Segurança de dados – Home Office

“Bom dia! Tudo bem? Você pode me passar seu CPF, endereço, nome completo, nº de telefone, agenda de contatos e algumas informações sobre sua empresa e seus colaboradores?”

Tenho certeza de que se um desconhecido te perguntasse isso na rua você pelo menos perguntaria o porquê do pedido, o negaria e seguiria sua vida normalmente. Sendo assim por que você descuida dos dados que estão no seu computador e/ou smartphone? [activecampaign form=23]

Hoje nosso maior ativo são os dados que geramos ou aqueles que estão sob nossa responsabilidade, sejam eles pessoais ou de terceiros e empresas com quem nos relacionamos. E sendo os dados um ativo de alto valor agregado eles estão sob o olhar de ataques hackers por exemplo.

Vamos então falar um pouco sobre como proteger nossos dados (a famosa segurança da informação), inclusive nesse tempo em que estamos em home office, o que talvez nos faça ficar mais relaxados com relação a esse tipo de cuidado.

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A segurança da informação possui três pilares básicos

  • Confidencialidade: Garante que somente pessoas autorizadas acessam os dados;
  • Integridade: Garante que toda informação será protegida tanto de ataques externos como também de acidentes internos (físicos ou lógicos) que podem gerar enormes prejuízos;
  • Disponibilidade: Garante que os dados estarão disponíveis sempre que o usuário necessitar.

A digitalização das informações é um caminho sem volta, e vemos esse movimento se fortalecendo ao longo das últimas duas décadas. Porém sabemos que muitos processos ainda estão em papel, e assim devem ser levados em consideração a validade jurídica ou a natureza da operação que necessita disso.

As informações que estão no papel também são ativos, também precisam ser confidenciais, ter a integridade preservada e estar disponíveis quando solicitadas.

Dependendo do volume de informações que sua empresa gera talvez um simples scaner e uma tecnologia de nuvem como o Google Drive ou OneDrive resolva seu problema.

Mas para um volume maior de informações ou uma necessidade extra de segurança e guarda de documentos físicos e digitais você precisará de um serviço especializado, e aqui indicamos a Arquivar que pode te ajudar a suprir essa necessidade.

Com suas informações já em formato digital sua empresa ganha mais agilidade nos processos, os tempos de solicitação e resposta diminuem drasticamente e o resgate de documentos armazenados fica mais fácil.

Até aqui vemos que a digitalização e terceirização da guarda das suas informações já resolve parte da sua necessidade, que as deixa seguras e disponíveis. Agora precisamos ver a outra ponta: o acesso a essas informações.

No home office provavelmente você e/ou seus colaboradores estão utilizando um computador da empresa. Isso é ótimo porque o controle sobre a máquina é maior, o que pode evitar mudanças indesejadas e que abram brechas nos softwares do computador, sendo o suporte de T.I quem está a par desse controle.

Mas, também pode acontecer de você estar utilizando um computador pessoal, o que não é ruim, mas que se houver um descuido maior ou mesmo que sem intenção a desatenção à segurança do computador pode causar sérios prejuízos.

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Por isso vamos aqui para algumas dicas que podem te ajudar a driblar esses perigos:

  • E-mails: sempre que receber um e-mail com qualquer arquivo cheque antes o remetente do e-mail. É muito comum sofrermos ataques desse tipo, por exemplo: Tenho um contato frequente com o domínio fulano@gmail.com. Num belo dia recebo o e-mail do domínio fulano@hmail.com , não percebo a sutil, ou gritante, diferença, baixo o arquivo enviado, abro no meu computador e o resultado é a infecção da máquina.Outro golpe bem comum é de e-mails de instituições financeiras, sites de compra ou redes sociais pedindo que você atualize seu cadastro clicando no link que está no e-mail. Nunca faça isso! Na dúvida entre em contato com a instituição ou site em questão e tire suas dúvidas por lá.
  • Senhas: Algo muitíssimo importante e que pode passar desapercebido é a força das suas senhas. Muitas vezes negligenciamos isso e colocamos a mesma senha para diversos sites, cartões, arquivos protegidos e sistemas. Isso é perigoso! Imagine que um hacker descobre sua senha do Facebook por exemplo, talvez o dano seja somente social e não tão difícil de contornar. Mas por azar a senha do Facebook é a mesma que uso para acessar o Mercado Livre ou o Amazon Prime, onde tenho meus cartões de crédito cadastrados, endereço e telefone. Talvez seu prejuízo ultrapasse até mesmo o orçamento que você tem para um ano completo do seu planejamento. Por isso é sempre importante fazer senhas fortes, não as usar em muitos lugares ao mesmo tempo e também se possível fazer trocas periódicas dessas senhas.
  • Treine sua equipe: Por último, mas não menos importante citamos aqui o treinamento da sua equipe. Um exército pode ter o melhor aparelhamento possível e ter uma enorme vantagem sobre seu inimigo, porém se as armas forem mal ou não utilizadas de nada vai adiantar ter toda vantagem. Assim é com nossas equipes: oriente e mostre como elas devem se portar no meio digital, não só na internet, mas também na intranet da empresa. Deixe claro qual é a política de informação, os limites e deveres que cada colaborador tem dentro das suas atribuições e tenha um plano de contingenciamento para eventuais problemas, pois também devemos estar preparados para isso.

Portanto lembrando dos pilares da segurança da informação esperamos que essas dicas possam te ajudar a proteger seu ativo mais valioso de todos.

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