Transformação Digital: saiba o que é e quais são seus principais impactos no mercado

A transformação digital pode parecer um termo que remete a algo futurista ou de grande complexidade, distante dos pequenos negócios ou empresas com práticas e estruturas mais antigas.

Contudo, esse conceito já é muito presente atualmente e há um movimento de mercado forte por parte de muitas empresas para aderir à transformação digital pois não só resolve problemas como também se apresenta como uma vantagem competitiva.

Na verdade, pode-se dizer que, em alguns poucos anos, os negócios que não buscarem esse processo como uma saída para resolver problemas podem ficar para trás, como já ocorre com algumas empresas em diversos mercados.

Diante desse cenário, é vital acompanhar essa tendência que veio para ficar e é a nova realidade.

Mas afinal, o que é transformação digital?

De maneira direta, a transformação digital pode ser resumida como um processo que utiliza a tecnologia digital para resolver problemas tradicionais em vários pontos do negócio, não sendo algo pontual mas sim estruturante.

Aqui, algumas tendências mais atuais e novas estão sendo amplamente utilizadas, como: big data, internet das coisas, inteligência artificial, business intelligence, computação em nuvem, etc.

Apesar de parecerem termos difíceis e distantes da realidade de pequenas empresas, existem diversas soluções dentre essas que podem ser incorporadas por qualquer negócio, o que permite sim que qualquer organização consiga passar por esse processo.

Porém, engana-se quem pensa que somente usar uma ou outra inovação tecnológica em algum departamento ou processo pode ser considerado como transformação digital.

Como o próprio nome diz, esse conceito remete de fato a uma verdadeira transformação que a tecnologia irá fazer na empresa, pois as mudanças farão alterações estruturantes e a tecnologia passará a ocupar um papel de destaque na empresa.

Por isso, apenas adquirir e passar a usar novas soluções digitais não garante essa mudança. A decisão de buscar e realizar uma transformação digital deve ser estratégica e internalizada por toda a empresa. É especialmente uma mudança de cultura e mindset.

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Como aplicar a transformação digital?

Faça um diagnóstico da situação e defina objetivos

Um erro recorrente em qualquer mudança numa organização é iniciar o processo sem ter de maneira clara qual o cenário atual e qual o cenário desejado. Esse equívoco faz com que muito esforço seja realizado e pouco retorno seja alcançado. 

Por isso, o primeiro passo é estudar o próprio negócio em busca de problemas, lacunas, pontos de melhoria e oportunidades. Listando e se aprofundando nesses pontos, é possível priorizar quais são mais críticos ou importantes.

Esse diagnóstico será a base para a definição de objetivos e metas, que devem ser realistas e desafiadoras ao mesmo tempo. Tais propósitos deverão guiar a empresa em todos os passos seguintes, comportando-se como um norte para a tomada de decisão.

Feito isso, é hora de fazer com que toda a empresa tenha ciência desse novo rumo que o negócio está tomando, seja comunicando de forma direta para todos os funcionários ou por meio das lideranças no dia a dia, de forma sutil mas eficiente.

Lidere um time alinhado e capacitado

Nesse tópico, os gestores têm papel importante no entendimento claro das necessidades principais do negócio e quais os objetivos da organização para poderem guiar todo o time nesse processo.

Isso é vital para toda a transformação para ser possível construir uma mudança não só de ferramentas, mas também de cultura e mindset.

Esse esforço contínuo deve ser necessário e indispensável para o sucesso da transformação digital dentro da organização porque as pessoas são resistentes a mudanças, mesmo que sejam para melhor e especialmente quando se fala de tecnologia. 

Então, cabe às lideranças da empresa assumirem esse papel de orientação, motivação e acompanhamento de cada etapa do processo, dos colaboradores e do sucesso das mudanças.

Porém, não adianta adquirir novas tecnologias se as pessoas não conseguem usá-las ou entendê-las. Por isso o investimento em treinamento do time é algo muito forte e determinante na transformação digital, é impossível atingir o sucesso sem isso.

Não é que todos devem se tornar especialistas nas tecnologias, mas é importante que todos pelo menos entendam e saibam manusear se necessário. Também é válido ter pelo menos uma pessoa, funcionário ou terceirizada, com amplo conhecimento naquele assunto.

