Saiba o que é HeadCount e o que ele pode dizer da eficiência do seu negócio

Se você está buscando aprender sobre indicadores na área de gestão de pessoas, provavelmente já ouviu falar em HeadCount.

Atualmente, ainda são poucas as empresas que se dedicam a tornar o RH mais estratégico, ou seja, você já deu o primeiro passo para estar à frente, se destacar com uma boa gestão e se posicionar bem no mercado.

E mais, você também já entende que o maior e principal ativo de uma companhia é o seu capital humano, que será responsável por todos os demais resultados.

Tendo isso em mente, é fundamental seguir o caminho de monitorar os indicadores de satisfação, de produtividade, de engajamento e muito mais, bem como o HeadCount.

Para colocar isso em prática, fique por dentro de como otimizar o gerenciamento da equipe e de que maneira o indicador HeadCount será útil para tornar o negócio mais eficiente.

iStock_000019310002_Medium-1024x768-1 %categoria Saiba o que é HeadCount e o que ele pode dizer da eficiência do seu negócio

O que esse artigo sobre HeadCount vai te ensinar:

  • O que é HeadCount

  • O que o HeadCount proporciona à empresa

  • Qual o impacto desse indicador na eficiência do negócio

  • Como ter sucesso na implementação dele

O que é HeadCount

Antes de se aprofundar para entender tudo sobre esse indicador, entenda o termo HeadCount: traduzindo de maneira literal, ele significa “contagem de cabeças“, e na prática tem o mesmo sentido, pois HeadCount representa o número de colaboradores da empresa.

Por isso, faz-se importante que o acompanhamento desse número seja constante, mesmo que o turnover da empresa, ou seja, sua taxa de rotatividade, seja baixo.

Caso contrário, a execução do indicador não estará sendo assertiva e isso acarretará na coleta e análise de dados que não são reais.

Talvez você esteja achando que ele é simples demais e por isso não faria tanta diferença implementá-lo no setor de Recursos Humanos do seu negócio.

Pois bem, o HeadCount realmente não entrará em detalhes sobre o horário de trabalho, isto é, não leva em consideração a jornada de cada membro para diferenciá-los entre si, mas não negligencie a importância dele e do que ele pode proporcionar à organização.

Confira o nosso conteúdo sobre Gestão de Processos e veja se você está fazendo da maneira certa em sua empresa clicando aqui!

79-1024x538 %categoria Saiba o que é HeadCount e o que ele pode dizer da eficiência do seu negócio

Então, o que HeadCount vai proporcionar?

Através do HeadCount, o RH terá informações referentes ao que diz respeito à estruturação dos setores e eventuais mudanças, aos processos de recrutamento, admissão e contratação.

Assim como à gestão orçamentária da empresa à luz de cada departamento e como alinhar isso com a busca por minimizar impactos financeiros, etc.

Apesar de ser essencialmente um número que representa uma quantidade, o HeadCount pode ser explorado dentro do empreendimento.

Isso pode ser feito pois ele também pode te direcionar a outros indicadores que quando aplicados em conjunto irão possibilitar uma tomada de decisão ainda mais embasada em métricas do negócio, ou até mesmo dados gerais como avaliações de desempenho.

Qual é o impacto na eficiência do negócio

Um dos principais pontos que fortalecem essa afirmação é que o HeadCount oportuniza a visão da empresa como um todo por parte do RH, o que implica numa orientação guiada também em união com o planejamento estratégico.

Isso se torna possível pois o HeadCount oferece informações segmentadas como cargo, faixa etária, cor ou raça, cargo, grau de instrução, estado civil, total de admissões por ano e muitos outros.

Disso, pode-se analisar a relação entre a quantidade de profissionais e de atividades, a existência ou não da necessidade de novos treinamentos e capacitações ou até mesmo se os cargos atuais suprem a demanda da organização e dos clientes.

Dessa forma, tem-se uma boa base de dados para definir as estratégias e traçar os planos de ação para que a empresa alcance os objetivos com o HeadCount.

Como ter sucesso na implementação desse indicador?

Como qualquer projeto, é importante determinar um plano de ação, isto é, o que precisa ser feito para atingir o objetivo desejado. Para o indicador do HeadCount não é diferente!

Para isso, existem algumas atividades que podem ser feitas em prol dessa missão, como boas práticas de uma forma geral.

São elas:

  • Identificar quais são os objetivos desejados, para que isso seja o guia de todo o processo para o HeadCount.
  • Elaborar um planejamento com base no passo anterior.
  • Crie um organograma – isso será útil para todos os indicadores dessa área e como o HeadCount pode está impulsionando seu negócio.
  • Revise as descrições dos cargos – essa é uma etapa complementar à anterior, que também pode indicar pontos de melhoria e até mesmo abrir espaço para promoções na equipe.
  • Analise as demandas de cada cargo – se você sabe o que cada cargo deve fazer, avalie se isso está bem alinhado com a maneira que ocorre na prática e, se não, busque entender e consertar o problema.
  • Defina os passos seguintes – o processo é contínuo. Assim sendo, ao final de cada uma dessas etapas e outras que você decida implementar, é essencial planejar os próximos passos e repetir todo o ciclo.
headcount-1024x576 %categoria Saiba o que é HeadCount e o que ele pode dizer da eficiência do seu negócio

Atenção

Esse não é um modelo engessado para o HeadCount.

Cada empresa tem suas particularidades e cada equipe também. Fique à vontade para adaptá-lo da forma até encontrar a melhor configuração para o negócio.

A assertividade desse alinhamento é o que realmente vai garantir o sucesso!

E ainda sobre o HeadCount…

Fora o que já foi mencionado, sabe o que mais precisa estar presente a todo momento? Espero que você tenha pensado nela: a cultura.

Sim! Todo esse conteúdo teórico que foi exposto só dará resultado se a cultura de toda a empresa estiver preparada para isso. Essa deve ser uma missão de todos.

Agora que você já conhece o HeadCount pode começar a pôr em prática para entender como ele funciona efetivamente!

Mas lembre-se: como qualquer outro indicador, mensurá-lo não é suficiente! Dedique-se a trabalhar no que será feito através dos resultados obtidos para torná-los melhores.

Para se preparar, você pode pesquisar como montar um bom plano de ação e algumas ferramentas que serão suas parceiras para isso, pois ele também é parte indispensável desse projeto.

Sugerimos o nosso conteúdo sobre OKRs, com ele você irá compreender melhor a importância de mensurar dados e como pode utilizá-los em sua empresa, basta clicar aqui!

E se você ainda tem dúvidas ou se interessa em trocar uma ideia conosco sobre HeadCount, fique a vontade para entrar em contato e trocar experiências sobre esse tema que se faz cada vez mais relevante para as organizações e mais decisivo para o sucesso delas!

Banner-e-Emails-11 %categoria Saiba o que é HeadCount e o que ele pode dizer da eficiência do seu negócio

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

Endereço

Av. Prudente de Morais, 2293 – Lagoa seca
Natal, RN

Telefone

(84) 4006-5767