Com os mercados se tornando cada vez mais competitivos, a dificuldade de gerir o crescimento da própria empresa e manter o foco na qualidade da atividade fim do negócio também cresce.
É comum que muitas empresas enxerguem um desafio na gestão de diversos setores na organização, com destaque para a gestão daqueles que requerem um conhecimento técnico mais diferenciado.
Nessa realidade, o Outsourcing de TI está sendo uma solução que vem gerando grande impacto em empresas pequenas, médias e grandes de diversos segmentos.
O outsourcing de TI virou uma verdadeira tendência no mercado e consegue não só solucionar muitos problemas comumente enfrentados pelos gestores mas também trazer benefícios além do que se imagina.
O que é outsourcing de TI?
Em primeiro lugar, é importante entender o que significa o termo outsoursing. Do inglês, outsourcing nada mais é do que a terceirização. Essa terceirização pode ser de um serviço, de trabalhadores ou de equipamentos.
Um exemplo muito comum disso é a terceirização de serviços de limpeza em supermercados, shoppings, aeroportos, escolas, etc.
De maneira geral, a terceirização já traz consigo diversas vantagens para as organizações que optam por essa categoria de serviço.
Quando se fala de outsourcing de TI, em específico, refere-se à contratação de serviços na área da tecnologia da informação.
Nesse contexto, a contratação pode ir desde equipamentos, equipe, serviços específicos, alguns processos até uma operação inteira de TI, incluindo todos esses outros pontos.
Essa modalidade de outsourcing vem se tornando cada vez mais popular por alguns motivos. Entre eles, as mudanças rápidas e complexas que as empresas estão precisando fazer nos últimos anos se destacam.
Nesse contexto, a pandemia do covid-19 foi uma realidade que acelerou a necessidade dessas mudanças, gerando a demanda de mudanças drásticas em relação à tecnologia da informação para quase todos os modelos de negócio.
Sendo assim, esse tipo de serviço se tornou ainda mais vantajoso de ser contratado, pois, as vantagens de tê-lo na empresa se maximizaram diante desse novo cenário o qual a tecnologia ganhou mais importância nas organizações em todo o mundo.
Nesse novo cenário, uma pesquisa publicada no relatório IDC WW Covid-19 – Impact on IT Spending Survey aponta que 42% das empresas nacionais indicam que os gastos para os anos após a pandemia do coronavírus serão maiores.
Como funciona o outsourcing de TI?
Assim como comumente acontece na contratação de terceirização, a prestadora de serviço inicia diagnosticando as necessidades da empresa e entendendo as demandas dela.
Após isso, é firmado o contrato de prestação do serviço e o outsourcing de TI começa a funcionar na empresa contratante.
Desse modo, essa solução irá funcionar de forma com que as atividades de TI da empresa sejam executadas pela especialista de TI contratada, seja a execução de processos, o fornecimento de equipamentos ou a operacionalização de uma área inteira.
Quais as vantagens de contratar o outsourcing de TI?
Como já falado, a terceirização de maneira geral já traz consigo inúmeros benefícios para quem contrata.
Quando se fala de outsourcing de TI, isso não é diferente. Na verdade, os benefícios da terceirização de serviços de tecnologia da informação conseguem ser maiores que o comum de outras categorias de serviços que normalmente são terceirizados.
Seguem algumas das grandes vantagens da contratação do serviço:
Operação e processos de excelência
Empresas que prestam o serviço de outsourcing de TI normalmente já possuem padrões de excelência para os processos que precisam ser realizados.
As automações aqui ganham destaque com sistemas capazes de executar rotinas de processos burocráticos e custosos. Toda essa operação são dominadas pela especialista em TI, que garante o sucesso dessas atividades.
Redução de burocracias
Como toda a posse dos equipamentos e gestão da equipe ficam quase que inteiramente nas mãos do prestador de serviço, muitas burocracias são poupadas na organização.
