8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa

Melhores-antivirus-gratis %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por KingoLabs

Estamos cada dia mais integrando a internet em nossa vida, desde a comunicação com amigos e familiares até reuniões de trabalho, e até mesmo controlar dispositivos da nossa casa a distância. São os óbvios os benefícios que a foram trazidos pela internet e toda a tecnologia que cresceu a sua volta.

Mas com todos esses benefícios também surgiram riscos. As informações trocadas a cada minuto podem ser interceptadas e até mesmo podem usar a capacidade do seu computador para executar tarefas para outras pessoas.

Essas ações são feitas a partir de Malwares, e para ajudá-lo a evitar esses malwares vamos tratar sobre os melhores antivírus gratuitos que temos no mercado. 

Primeiramente, antivírus são programas de computador que tem como função, como o próprio nome indica, identificar e eliminar os antivírus do seu computador, geralmente esses antivírus são compostos pelas versões pagas e a versão gratuita, ou uma versão de teste. Vamos agora conhecer as melhores versões gratuitas.

Os melhores antivírus gratuitos

1. Avast Free Antivírus

01-logo-avast %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por Avast

Sendo uma das empresas mais antigas no mercado de antivírus, o Avast está no mercado desde 1988 e tem uma boa popularidade, sendo utilizado por mais de 400 milhões de pessoas no mundo.

O Avast Free Antivirus está frequentemente classificado nas melhores posições do mercado. Suas classificações são sempre tão boas que a AV-Comparative, um dos principais laboratórios independentes que testam antivírus, elegeu o Avast Free Antivirus como Produto do Ano de 2018 e como Produto Topo de Linha em 2019. Recebendo também premiações nos quesitos Proteção contra Malwares e proteção avançada contra ameaças.

Funcionalidade
O Avast Free Antivirus dispõe de diversas funcionalidades no seu antivírus que o ajudou a chegar no patamar de um dos melhores antivírus gratuitos. Com uma interface fácil e intuitiva, tem uma fácil utilização, contando também com um navegador web seguro, verificação de segurança de rede, além de diversas outras funcionalidades bônus, como o modo Não Perturbe, que bloqueia pop-ups para que não interrompam filmes e jogos, e o Módulo Comportamento, que analisa o comportamento dos aplicativos para garantir que não apresentem mau comportamentos, o que seria sinal de malware.

2. AVG Antivirus FREE

02-avg-logo-white %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por AVG

Temos o AVG Antivirus Free como um dos primeiros aplicativos antivírus no mercado, o que dá a ele uma boa notoriedade, além de ser constantemente premiado pela AV-Comparative, tendo sido vencedor da categoria de Produto Mais Bem Classificado em um teste recente.

A verificação feita pelo AVG busca Malwares ocultos, o que inclui vírus, e outros softwares maliciosos, como spywares e ransomwares. O AVG também busca por URLs maliciosas, extensões do navegador indesejáveis e problemas de desempenho do PC.

Ao identificar uma ameaça, seja um arquivo desconhecido ou programa suspeito, o AVG impede que sejam abertos, e os envia para o Laboratório de Ameaças da AVG, onde serão analisados profundamente, e caso sejam considerados maliciosos, será criada uma cura que será enviada tanto para você quanto para os demais usuários do AVG.

Funcionalidades
Algumas funcionalidades bônus são oferecidas pelo AVG, entre elas o Módulo de Destruição de Dados, que irá deletar dados sigilosos e evita que dados pessoais fiquem expostos na web.

3. Bitdefender Antivirus Free Edition

03-bitdefender-antivirus-logo- %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por Seeklogo

Mais um antivírus muito popular, o Bitdefender é responsável pela proteção de mais de meio bilhão de usuários ao redor do mundo, sendo muito bem avaliado pela AV-Comparative, alcançando a posição mais alta deste ano.

