Vantagem Competitiva: tudo o que não te contaram sobre ela!

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva pode ser compreendida pelos atributos ou comportamentos que uma empresa tem em relação ao seu negócio que podem ser considerados como um diferencial de mercado que ajuda a organização a se destacar diante dos competidores.

Não necessariamente esse diferencial conseguirá colocar a empresa num patamar acima de todas as outras de maneira geral e absoluta, mas fará ela se destacar em alguns aspectos. 

Tal fenômeno acontece porque dentro de um mesmo mercado existem diversos perfis de consumidores que possuem preferências diferentes. Desse modo, uma vantagem competitiva pode ser destaque para um grupo de clientes, mas para outro não.

Ainda assim, é indispensável que toda e qualquer organização busque desenvolver vantagens competitivas, pois elas são as principais impulsionadoras para se conquistar uma maior fatia de mercado. 

Nesse contexto, é importante definir e desenvolver o que será trabalhado como vantagem. É aqui que entram os tipos de vantagens competitivas que serão explicadas posteriormente.

Assim, para se trabalhar bem as vantagens competitivas da organização e se consiga ter sucesso com elas é preciso ter um bom plano e uma boa execução de ações que irão desenvolver esses diferenciais.

Portanto, a estratégia empresarial deve orientar o negócio para quais caminhos serão tomados e quais metas se busca. Não só isso, a rotina e os processos também devem ocorrer de forma que favoreça o exercício desses diferenciais.

Além disso, os colaboradores devem estar alinhados com tudo isso de maneira que consigam contribuir para essa operação. Em resumo, é preciso que se planeje e execute bem as ações que irão ajudar a criar as vantagens competitivas.

Quais são os diferenciais competitivos?

Existem diversos caminhos que podem ser tomados em busca de vantagem competitiva. Algumas alternativas são mais comumente usadas, mas é preciso entender que as possibilidades são infinitas. Algumas das mais comuns são:

Produto

Oferecer ao mercado um produto que se destaca entre os concorrentes cria uma vantagem competitiva poderosa para a empresa pois se oferta um valor que não é encontrado nos concorrentes.

Isso acontece quando existe uma inovação num produto que já existe ou a criação de algo que ainda não existia no mercado. 

De qualquer forma, o foco desse tópico é ter um produto ou serviço que seja desejado pelos consumidores mas dificilmente é encontrado no mercado. Esse cenário gera escassez e a demanda tende a subir.

Preço

Uma saída buscada por muitos empreendedores para gerar interesse no público-alvo é praticar um preço abaixo da média de forma com que os clientes prefiram comprar neste estabelecimento do que em outros.

Essa estratégia pode ser interessante, especialmente quando uma empresa está abrindo ou entrando em um novo nicho. 

Contudo, é preciso entender bem os custos da empresa para compreender os limites de preço que podem ser estabelecidos sem comprometer o financeiro da empresa ao passo que gera o volume de faturamento esperado.

KPyYkEyZXsGUVu8PMqs-vHWO1kauLTUszpZO9AN-UR8rQUulVGl_qR2sPFx_76rUSEe4dV3eghkvoIcMbtCJvHHxsfUNulNfkA18ZHOaE7xTVs_V8cjtbnWI5-gBiq6CzNzSjKx3RU9YZnjU-Q %categoria Vantagem Competitiva: tudo o que não te contaram sobre ela!

Matéria-prima

A qualidade do produto ou serviço é algo de extrema importância para qualquer negócio. As matérias-primas usadas para a criação desses bens são determinantes na qualidade do produto e no valor percebido pelo cliente.

Algo que é muito valorizado por alguns grupos de consumidores é justamente os materiais com os quais o produto foi feito. Nesse caso, valoriza-se mais empresas que trabalham com materiais de alta qualidade no seu processo produtivo.

Por isso, trabalhar com matérias-primas de qualidade pode sim ser uma vantagem competitiva muito forte, com destaque para mercados os quais o público consumidor é mais crítico em relação ao produto.

Banner-e-Emails-11 %categoria Vantagem Competitiva: tudo o que não te contaram sobre ela!

Aqui, a preferência por usar materiais de maior qualidade pode ser vantajosa, mesmo que isso signifique um custo mais alto e, consequentemente, um preço de venda mais caro. Porém, o custo sempre deve ser bem estudado quando se busca essa estratégia.