Além disso, as responsabilidades também são repassados para esse para prestadora de serviço, em partes, cabendo a contratante apenas monitorar e fazer as interações necessárias com esse outro time.
Isso tudo permite com que a estrutura da organização consiga focar mais no core business do negócio, deixando as preocupações com a tecnologia da informação nas mãos da especialista
Desse modo a empresa consegue ter um time mais livre para desenvolver inovações e executar rotinas importantes que dizem respeito ao produto ou serviço principal do negócio
Diminuição do trabalho dos recursos humanos
Uma grande vantagem nessa tendência é a eliminação da responsabilidade da empresa de recrutar, selecionar, treinar e manter os funcionários da área do TI.
Esse processo, na área da tecnologia da informação em especial, acaba sendo muito demorado, complexo e até custoso para muitas empresas devido ao nível de especialização requerido desses profissionais, tornando o processo mais difícil.
A área da tecnologia da informação demanda de muito conhecimento técnico, por isso apresenta um mercado onde nem sempre é fácil achar um profissional, ou seja, há escassez de colaboradores para algumas posições.
Nesse contexto o RH da empresa não precisará ter nenhuma categoria de interação com os responsáveis pelas atividades de TI contratadas, deixando o setor mais livre para tratar dos funcionários de outros departamentos ao diminuir o headcount da empresa.
Obtenção de trabalhadores especializados
Ainda no contexto do nível de especialização necessário para desempenhar funções de tecnologia da informação, uma das grandes vantagens é o nível de conhecimento que as pessoas prestadoras de serviço comumente possuem.
Por trabalharem em uma organização focada nessa área os times prestadores de serviço acabam sendo formados por pessoas muito experientes no assunto e trazem consigo uma bagagem de conhecimento muito vasta.
Assim, a empresa contratante consigue inserir na sua realidade um alto nível de conhecimento e inovação no assunto mesmo sem precisar contratar profissionais da área diretamente.
Maior interação com o mercado e aumento da possibilidade de inovação
Na realidade a qual a empresa coloca dentro de sua estrutura uma operação que funciona pela execução de uma outra empresa especialista em tecnologia da informação, ela aumenta a sua capacidade de inovação e interação com o mercado.
Isso acontece porque, ao inserir colaboradores de outra organização na empresa, será possível gerar troca de experiência com profissionais que possuem muito conhecimento no assunto.
Esse modelo de parceria é muito benéfico para as empresas no geral, pois promove a troca de conhecimentos e consequentemente a inovação vinda de outras fontes além de seu próprio time.
Equipamentos novos e com bom desempenho
Com outsourcing de TI, é normalmente garantido que irá se ter disponível equipamento em ótimo estado, de boa qualidade e em versões mais novas.
Nessa realidade, a organização terá acesso a isso mesmo sem precisar desembolsar o valor para comprar essas máquinas nem realizar operações como cotações e grandes compras.
Nessa área, equipamentos bons e atuais podem fazer toda a diferença no resultado da operação, por isso essa vantagem é tão importante.
Redução de custos
Diante de todas as vantagens já citadas, outro benefício que é consequência de todos esses é a redução de custos e despesas. Essa vantagem é uma das mais desejadas pelos gestores.
Nesse ponto, é possível perceber que as empresas acabam tendo menores saídas financeiras com os gastos em TI ao contratar o serviço de outsourcing na área.
- Equipamentos: garantia de que será possível usufruir do funcionamento de equipamentos sem precisar desembolsar o valor de compra destes;
- Funcionários: eliminação de gastos com treinamentos, benefícios, férias etc;
- Operação: repasse de gastos com despesas e custos gerais para a prestadora de serviço.
Sem dúvidas, o outsourcing de TI vem se mostrando como uma opção muito vantajosa para a gestão das organizações. Quer entender melhor como a G Trigueiro pode ajudar sua empresa a dar esse passo? Entre em contato conosco!