Seus mecanismos de verificação são leves e eficientes, tendo um desempenho acima da média da indústria e tendo uma ótima definição de vírus, segundo o TechRadar. Entretanto, o mesmo site também afirma que o Bitdefender também é responsável por um consumo acima da média dos recursos do PC.

Funcionalidades
O Bitdefender não apresenta recursos extras como os demais, ele opta por um ambiente mais leve, de modo que seja mais fácil de se utilizar. Mas inclui em si as funções de proteção contra malwares comparáveis com as demais opções do mercado.

4. Kaspsersky Security Cloud Free

04-kasperspy-1024x385 %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por PCMag

A Kaspersky conquistou ótimos resultados nos testes em laboratórios independentes, incluindo testes de bloqueio de malwares e URLs maliciosos, além de pontuação perfeita no teste de phishing, realizados pelo PCMag.

Entretanto foi acusado de conexões suspeitas com Kremlin, o que causou o banimento do aplicativo em agências governamentais de alguns países, como EUA e Holanda.

Funcionalidades
O kaspersky apresenta tudo que é essencial para o combate de malwares, sem funcionalidades avançadas e recursos extras.

5. Microsoft Windows Security

05-windows-defender-security-intelligence-blue-blog %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por Microsoft

Sendo um aplicativo de defesa que já vem integrado com o windows 10, o Microsoft Windows Security, ainda não é considerado um dos melhores antivírus do mercado, porém tem apresentado melhoras a cada atualização.

Tendo apresentado melhoras em suas capacidades de detecção de malwares, e bons desempenhos em testes práticos, o Security tem ganhado um pouco de espaço na lista, entretanto havendo alguma desconfiança.

Funcionalidades
O Windows Defender não apresenta recursos extras, e ainda está crescendo na proteção contra phishing e bloqueio de URLs maliciosas.

6. Sophos Home Free

06-antivirus %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por Sophos

Essa versão gratuita do Sophos, que geralmente tem foco em segurança empresarial, o Sophos Home Free oferece quase que a mesma proteção que em seus produtos empresariais, incluindo proteção remota para até 3 dispositivos.

Oferece também uma boa proteção contra phishing e tem um ótimo recurso de bloqueio de URLs maliciosos.

Funcionalidades
O principal diferencial do Sophos é o seu gerenciamento remoto, que permite garantir a segurança do dispositivo e de seus dados mesmo a distância.

7. Avira Antivirus

07-avira-logo %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por WorldVectorLogo

Também um dos mais antigos aplicativos de antivírus, sendo o primeiro programa desse tipo feito em 1986, o Avira Antivirus ocupa o seu lugar entre os melhores antivírus gratuitos.

Apesar de ter uma boa pontuação no teste de bloqueio de malwares pelo site PCMag, também foi notado que algumas funcionalidades causam a diminuição na velocidade do PC e que pode ocorrer erros na identificação de malwares, confundindo programas válidos como maliciosos e deixando passar malwares.

Funcionalidades
O Avira apresenta uma versão gratuita leve, sem muitas funcionalidades, com uma proteção mais básica.

8. Adaware Free Antivirus

08-Adaware %categoria 8 melhores antivírus gratuitos para proteger os computadores da empresa
Imagem por Antivirus Review

O Adaware Antivirus Free reúne funções de antivírus e antispyware, assim tendo duas funções em um mesmo aplicativo, o que economiza espaço em disco, caso fosse necessária a instalação de mais um aplicativo para a função de antispyware.

Funcionalidades
Apesar de uma boa aparência, o Adaware não conta com algumas funções que estão disponíveis em outros aplicativos gratuitos do mercado.

Como vimos, existem várias opções de antivírus gratuitos no mercado, entretanto, é preciso estar atento as sua funções e seus desempenhos. Muitos não apresentam um desempenho tão bom quanto o desejado. Esperamos que essa publicação te ajude a escolher entre os melhores antivírus gratuitos do mercado.

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!