Pesquise e teste, invista nisso

Mesmo sendo possível de ser realizada, a transformação digital não deixa de ser um processo difícil, complexo e às vezes até demorado. Isso exige muita determinação, inovação e disciplina,

Por isso, após os alinhamentos iniciais, a fase de aplicação de fato pode ser uma das mais desafiadoras de toda a mudança. Isso porque é muito improvável acertar tudo de primeira, o que é totalmente normal mas que pode frustrar muitos, causando diversas desistências.

Aqui, é preciso que um investimento – de tempo, pessoal e dinheiro – seja feito nas pesquisas e testes das tecnologias digitais a serem incorporadas pelo negócio.

Hoje em dia as possibilidades são tantas que o uso de métodos inteligentes para a pesquisa, seleção e teste pode ajudar bastante.

Assim, ter pessoas focadas nisso é indispensável para que se tenha foco nessa etapa. É preciso ter uma base de conhecimento no assunto para ir atrás de softwares, ferramentas e outras tecnologias digitais que consigam atender às necessidades do negócio.

Esse processo pode ser feito tanto por um time interno de colaboradores dedicados a isso ou em conjunto com uma outra empresa parceira que possua mais entendimento do assunto.

Com as possibilidades escolhidas, é hora de testar cada uma, seja de maneira simultânea ou uma de cada vez. Essa é a fase de experimentação

Não adianta querer implementar tudo de uma só vez sem passar por uma fase de testes a qual irá permitir entender o quanto cada alternativa consegue cumprir com o objetivo, o quanto teve boa aderência, o quanto falhou e o quanto foi benéfica.

Não só isso, é possível que, mesmo que uma opção já tenha sido definida, a fase de testes seja usada para estudar como tal ferramenta pode ser usada da melhor maneira.

Como já dito, é possível que vários testes precisam ser realizados até que se encontre a melhor tecnologia e a melhor configuração dela possível naquele momento. Isso não quer dizer que irá se encontrar a opção perfeita, mas sim a melhor naquela situação.

Implemente e acompanhe, continue buscando por melhorias

Com a definição das tecnologias que serão incorporadas, é preciso entrar na etapa de implementação que nada mais é do que uma continuação e conclusão da fase de testes. 

Nesse momento, algumas etapas mais comuns são:

  • Contratar integralmente o serviço da tecnologia (alguns softwares, por exemplo, possuem versões de testes que são usadas na etapa anterior, aqui é preciso adquirir o serviço por completo para que seja usado caso tal ferramenta seja paga);
  • Configurar a tecnologia com o que foi definido na fase de testes;
  • Atualizar os padrões processos da empresa com a nova ferramenta;
  • Difundir o uso para todos os funcionários que terão interface com tal tecnologia;
  • Treinar o time que irá usar o sistema.

Por fim, o trabalho contínuo de acompanhar a implementação e monitorar os resultados é o ponto principal para o sucesso nessa etapa. 

A transformação digital, mesmo sendo uma mudança estrutural, não acontece toda de uma vez e apenas com a implementação de um software ou conjunto de ferramentas. 

Por isso, pode-se dizer que esse processo acontece quase como um ciclo, e que ao final de uma implementação, é preciso definir novos objetivos, ou revisitar os que não foram alcançados, e ir em busca de mais inovações tecnológicas para o negócio.

Quais os impactos no mercado?

Por se tratar de aparatos digitais poderosos, as alavancas que fazem a transformação digital acontecer tem um impacto forte na organização e, em escala, no mercado como um todo.

Com o conjunto de possibilidades que esse processo permite, o mercado – empresa, acionistas, clientes, parceiros e sociedade – se beneficia de um conjunto de benefícios de grande valor. 

Nesse sentido, a rapidez com que as informações são geradas ou acessadas com os instrumentos digitais é muito maior. Com os softwares disponíveis e a computação em nuvem é possível fazer isso em poucos segundos, tornando processos bem mais velozes. 

Não só isso, os processos enxutos e eficientes geram economia material e de pessoal, acarretando em menores custos. Esses pontos facilitam a vida de quem atende e de quem usa os serviços do negócio. 

Tudo isso, quando realizado por diversas empresas, transforma um mercado como um todo: empresas mais eficientes, processos rápidos, estruturas econômicas e serviços de qualidade: stakeholders satisfeitos.

Conclusão

Diante disso, é nítido o movimento de mercado atual em prol desse avanço tecnológico da transformação digital. Ela não é mais um diferencial mas sim um processo quase que indispensável para qualquer negócio que queira se manter competitivo e atuante.

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