Planejamento em empresas: veja a importância e como solucionar!

Sua empresa já precisou adotar estratégias emergenciais para atingir as metas?

Caso a sua resposta tenha sido positiva, saiba que isso tem um motivo: falta de planejamento.

Essa falta de planejamento em empresas é comum mas que é extremamente preocupante.

Nos últimos tempos, empresas que possuem o auxílio de um forte planejamento estão se distanciando cada vez mais de seus concorrentes, isso se deve a algo simples:

O planejamento em empresas é a garantia de que seus objetivos serão alcançados da forma mais saudável possível, prevenindo riscos e contornando obstáculos.

Visto isso, o objetivo desta publicação é mostrar quais são as dificuldades que seu negócio está enfrentando que podem ser provenientes da ausência de planejamento.

O que você vai aprender neste post:

  • O que de fato é um planejamento assertivo?
  • Benefícios de um bom planejamento.
  • Principais dificuldades geradas pela falta de planejamento em empresas.

O que de fato é um planejamento assertivo?

blog-min %categoria Planejamento em empresas: veja a importância e como solucionar!

Falamos muito sobre planejamento em empresas, mas afinal, o que é e como identificar um planejamento assertivo?

Um planejamento de fato assertivo, pode ser identificado quando todas as metas e objetivos traçados foram atingidos ao final de um período de tempo determinado.

Neste momento você deve estar pensando “mas é impossível prever tudo que pode acontecer e influenciar no meu planejamento”, de fato, é impossível prever, mas é possível diminuir os impactos dos imprevistos.

Quando você estiver montando o planejamento do seu negócio para um certo período de tempo, pense no máximo de variáveis possíveis que podem vir a influenciar nos seus resultados, trace planos de ação, gerencie riscos e controle indicadores.

Dessa forma, você irá aumentar a assertividade do seu planejamento e terá maior controle sobre ele, podendo revisá-lo com firmeza, quando necessário.

E é a partir disto, que entramos no próximo tópico:

Benefícios de um bom planejamento em empresas

blog2-min %categoria Planejamento em empresas: veja a importância e como solucionar!

Os benefícios de possuir um planejamento assertivo não se resumem apenas à conquista de metas, pois, atrelados a isso, existem outros fatores, que contribuem para um crescimento saudável da organização.

  • Onde estou e onde quero chegar?

Durante a montagem de um bom planejamento, é necessário identificar onde seu negócio está hoje, onde ele quer chegar e quais os planos de ação para que isso aconteça.

Dessa forma, durante toda aquela janela de tempo determinada, é possível consultar quais foram os passos traçados para que o seu objetivo fosse atingido.

Sendo possível identificar qual o seu andamento e, caso necessário, alterar a rota, alcançando-o de maneira saudável.

Existem diversas metodologias e ferramentas que podem te ajudar nessa construção, uma delas é a metodologia OKR, a qual já foi tratada por nós em nosso blog!

  • Gerenciamento de Riscos

Um bom planejamento deve abarcar, também, um amplo gerenciamento de riscos.

É a partir dele que você poderá se antecipar aos imprevistos, traçando planos de ação prévios para cada possibilidade dentro do espectro de riscos possíveis para o funcionamento da sua empresa.

Pense em mudanças que podem ocorrer no ramo da sua organização, em todo e qualquer acontecimento que pode vir a atrapalhar seus objetivos, antecipe-se a eles, trace respostas e ações que devem ser tomadas em cada caso.

Desse modo, você estará mais preparado que os seus concorrentes e terá um maior poder de adaptação dentro do mercado.

  • Indicadores

Sem um controle de indicadores assertivo, você não terá por onde se guiar.

É a partir deles que é possível acompanhar o desenvolvimento do seu planejamento e tomar decisões mais precisas, baseando-se em números e fatos, saindo do achismo.

Procure definir indicadores diferentes para cada área da organização, onde cada um estará interligado, sendo necessário que todos estejam de acordo para que o objetivo final seja alcançado.

Principais dificuldades geradas pela falta de planejamento

blog3-min %categoria Planejamento em empresas: veja a importância e como solucionar!

Ditos todos os benefícios de um bom planejamento, vamos voltar e sintetizar as principais dificuldades geradas pela falta dele.

Retomando a minha pergunta inicial: a sua empresa já precisou adotar estratégias emergenciais para atingir as metas?

Agora, você já deve ter uma noção maior do porquê a falta de planejamento é o principal motivo disso.

A falta de planejamento em empresas pode acabar interferindo em diversas áreas do seu negócio, o alcance de resultados é apenas um deles.

Essa escassez de uma visão mais estratégica influencia até mesmo na produtividade de seus colaboradores, e esse é um fator extremamente importante.

Se não há produtividade também não há resultados, concorda?

Em nosso blog possuímos alguns conteúdos extremamente importantes sobre gestão de empresas e processos, acesse agora mesmo.

Mas, baseado no que você leu até aqui, quais outras dificuldades também podem aparecer pela mesma razão?

  • Falta de foco

O planejamento serve como um norte para uma organização, sem ele a empresa caminha sem rumo, baseando-se por muitas vezes apenas em faturamento, não se atentando a outros indicadores importantes e sem ter um objetivo claro para um determinado período de tempo.

Caso o seu negócio ande dessa mesma forma, agora você já sabe o porquê.

  • Vulnerabilidade

O mercado está em constante mudança, assim como os hábitos de consumo.

Sem um planejamento e sua revisão constante, você pode ser deixado para trás pelos concorrentes, perder clientes e capital, sem nem entender o motivo.

Com a ausência de um gerenciamento de riscos, não é possível prever tais mudanças, deixando o seu negócio vulnerável dentro do mercado.

  • Desconhecimento interno

Sim! Muitos gestores não conhecem bem a sua própria empresa, e isso se deve ao fato de nunca terem parado para observar como ela se comporta frente ao mercado.

Quais seus diferenciais? Quais as principais partes envolvidas no seu negócio? Qual o seu propósito?

Essas e muitas outras perguntas só são respondidas a partir da estruturação de um planejamento. Pois, em síntese, para se ter um bom planejamento, é necessário conhecer a sua empresa e o mercado como a palma da sua mão!

Espero que este conteúdo tenha sido útil para te ajudar a entender quais dificuldades de seu negócio podem estar ligadas à falta de planejamento em empresas, assim como sanar todas as suas dúvidas acerca do que seria um de fato assertivo!

Quer entender um pouco mais sobre o assunto ou tirar qualquer dúvida que restou? É só entrar em contato com a nossa equipe!

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!