Nível de serviço

A experiência que o cliente tem com a empresa pode ser determinante na sua satisfação e na sua decisão de comprar ou não. Por isso, ter um alto nível de serviço acaba sendo um dos diferenciais competitivos de maior destaque.

Investir no processo de atendimento ao cliente, desde contratar profissionais que consigam ligar muito bem com público até cuidar dos mínimos detalhes da experiência do cliente durante toda a jornada de compras é o caminho para o sucesso dessa vantagem.

Num mercado cada vez mais competitivo, não basta ter um bom produto com um preço justo, a experiência do cliente ganha cada vez mais importância e valor, sendo um grande ponto de atenção para ter vantagem competitiva.

O que se ganha com uma vantagem competitiva?

As vantagens competitivas conseguem colocar a empresa num patamar mais alto quando obtêm sucesso, especialmente quando se usa estratégias combinadas e não somente uma.

Por isso, é importante entender quais objetivos se deseja para definir quais vantagens competitivas são mais válidas de se investir. Alguns desses benefícios são:

Maior market share

Um dos benefícios mais desejados com o desenvolvimento de vantagens competitivas é conseguir conquistar uma fatia de mercado maior. Ou seja: ganhar mais clientes e fazer mais vendas.

Grande parte dos diferenciais de mercado que são explorados pelas empresas visam esse benefício como maior objetivo. Obter mais faturamento e mais clientes é o desejo de qualquer gestor.

xLNa-Uidudp74p1gcLSrTWy_dq6tEymUsvMCF0CLkrUfRoJ0PN3pbMhrmk8TRs1-yQDgF6ByBMoWDB80XOIXWhYouYvl6OYCiL6sb4hqNIKxXuqWEgRHsWAzK05GrHkPG8x19WO67mGkjlxdrg %categoria Vantagem Competitiva: tudo o que não te contaram sobre ela!

Fidelização de clientes

Algumas ações contribuem para que a empresa ganhe uma vantagem competitiva que torne seus clientes fiéis à marca, fazendo com que eles prefiram continuar consumindo os produtos ou serviços da empresa e não de concorrentes.

Esse tópico não é tão visado como a aquisição de novos clientes, mas pode ser ainda mais vantajoso pois os esforços para manter clientes fiéis é menor do que buscar e conseguir novos.

Clientes fidelizados compram mais e se tornam promotores da marca, realizando uma ação de publicidade de forma orgânica e com alto potencial de desencadear mais e mais vendas.

Aumento de lucro

Um outro ponto que pode deixar uma empresa num patamar acima dos seus concorrentes é conseguir uma margem de lucro maior. Ao se trabalhar bem os custos, despesas e os preços praticados é possível atingir uma maior lucratividade.

Essa consequência de obter uma vantagem competitiva acaba gerando outra: a organização consegue um resultado financeiro maior e consegue ter uma melhor liquidez que gera possibilidade de investimento maiores.

Melhoria no branding

Um benefício que cria uma boa vantagem competitiva geral é a melhoria na imagem da empresa diante da sociedade e do mercado. 

Esse ponto pode não ser tão palpável e trazer ganhos financeiros diretos e rápidos para a organização, mas com certeza é algo de extrema importância para qualquer empresa que deseje prosperar, pois afeta na forma como os clientes enxergam a organização.

Isso é a base do marketing do negócio e deve receber a devida atenção pois é o início do processo de vendas da empresa, mesmo que não seja de total controle da gestão.

Conclusão

Buscar desenvolver vantagens competitivas é algo imprescindível para qualquer organização empresarial. Isso faz com que o negócio cresça e evolua. Isso pode ser feito de infinitas maneiras e traz diversos benefícios para a empresa. 

É preciso estudar o mercado e encontrar lacunas para definir de qual maneira a empresa irá se diferenciar em busca de vantagem competitiva. Com isso definido, uma estratégia inteligente e um plano de ação bem estruturado é o caminho para o sucesso.

Sem dúvidas, ter em foco o desenvolvimento de uma vantagem competitiva não é mais somente algo além que as empresas podem fazer, mas sim algo indispensável para não só sobreviver no mercado mas também crescer e prosperar.

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!