Terceirização de serviços de informática: como funciona e quais as vantagens para sua empresa

A terceirização de serviços é algo muito comum e bastante adotado por muitas organizações de diversos setores e de diversos portes na atualidade.

Isso acontece porque, com um mundo cada vez mais globalizado, as empresas também acabam ficando com operações cada vez mais complexas e que precisam de maiores interações com outras  organizações.

No mercado onde “tempo é dinheiro” e a redução constante de custos é vital para qualquer negócio, as empresas buscam por meios de manter ou aumentar a qualidade e excelência da sua operação sem precisar desembolsar grandes valores para isso.

Assim, diversas operações da empresa são passíveis de terceirização, como recursos humanos, limpeza do espaço físico, manutenção de máquinas e contabilidade. Mas dentre as opções, a informática é uma que vem ganhando muito destaque.

Isso acontece porque, torna-se cada vez mais difícil acompanhar as atualizações, manter equipamentos novos e construir e manter uma equipe capacitada nessa área.

Especialmente, num momento de retomada da economia. Essa opção da terceirização ganha destaque e se torna uma opção muito procurada por diversos gestores de empresas.

Nesse sentido pode-se dizer que a terceirização de serviços de informática vem ganhando grande espaço no mercado esse provando como uma possibilidade altamente vantajosa para muitas empresas.

Por que é uma solução adotada por muitas organizações?

Alguns fatores internos das organizações fazem com que a terceirização de serviços de informática seja uma saída muito interessante. Alguns deles são:

Complexidade da operação e especificações dos equipamentos

Os processos de informática podem ser muito complexos em diversos âmbitos. Seja pela necessidade de equipamentos, sistemas, operações e conhecimentos específicos, essa operação pode se tornar bem difícil de ser operada pelas empresas.

Em alguns casos, conseguir montar um time qualificado, adquirir equipamentos necessários e desenvolver processos eficientes acaba se tornando um grande desafio para boa parte das organizações.

Pela dificuldade de operacionalizar toda essa estrutura, pode ser mais fácil, rápido e eficaz optar pela terceirização dos serviços dessa área, seja por completo ou apenas alguns mais necessários.

Dificuldade na contratação de profissionais especializados

Uma das dificuldades encontradas na área da informática é a complexidade que existe na execução das atividades desse segmento, pois requer um nível de especialização, em muitos casos, alto.

Por ser um assunto bastante técnico, não é tão fácil encontrar profissionais bem qualificados para realizar os processos e projetos necessários dessa área.

Por isso, a oferta de pessoas capacitadas para desempenhar essas funções pode ser precária, o que gera uma certa dificuldade das organizações de recrutar, selecionar e treinar esses profissionais.

Altos custos de aquisição e manutenção

O capital necessário para poder comprar alguns materiais de informática torna-se muito alto para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Não só isso, o custo de manutenção de máquinas tecnológicas também é algo que pode pesar no caixa de uma organização.

Diante desse contexto, optar pela terceirização desse serviço torna-se uma opção viável e a ser considerada.

VGefzLqe1D_XiFFbWt7BsRju8sX_heIufViIWsmIeXwZ9rqLbhJxcNgynSkhqs8oqIr7fVyVtUZxxh-vSPLcogsXjp5H_mYMdhEYxIhK_4P8RZW8e8I9s_O5TRTbB5t5lqXCxELBJeDiuI5gRw %categoria Terceirização de serviços de informática: como funciona e quais as vantagens para sua empresa

Como funciona a terceirização de serviços de informática?

Definição das atividades a serem terceirizadas

O primeiro passo é entender o que precisa ser terceirizado. Dentro de uma empresa, muito pode ser terceirizado no que se diz respeito à informática, por isso definir bem o que será responsabilidade da empresa parceira é imprescindível. 

Definindo as possibilidades e necessidades, cabe às empresas especialistas em informática ajudar a definir de fato o que é estratégico de ser de fato terceirizado. Por ter mais conhecimento no assunto, é imprescindível essa participação nessa etapa.

