Saiba como ser mais produtivo com 10 dicas infalíveis!

Manter uma boa produtividade no trabalho, nos estudos, tarefas domésticas ou em qualquer outro âmbito pode se tornar um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, como ser mais produtivo?

A constância na rotina para gerar bons resultados de forma inteligente pode ser algo difícil de alcançar mas ao mesmo tempo totalmente possível.

O que faz com que se mantenha um bom nível de produtividade é entender que vários fatores contribuem para isso e conseguir trabalhá-los de maneira conjunta.

Nesse sentido, existem técnicas e métodos muito eficientes que conseguem potencializar a produtividade de diversas formas. Saber combinar essas diferentes táticas é a chave para ter sucesso na produtividade.

Algumas práticas têm muita efetividade e se mostram bastante fortes e determinantes na jornada de como ser mais produtivo.

Veja abaixo 10 dicas infalíveis de como ser mais produtivo:

#01. Cuide da sua rotina

Independentemente do seu objetivo ser mais produtivo no trabalho, nos estudos ou em outras atividades, é importante saber que qualquer um destes pontos são somente uma parte da sua rotina que é composta de muito mais coisas.

Tendo em mente é preciso entender que a sua rotina é composta por diversos outros aspectos como sono, alimentação, hobbies, e os demais tipos de tarefas.

Assim, para conseguir produtividade em qualquer aspecto é extremamente necessário que os outros tópicos do seu dia a dia estejam ocorrendo de uma boa forma também, pois influenciam.

Isso é muito importante, pois é difícil atingir uma boa produtividade quando não se tem uma boa qualidade de sono, uma alimentação saudável, uma rotina organizada de tarefas domésticas, etc. Isso acontece porque todos esses fatores afetam na hora de trabalhar.

#02. Organize seu espaço

O espaço físico no qual você realiza suas atividades pode ser uma influência muito positiva ou negativa na sua produtividade.

Quanto mais organizado e favorável for para o desenvolvimento das suas tarefas, mais o seu espaço de trabalho ou estudo vai te ajudar a conseguir desempenhar de uma forma muito melhor.

Então antes de iniciar suas tarefas garanta que o seu ambiente de trabalho esteja limpo, organizado, livre de distrações e com todos os materiais que você precisar.

#03. Saiba priorizar e dizer não

Produtividade não é conseguir fazer todas as coisas e muito menos gastar muito tempo fazendo as tarefas. Assim, algo que se torna um processo extremamente indispensável para o alcance disso é a priorização.

Antes de tudo, conseguir dizer não para as tarefas que não devem entrar no seu planejamento de atividades é vital para que você consiga desenvolver suas tarefas realmente importantes com qualidade.

O seu tempo  não é infinito e você também possui limitações de capacidade, habilidade, ferramentas, etc. Por isso nem tudo pode ser feito, pelo menos não tem uma só vez. Querer fazer tudo é contraprodutivo. 

Nesse contexto, selecionar bem as tarefas que vão ser desenvolvidas por você e qual a prioridade delas se torna um exercício de grande valor na gestão do seu tempo.

Reflita sobre o que é mais prioritário para você, o que devem receber mais atenção na execução e também o que pode ser deixado de lado, pelo menos por enquanto.

#04. Divida em pequenas tarefas

Algo que pode frustrar muitas pessoas durante a execução de um trabalho é a sensação de que não se está tendo progresso. A mente humana funciona bem quando ela consegue enxergar a evolução das coisas e quando é reconhecida por isso.

Diante disso, dividir as demandas em pequenas tarefas é uma estratégia inteligente para conseguir se ter um bom planejamento que possa gerar uma boa produtividade.

Fazendo isso, você conseguirá ter um detalhamento melhor das atividades e poderá monitorar de uma forma mais clara o que está sendo feito bem como se planejar melhor para desempenhar cada uma dessas funções.

Quebrar uma grande demanda em pequenas etapas é uma forma  extremamente válida de lidar com as atividades do dia a dia.

e0VoAn-HKOxqk_1di5hLEosyLUJZHA71T2LDZ-rpq5IVVCbt1WW_HViwUbfzSZcurcqxOKB5yTWsWqwVwFqbcbe9G-nbhVOFs6Dsl2ck9SRkdhyg4DT_g4mdlSCaRT1uyccmHPGl %categoria Saiba como ser mais produtivo com 10 dicas infalíveis!
Figura 01: Alternativa de como ser mais produtivo

#05. Determine metas e prazos

A definição clara de metas e prazos é uma alavanca que consegue atingir muito bem a sua mente e sua motivação, fazendo com que se tenha de forma muito nítida até onde se quer chegar e quando.

