobre isso com você, mas vamos aos demais pontos!

A automação de processos é essencial principalmente para deixar no modo automático atividades que são repetitivas e cansativas, gerenciando melhor até mesmo o tempo que seus colaboradores destinam para executar determinada tarefa.

Essas atividades influenciam diretamente em alguns pontos do seu negócio:

  • Produtividade de seus colaboradores;
  • Aumento da linha de produção;
  • Melhor gestão de tempo;
  • Resultados mais assertivos;
  • Maior lucro com um investimento menor; entre outros.

Listamos apenas alguns, mas já dá para ter uma noção da importância, concorda?!

Logo, caso ainda esteja na dúvida sobre a automação de processos ser assertiva ou não para ambientes corporativos, recomendo continuar aqui conosco para compreender melhor e ficar por dentro de tudo.


BPM

Antes de prosseguirmos, é importante também compreender o que é o BPM e como funciona seu fluxo!

O Business Process Management – BPM é um estilo de abordagem de gerenciamento de processos que visa gerir um ciclo contínuo, sistematizando e facilitando processos.

Essa abordagem de gerenciamento é totalmente adaptável e pode ser aplicada tanto em processos internos, quanto externos no mundo corporativo.

Ela funciona praticamente a partir de 6 etapas, são elas:

  1. Planejamento do projeto
  2. Modelagem
  3. Simulação
  4. Execução
  5. Monitoramento
  6. Melhoria

Segue vídeo para compreender melhor seus benefícios e um pouco da problemática:

Cada etapa é destrinchada juntamente com a equipe responsável pelo processo, e pouco a pouco otimizada, gerando mais resultados para a empresa!

Interessante, concorda?


O investimento vale a pena?

Logo de antemão, sim! O investimento vale a pena.

Esse é um questionamento presente na vida de muitas pessoas que visam a melhora e otimização de seus processos, mas que acabam não dando a devida importância para que a execução deles seja feita com êxito.

Antes de tudo é importante mapear como seria a aplicação da automação de processos no seu negócio, visando a linha de “produção” e complexidade das atividades.

Elas precisam ser muito bem pensadas para que realmente sejam assertivas, muitas das pessoas que investem acabam não se atentando aos mínimos detalhes e é aí que está o problema.

Tudo precisa estar muito bem “fechado” e planejado, não dando espaços para futuros erros. E caso aconteça, a otimização desses processos precisa ser feita urgentemente.


Rentabilidade e automação de processos

Um dos motivos das maiores procuras e consequências da automação de processos é o aumento de lucro que ele pode proporcionar ao negócio.

Muitas pessoas buscam esse retorno “financeiro” sempre a curto prazo, como se fosse algo simples de ser implementado, mas é necessário muita paciência.

É importante ressaltar que bons resultados nem sempre estão atrelados ao lucro, mas sim até mesmo a forma que seus colaboradores estão lidando com o processo.

E isso vai muito mais além do resultado final, envolve todo o processo. Desde a motivação para realizá-lo com êxito, até o fluxo de trabalho contínuo.

O aumento de lucro é a consequência de um processo muito bem mapeado e executado com maestria.

Logo, é importante ter consciência de que as coisas levam tempo e aos poucos você irá conseguir metrificar os resultados para fazer as devidas otimizações.

Como implantar a automação de processos?

Para implantar a automação de processos é necessário seguir algumas etapas para até mesmo conhecer melhor a sua própria empresa.

Muitas pessoas quando vão fazer a análise de seus processos, descobrem coisas que elas não faziam ideia de que acontecia para a realização do processo como um todo, logo, é importante se atentar a todos os detalhes.

  • Compreender quais são as necessidades do negócio

Nesta etapa o objetivo é realmente entender o que o negócio precisa e de que forma ele precisa, para que assim, possa definir áreas para ter um foco maior inicialmente e que requer mais urgência.