Seleção dos fornecedores e levantamento de propostas

Como naturalmente acontece, algumas propostas de diferentes empresas são levadas em consideração para que se conheça as possibilidades de serviços disponíveis.

Para realizar a seleção, é vital buscar referências e resultados da empresa. Sobre isso, confira alguns cases de sucessos da G Trigueiro aqui.

Tendo isso em vista, é preciso escolher então a melhor proposta possível da empresa que irá realizar a terceirização de serviços de informática.

Formalização da parceria

Com a proposta selecionada, a etapa de formalização dessa prestação de serviço é de extrema importância.

Especificar o que será terceirizado e como irá ocorrer essa operação é indispensável para as duas partes por se tratar de um serviço tão específico e importante para o funcionamento da organização.

Execução dos serviços 

Por fim, pode-se iniciar a operação dos serviços de informática pela empresa contratada para fazer a terceirização.

Aqui, é válido ressaltar a necessidade do monitoramento desses serviços por parte da empresa contratante a fim de garantir que tudo seja realizado conforme o esperado, no prazo determinado e com a qualidade requerida.

Ao longo do tempo, é possível que surjam novas demandas e essas deverão ser alinhadas com a terceirizada para que possam ser executadas da melhor forma.

Quais são os benefícios da terceirização de serviços de informática?

Garantia de excelência na operação

Ao contratar uma empresa especializada no assunto para desempenhar atividades, busca-se a garantia de que aquela parte da operação terá um excelência já que está se falando de uma organização especialista na área.

Essa contratação fará com que a empresa contratante desfrute de benefícios que seriam difíceis de serem alcançados caso fosse preciso montar e manter uma estrutura de operação de informática própria.

Com a terceirização dos serviços de informática, espera-se que essa área da empresa, que agora será tocado por outra organização, tenha sempre um nível de qualidade alto.

Nessa linha, a empresa terceirizada que deverá se preocupar em não só desempenhar bem o serviço mas também garantir os melhores equipamentos, uma equipe bem qualificada e sempre manter o serviço atualizado com as tendências do segmento.

Todos esses benefícios  devem ser obtidos por meio da parceria sem precisar de muito esforço constante da empresa contratante.

Diminuição de processos burocráticos

Como a operação é executada pela terceirizada, muitas burocracias também se tornam responsabilidade dessa outra empresa.

Além do trabalho de interação diária e de monitoramento dos serviços fornecidos, a contratante não precisará se preocupar com muitos outros pontos que normalmente existem quando se tem uma operação inteiramente própria.

Processos como contratações, demissões, cotações, compras e manutenção no setor de informática acabam ficando nas mãos da terceirizada que será responsável por gerenciar todos esses pontos, deixando para a empresa a possibilidade de focar em outros aspectos mais vitais para a organização.

Otimização do tempo e foco no core business 

A partir do momento em que se tem uma outra organização cuidando, inteiramente ou de partes, da operação de informática, tem-se  uma equipe interna mais livre e disponível para focar em pontos mais vitais do negócio.

Diante disso, os colaboradores próprios terão o seu tempo otimizado pois alguns aspectos no que se diz respeito à informática ficarão na responsabilidade da terceirizada deixando mais tempo livre para realizar outras atividades mais importantes para a organização. 

Nesse contexto, a empresa poderá direcionar mais esforços para a melhoria da qualidade do seu produto ou serviço, otimização das operações internas e diretamente ligadas à atividade fim e expansão do negócio.

Redução de custos

Um ponto já citado anteriormente é a redução de custos a partir da terceirização dos serviços de informática.Essa vantagem se dá como uma consequência de vários outros aspectos comentados aqui. 

Dessa maneira, é possível enxergar uma redução de custos de forma generalizada. Aqui, o ponto alto é: garantir bons processos, equipamentos e equipe de forma otimizada e com gastos abaixo da média.

Conclusão

Sem dúvidas, a terceirização de serviços de informática pode agregar muito valor para as empresas atualmente. A garantia de excelência nos processo a um custo-benefício muito interessante é o que torna essa estratégia tão vantajosa. 

Quer entender melhor como a G Trigueiro pode te auxiliar nos serviços de informática? Entre em contato conosco!

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!