Um erro comum na busca pela produtividade é justamente não determinar objetivos bem definidos e quando se deseja alcançar cada um deles. Essa falta de planejamento faz com que a execução do trabalho acabe não sendo muito coordenada.

Esse erro impacta negativamente de maneira direta na produtividade, pois não se tem clareza de qual resultado da atividade que se está fazendo ou do conjunto de atividade que está fazendo.

#06. Defina recompensas

Ainda na linha da definição de metas, é importante que você também consiga se recompensar mediante um bom desempenho de produtividade.

Definir recompensas para você mesmo após o atingimento de objetivos previamente definidos é uma técnica muito legal de se fazer.

Qualquer coisa pode se tornar uma boa recompensa: desde comer algo que você gosta, fazer uma pausa mais longa, fazer um breve passeio ou até adiquirir algo da sua lista de compras que você deseje. 

O que vale aqui é definir o mecanismo que faça você se sentir recompensado pelo bom trabalho,isso vai lhe gerar mais motivação para continuar a manter a constância desse desempenho, gerando maior produtividade a longo prazo.

#07. Monitore constantemente

É indispensável monitorar o andamento do seu trabalho ao longo do tempo. Independentemente do  seu ciclo de execução ser diário, semanal, quinzenal ou mensal, essa execução precisa ser monitorada.

Controlar bem o que se está fazendo ou deixando de fazer é uma maneira de estar constantemente analisando a sua própria produtividade e dessa forma identificar de que maneiras você pode melhorar.

#08. Use métodos 

Não é difícil encontrar diferentes métodos de aumento de produtividade. Cada pessoa funciona de um jeito e é interessante pesquisar quais desses são adequados para você pois são famosos por dar um impulso na produtividade.

Um método muito famoso é o pomodoro, ele propõe que se tenha intervalos de tempo de foco total no trabalho e intervalos de tempo de pausa e descanso. Esse método já provou ser muito eficaz para muitas pessoas e é adaptável para diferentes realidades.

Também existem muitas outras metodologias conhecidas e similares, mas o  importante é buscar ou desenvolver aquela que mais consiga ter um impacto positivo no quanto você é produtivo.

#09. Use ferramentas

Com a tecnologia disponível hoje em dia, não faltam ferramentas que auxiliem na produtividade, seja na gestão do tempo, no controle de atividades ou no auxílio às técnicas de produtividade.

Também existem ferramentas tradicionais fora do mundo virtual como o planner físico e agendas que também conseguem desempenhar um papel importante na produtividade de muitas pessoas.

Uma famosa ferramenta, que pode ser usada de forma digital ou não, é o kanban. Esse quadro é muito comum na gestão de projetos e em fábricas e é uma ótima forma de planejar e controlar o avanço do trabalho, tarefas ou estudos.

TDZGc1UU1Fe_FE63TBBkseTtukkJ8JbYIbfD9xobWZPGsXC-bhp0GNCzjAZCVf05NTkuT4Kw-j1gMtrFQ9YUCn5B6pVhegivA5UhYuVVxeWG4_4QIu0MHI84UIn3dibPJHZ5FXiC %categoria Saiba como ser mais produtivo com 10 dicas infalíveis!
Figura 02: Alternativa de como ser mais produtivo

Independente da ferramenta escolhida, o que vale é conseguir ter algo que você consiga se adaptar e que lhe auxilie no controle da sua produtividade.

#10. Entenda seu perfil

Por último é indispensável entender como você se adapta a cada uma dessas táticas pois a junção delas e a forma como elas são aplicadas na sua rotina deve ser a melhor.

Para ter o melhor resultado possível, entenda quais técnicas são mais benéficas para o seu perfil e para sua rotina e faça uma combinação delas para maximizar seus resultados.

Além disso, entenda que é possível adaptar essas táticas de modo com que estejam mais em linha com o que mais te ajuda a aumentar a sua produtividade.

Ao passar do tempo você vai entender o que mais faz sentido para sua realidade, o que pode ser adaptado, o que não que não te ajuda tanto e assim ir montando o seu próprio conjunto de técnicas de gestão de tempo.

Assim, o autoconhecimento é algo muito interessante de se desenvolver nessa jornada em direção à alta produtividade.

Conclusão

Diante disso, é possível entender que o segredo de como ser mais produtivo é se apoiar em táticas, ferramentas e métodos que, combinados, possam garantir com que se tenha a constância necessária de bom desempenho nas tarefas.

Com a adoção dessas dicas, é possível realizar uma mudança na rotina que consiga virar a chave na sua produtividade.

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!