  • Mapeamento de processos
    Na fase do mapeamento é importante que o levantamento dos processos da sua empresa seja feito juntamente com as pessoas que o executam, documentando todos os pontos que foram abordados, problemáticas e possíveis planos de ações.
  • Estruturação e adequação dos processos
    Nesta terceira etapa, o intuito é alterar e estruturar o processo de acordo com os insumos que foram coletados na fase anterior, levando em consideração os pontos abordados e os planos desenvolvidos para a otimização.
  • Treinamento
    Esta é uma etapa MUITO importante para que o processo consiga fluir bem. De nada adianta fazer automação de processos na sua empresa se seus colaboradores não são treinados para executá-los, concorda?!
  • Monitoramento de resultados
    O monitoramento dos resultados é essencial para que consigam compreender como está funcionando o fluxo do processo, é a partir desse monitoramento que as melhorias serão propostas e pouco a pouco você conseguirá enxergar os resultados!

Incrível, concorda?!

Com o intuito de te ajudar com o máximo de conteúdos assertivos possíveis, te indicamos o nosso blogpost sobre como ter um controle de processos mais eficaz! Confira!

O processo é complexo, mas necessário.


Software customizado

Atualmente os softwares customizados estão em alta na automação de processos, principalmente por ser mais “fácil” de ser implementado e também pelo aumento de processos tecnológicos que podem ser gerenciados remotamente.

O mercado corporativo está investido em sistemas personalizados integrados, facilitando e otimizando a comunicação entre setores de empresas, facilitando até mesmo o gerenciamento de dados.

Esse estilo de automação é um dos mais assertivos e que consegue mostrar resultados de forma mais prática e simples, podendo ser metrificado a sua eficácia.

Softwares customizados são muito importantes principalmente para empresas que possuem processos complexos e que seguem uma cadência, logo, é importante ter tudo muito bem mapeado e alinhado com os propósitos do negócio.

Inclusive, recomendamos um conteúdo muito interessante sobre as principais etapas da automação até a implementação do software de automação, confira!

Por último, mas não menos importante:

5 benefícios da automação de processos

Padronização de processos

Ter processos padronizados é essencial principalmente no mundo corporativo em que tudo acontece de forma muito rápida.

Essa é uma das principais vantagens da automação de processos, pois é a partir da padronização que você até mesmo facilmente compreendê-los e passá-los “à diante”.

A maior vantagem é a gestão de conhecimento que ela permite que seus colaboradores tenham, facilitando a execução da atividade mesmo que o responsável por determinado fluxo não esteja em condições de pôr em prática.

Tomadas de decisões mais assertivas

As decisões passam a ser mais assertivas a partir do momento em que você tem dados palpáveis sobre sua automação de processos, pois você consegue metrificar o que está funcionando e como otimizar.

É importante que todos os riscos sejam levantados antes de toda e qualquer ação.

Redução de custos

Como já abordado anteriormente, a redução de custos também está presente na automação de processos e tem o objetivo de tornar o seu investimento ainda mais assertivo.

Processos complexos e “caros” podem ser automatizados e facilmente gerenciados. A intenção é investir o menor valor para obter o maior resultado.

Aumento da produtividade

A automação de processos sempre estará atrelada ao aumento da produtividade principalmente por fazer essa otimização das execuções das atividades.

Logo, funciona como um efeito dominó: é necessário automatizar processos para que eles consigam fluir melhor, gerenciando melhor o tempo de seus colaboradores e influenciando totalmente na produtividade deles.

Incrível, concorda?

Melhor gerenciamento de dados

O gerenciamento de dados acontece de forma mais fluída e é mais eficaz quando está relacionado a automação de processos.

O processo de decisão é mais “simples”, pois você pode ter os insumos necessários para planejar novos planos de ações.

Gerenciar e documentar tudo é muito importante para a gestão de conhecimento, podendo até mesmo construir gráficos para acompanhamento e apresentação de resultados.


Ufa! bastante coisa, né? Sabemos que a automação de processos não é simples, mas é algo necessário para o ambiente corporativo.

Por isso, indicamos esse post que fala sobre 5 livros que vão te ajudar na gestão de processos!

Espero que tenha te ajudado a compreender um pouco melhor sobre esse mundo e como ele pode ser aplicado em sua empresa!

Notícias relacionadas