HeadCount: o que é e como ele pode ajudar o seu negócio

Se você está buscando aprender sobre indicadores na área de gestão de pessoas, provavelmente já ouviu falar em HeadCount. Atualmente, ainda são poucas as empresas que se dedicam a tornar o RH mais estratégico, ou seja, você já deu o primeiro passo para estar à frente, se destacar com uma boa gestão e se posicionar bem no mercado.[activecampaign form=29]

E mais, você também já entende que o maior e principal ativo de uma companhia é o seu capital humano, que será responsável por todos os demais resultados. Tendo isso em mente, é fundamental seguir o caminho de monitorar os indicadores de satisfação, de produtividade, de engajamento e muito mais, bem como o HeadCount.

Para colocar isso em prática, fique por dentro de como otimizar o gerenciamento da equipe e de que maneira o indicador HeadCount será útil para tornar o negócio mais eficiente.

O que esse artigo sobre HeadCount vai te ensinar:

  • O que é HeadCount
  • O que o HeadCount proporciona à empresa
  • Qual o impacto desse indicador na eficiência do negócio
  • Como ter sucesso na implementação dele

O que é HeadCount

Antes de se aprofundar para entender tudo sobre esse indicador, entenda o termo HeadCount: traduzindo de maneira literal, ele significa “contagem de cabeças“, e na prática tem o mesmo sentido, pois HeadCount representa o número de colaboradores da empresa. Por isso, faz-se importante que o acompanhamento desse número seja constante, mesmo que o turnover da empresa, ou seja, sua taxa de rotatividade, seja baixo. Caso contrário, a execução do indicador não estará sendo assertiva e isso acarretará na coleta e análise de dados que não são reais.

Talvez você esteja achando que ele é simples demais e por isso não faria tanta diferença implementá-lo no setor de Recursos Humanos do seu negócio. Pois bem, o HeadCount realmente não entrará em detalhes sobre o horário de trabalho, isto é, não leva em consideração a jornada de cada membro para diferenciá-los entre si, mas não negligencie a importância dele e do que ele pode proporcionar à organização.

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Então, o que HeadCount vai proporcionar?

Através do HeadCount, o RH terá informações referentes ao que diz respeito à estruturação dos setores e eventuais mudanças, aos processos de recrutamento, admissão e contratação. Assim como à gestão orçamentária da empresa à luz de cada departamento e como alinhar isso com a busca por minimizar impactos financeiros, etc.

Apesar de ser essencialmente um número que representa uma quantidade, o HeadCount pode ser explorado dentro do empreendimento. Isso pode ser feito pois ele também pode te direcionar a outros indicadores que quando aplicados em conjunto irão possibilitar uma tomada de decisão ainda mais embasada em métricas do negócio, ou até mesmo dados gerais como avaliações de desempenho.

Qual é o impacto na eficiência do negócio?

Um dos principais pontos que fortalecem essa afirmação é que o HeadCount oportuniza a visão da empresa como um todo por parte do RH, o que implica numa orientação guiada também em união com o planejamento estratégico. Isso se torna possível pois o HeadCount oferece informações segmentadas como cargo, faixa etária, cor ou raça, cargo, grau de instrução, estado civil, total de admissões por ano e muitos outros.

Disso, pode-se analisar a relação entre a quantidade de profissionais e de atividades, a existência ou não da necessidade de novos treinamentos e capacitações ou até mesmo se os cargos atuais suprem a demanda da organização e dos clientes. Dessa forma, tem-se uma boa base de dados para definir as estratégias e traçar os planos de ação para que a empresa alcance os objetivos com o HeadCount.

Como ter sucesso na implementação desse indicador?

Como qualquer projeto, é importante determinar um plano de ação, isto é, o que precisa ser feito para atingir o objetivo desejado. Para o indicador do HeadCount não é diferente! Para isso, existem algumas atividades que podem ser feitas em prol dessa missão, como boas práticas de uma forma geral.

São elas:

  • Identificar quais são os objetivos desejados, para que isso seja o guia de todo o processo para o HeadCount.
  • Elaborar um planejamento com base no passo anterior.
  • Crie um organograma – isso será útil para todos os indicadores dessa área e como o HeadCount pode está impulsionando seu negócio.
  • Revise as descrições dos cargos – essa é uma etapa complementar à anterior, que também pode indicar pontos de melhoria e até mesmo abrir espaço para promoções na equipe.
  • Analise as demandas de cada cargo – se você sabe o que cada cargo deve fazer, avalie se isso está bem alinhado com a maneira que ocorre na prática e, se não, busque entender e consertar o problema.
  • Defina os passos seguintes – o processo é contínuo. Assim sendo, ao final de cada uma dessas etapas e outras que você decida implementar, é essencial planejar os próximos passos e repetir todo o ciclo.

ATENÇÃO!

Esse não é um modelo engessado para o HeadCount.

Cada empresa tem suas particularidades e cada equipe também. Fique à vontade para adaptá-lo da forma até encontrar a melhor configuração para o negócio. A assertividade desse alinhamento é o que realmente vai garantir o sucesso!

E ainda sobre o HeadCount…

Fora o que já foi mencionado, sabe o que mais precisa estar presente a todo momento? Espero que você tenha pensado nela: a cultura. Sim! Todo esse conteúdo teórico que foi exposto só dará resultado se a cultura de toda a empresa estiver preparada para isso. Essa deve ser uma missão de todos.

Agora que você já conhece o HeadCount pode começar a pôr em prática para entender como ele funciona efetivamente! Mas lembre-se: como qualquer outro indicador, mensurá-lo não é suficiente! Dedique-se a trabalhar no que será feito através dos resultados obtidos para torná-los melhores.

Para se preparar, você pode pesquisar como montar um bom plano de ação e algumas ferramentas que serão suas parceiras para isso, pois ele também é parte indispensável desse projeto. Sugerimos o nosso conteúdo sobre OKRs, com ele você irá compreender melhor a importância de mensurar dados e como pode utilizá-los em sua empresa, basta clicar aqui!

E se você ainda tem dúvidas ou se interessa em trocar uma ideia conosco sobre HeadCount, fique a vontade para entrar em contato e trocar experiências sobre esse tema que se faz cada vez mais relevante para as organizações e mais decisivo para o sucesso delas!

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