Antes de tratarmos sobre OKR, algumas perguntas: Como está a produtividade e o estresse no seu ambiente de trabalho? Seus colaboradores estão motivados e engajados? Eles sabem quais as metas da empresa para o futuro?[activecampaign form=29]
Essas metas existem?
A questão é que a estratégia sempre esteve por trás da ascensão de grandes empresas. Dessa forma, a metodologia OKR (Objectives and Key Results) surge como uma aliada de peso para seu negócio, por estar totalmente voltada para a cultura de resultados, sendo uma maneira eficaz de aumentar a produtividade do seu time, diminuir o estresse e motivá-lo, assim como te ajudando a montar sua estratégia dentro do mercado.
Isso ocorre porque os OKRs constituem-se em um conjunto de objetivos inter-relacionados, espalhados por todos os níveis da empresa, que contribuirão para o alcance dos objetivos macros da mesma, gerando transparência e conhecimento das metas por parte dos colaboradores, instigando-os para alcançá-las.
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Porém, vale ressaltar que os OKRs devem ser inseridos no dia a dia dos funcionários, em suas tarefas, assim como serem revisados periodicamente, evitando que a metodologia seja esquecida e focando no objetivo final – o qual deve estar alinhado com o Planejamento Estratégico do seu negócio.
A metodologia deve ser aplicada para todos os times da empresa, onde todos trabalham para alcançar o objetivo final, mas também definem seus próprios OKRs com seus próprios objetivos (muitas vezes, um resultado chave do OKR Global da empresa), sendo imprescindível que todos os colaboradores saibam responder a seguinte questão:
Quais os principais objetivos da empresa hoje e o que eu estou fazendo para atingi-los?
1. Mas afinal, como eu aplico a metodologia OKR?
Partindo para o ponto principal, os OKRs seguem basicamente a estrutura “Eu vou” (objetivos) “Medido por” (resultados chave), sendo esses definidos de tal maneira:
Objetivos
Devem ser diretos e simples, sendo curtos e inspiradores, assim como memoráveis, para que não se percam durante o dia a dia da companhia, despertando nas pessoas o quão marcante seria alcançá-lo.
Resultados Chave
São as métricas para alcançar um determinado objetivo, devendo ser quantitativos e mensuráveis, de forma a impactarem diretamente no mesmo. Cada objetivo deve conter de 2 a 5 resultados chave.
Portanto, a metodologia OKR consiste em traçar objetivos macro, seguidos de resultados chave que, quando concluídos, levarão à conclusão do seu objetivo macro até um certo período (geralmente anual para OKRs estratégicos e trimestral para táticos).
Então, o primeiro passo é definir quais essas metas, certo?
2. Como definir meus objetivos e resultados chave?
Para definir o grande objetivo do seu negócio, é necessário pensar em onde e quando você quer chegar. Definido isso, esse agora é o sonho grande da sua empresa, o qual será alcançado com a ajuda dos resultados chave – que farão o papel do como.
Então, para estabelecer seus resultados chave, pense em ações que, quando concluídas em conjunto, levarão para o sonho grande do seu negócio. Para ajudar mais ainda no seu entendimento, vou dar alguns exemplos!
Para começar, vamos pensar em uma empresa que possui a visão de se destacar dentro do mercado local, em impacto e qualidade, assim como ser considerada uma ótima empresa para se trabalhar.
Essa visão será o objetivo do nosso OKR (vale ressaltar que seu objetivo não precisa necessariamente ser a sua visão, mas sim estar alinhado a ela!).
Portanto, a partir desse objetivo, podemos estabelecer alguns resultados chave, que ajudarão a alcançá-lo, como por exemplo:
– NPS = X (metodologia de satisfação de clientes)
– R$ X de Faturamento
– X Projetos Executados
– X% de Membros Satisfeitos
Esses resultados chave são pertencentes ao OKR Global da empresa, podendo ser convertidos em objetivos dos OKRs de cada setor, caso visto como coerente ou necessário.
É importante lembrar que essas metas devem ser disseminadas por toda a empresa, de forma a gerar novos OKRs por setor, convergindo para o OKR Global, visto que esta metodologia não irá gerar resultados sem o engajamento da companhia como um todo e de todos os seus funcionários.
3. Execução
Não adianta montar toda a sua estratégia e não executá-la, certo?
Então, vou te dar algumas dicas da melhor forma de garantir que a metodologia será efetiva no seu negócio!
– Acompanhamento periódico dos Resultados Chave:
Defina uma periodicidade para a revisão das suas metas, de preferência use um pequeno intervalo de tempo – semanal ou quinzenal, por exemplo.
Dessa forma, você poderá ter um maior controle do andamento dos seus resultados chave, podendo traçar planos de ação para garantir que o seu Objetivo Global será atingido no final do ano ou trimestre!
– Metas visíveis para toda a empresa:
Encontre locais estratégicos para deixar seus OKRs visíveis para todos os funcionários da companhia, sejam impressos e colados nas paredes dos corredores ou expostos em uma gestão visual, o importante é que estejam sempre à vista dos colaboradores, para que as metas não sejam esquecidas e estejam sempre como foco principal de todos!
– Reuniões gerais periódicas:
É importante ter um momento específico para o alinhamento de expectativas e promoção de discussões acerca dos OKRs do seu negócio, assim, para gerir a execução de suas metas da melhor forma possível, é importante que seja estabelecida uma periodicidade (geralmente semanal ou quinzenal) para a execução de reuniões entre todos os funcionários da empresa, visando que todos os feedbacks e ideias sejam postos na mesa para discussão.
A Metodologia OKR é uma maneira simples de te ajudar a acompanhar suas metas e definir estratégias, porém, é necessário total engajamento da companhia, o que necessita de um período de adaptação para acontecer!
Espero que este conteúdo tenha sido útil para te ajudar a desenvolver mais ainda a estratégia da sua empresa, assim como sanar todas as suas dúvidas acerca da Metodologia OKR!
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato para saber como a aplicamos dentro do próprio Grupo G Trigueiro!