Definindo um propósito: Você já se perguntou o que o mundo perderia caso sua empresa deixasse de existir?

Se você teve alguma dificuldade para responder esse questionamento, provavelmente foi por não ter um propósito bem definido para seu negócio.

No mercado atual, possuir uma marca bem posicionada é fator decisivo na captação de novos clientes e na diferenciação frente à concorrência. Empresas que apresentam sucesso duradouro têm o propósito principal e valores fixados.

Por tal motivo, é de extrema importância definir um propósito para sua empresa: o porquê da sua existência e o que irá guiar os esforços dos funcionários e interesses dos clientes – é o DNA da companhia. Muitas empresas guiam sua existência com base no lucro, o que não reflete o porquê de existirem, deixando de inspirar funcionários e atrair clientes.

Dessa forma, é imprescindível que todos os colaboradores saibam por que e para que estão trabalhando, a fim de estabelecer uma causa comum a todos, que vai além do lucro.

O que você vai aprender com este post:

  • Mas como posso definir o propósito da minha empresa?
  • Missão, visão e valores
  • Defina a importância do seu negócio
  • Os 5 porquês
  • E como isso me trará resultados?
  • Após definir meu propósito, como vou passá-lo para frente?
  • Posicionamento e Golden Circle

É ao descobrir o seu propósito que a companhia mostra ter algo para oferecer ao mercado, se diferenciando daquelas que apenas querem algo dele.

Torna-se muito mais fácil oferecer seu produto quando você tem o seu propósito bem definido, por passar confiança naquilo que oferece e acreditar em algo maior que o dinheiro.

“Quando as suas autênticas qualidades se cruzam com as necessidades do mundo, aí nasce a sua vocação, o seu Propósito.”

Aristóteles

Mas como posso definir o propósito da minha empresa?

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Muitas empresas cometem o erro de descreverem seus produtos ou linha de clientes em seu propósito, tornando-o vulnerável a mudanças no mercado. Portanto, o propósito deve ser o reflexo da alma do seu negócio, sendo imutável mediante qualquer mudança no mundo corporativo.

O seu “por quê?” deve guiar o seu “o quê?”.

1. Missão, Visão e Valores

Um primeiro passo a ser tomado para definir o seu propósito, é estabelecer a sua missão, visão e valores.

Você provavelmente está se questionando acerca da diferença entre tais conceitos, pois bem, enquanto a missão trata da razão da empresa ser o que é – sua descrição –, a visão, de onde ela quer chegar em determinado tempo e, os valores, da cultura da companhia, o propósito trata daquilo que irá guiar todas as decisões da empresa e inspirar os colaboradores a realizarem suas tarefas, assim como definir o posicionamento da marca.

2. Defina a importância do seu negócio

A próxima atitude a ser tomada é se questionar “Qual a importância do meu negócio para as pessoas?”. Assim, alinhando a resposta à missão da companhia, você será capaz de ter uma maior noção do seu propósito.

Lembre-se de ser simples e claro, priorizando as pessoas – que devem ser o seu foco – e oferecendo o melhor para elas.

3. Os 5 porquês

Outro método poderoso para estabelecer o propósito da sua companhia, é o uso dos “5 porquês”.

Comece descrevendo seus produtos ou serviços, após isso, pergunte-se a importância deles, 5 vezes. Após tal experiência, você estará mais apto para encontrar definitivamente o porquê de fazer o que faz.

“O propósito não muda, ele inspira a mudança.”

Jim Collins

E como isso irá me trazer resultados?

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Partindo para a parte que você provavelmente estava esperando: os resultados.

1.  Produtividade

Ter um propósito estabelecido irá influenciar principalmente na produtividade dos seus funcionários. Imagine uma torcida em um estádio de futebol, aquelas pessoas não se conhecem, mas se unem, se conectam, sofrem, comemoram, torcem, tudo isso por um propósito em comum – ver o seu time do coração vencer.

O mesmo se aplica ao meio corporativo, pessoas que acreditam que estão fazendo algo único, legítimo, desenvolvem uma crença comum e inspiram-se para entregar o máximo de si, pois estão fazendo aquilo por algo maior que o dinheiro, por um propósito.

Dessa forma, colaboradores passam a sentir-se parte de uma empresa autêntica e orgânica, a qual vende ideias, não produtos. Esses terão um propósito para o que fazem, muito além do ganho material, produzindo mais e melhor, por acreditarem e abraçarem uma causa.

2.  Visibilidade

Outro benefício incomparável de se ter um propósito único, é a visibilidade positiva para a marca, por meio do seu posicionamento, criando um valor social e econômico para a empresa.

Uma companhia com um posicionamento adequado no mercado se mostra preocupada não apenas em vender, mas sim em impactar a sociedade positivamente.

Um estudo realizado pelo consultor empresarial Jim Collins, identificou que empresas com o propósito claro superaram em 12x os resultados da média de mercado, mostrando como tal pode alavancar o seu negócio de forma significativa.

Após definir meu propósito, como irei passá-lo para frente?

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As pessoas hoje não procuram apenas produtos, e sim conceitos. Não adianta definir seu propósito, se ele não mobilizar indivíduos e inspirá-los. Para isso, é necessário que você saiba externa-lo.

1.  Colaboradores

O propósito precisa ser mais do que palavras, o alinhamento e o compartilhamento do mesmo por todas as hierarquias da empresa é de extrema importância.

Pessoas alinhadas aos objetivos da companhia performam melhor que as não alinhadas – daí a importância dos funcionários saberem claramente qual o propósito de onde trabalham, assim como do gestor ter ciência disso ao efetuar novas contratações.

2.  Mercado

Como citado anteriormente, um bom posicionamento está diretamente ligado ao propósito da empresa, mas como se posicionar no mercado?

Posicionamento e Golden Circle

O Posicionamento de Mercado define a forma com que a sua companhia é vista pelos seus clientes atuais e potenciais. Para garantir um posicionamento eficaz – após a definição de seu propósito –, o conceito do Golden Circle se mostra como um grande aliado.

Segundo ele, os grandes líderes de grandes companhias pensam, agem e se comunicam de dentro para fora do círculo, no sentido Por quê? – Como? – O quê?. A partir disso, estão vendendo suas ideias, não seus produtos. Os clientes compram porque você faz, não o que você faz.

Dessa forma, a melhor forma de se posicionar no mercado e expor seu propósito, é vendendo suas ideias, não seus produtos.

Deixe claro para seus consumidores e colaboradores por que sua companhia faz o que faz, qual seu propósito e sua essência. Assim, funcionários serão inspirados, clientes fidelizados e pessoas mobilizadas.

O propósito de uma empresa é a alma do negócio – quando bem definido, atrai clientes, melhora a imagem da marca, aumenta a produtividade dos colaboradores e garante melhores resultados.

E agora,

o que o mundo perderia caso sua empresa deixasse de existir?

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