Cada vez mais estamos buscando otimizar resultados e eles estão presentes em todos os segmentos.
Seja na hotelaria, educação, saúde, indústria…
Sempre existe algo para ser otimizado e estamos buscando entregar melhores resultados cada vez mais.
É importante compreender também que os nossos resultados dependem de nossos processos.
Se não estivermos com nossos processos muito bem definidos e fluindo bem, talvez esse seja um dos principais pontos para que talvez seu negócio não esteja atingindo o que você espera.
Portanto, buscar melhorias é sempre bom, e a melhoria contínua é essencial para garantir o sucesso de um negócio.
Assim como as coisas mudam, precisamos adaptar nossos processos a novas realidades.
E com essas adaptações, precisamos estar cientes sobre qual é a melhor forma de gerenciar esses processos.
Antes de tudo, é importante compreender também a diferença entre gestão DE processos e gestão POR processos.
São termos bem semelhantes na escrita, mas que na prática, fazem toda a diferença.
Atualmente, a integração entre processos e setores têm sido cada vez maior, visando os principais benefícios.
Essa integração pode ser por meio de vários fatores, e entre eles, estão os sistemas e a tecnologia.
Com a gestão hospitalar não seria diferente.
A integração entre setores na área da saúde, em especial na gestão hospitalar, influencia em diversos fatores, entre eles estão:
- Fidelização de clientes;
- Assertividade em resultados;
- Maior satisfação por parte dos clientes;
- Atendimento ágil e de qualidade;
- Facilidade de acesso a informações; entre outros.
Tudo isso irá gerar mais tráfego para sua instituição, já que a qualidade e assertividade dos serviços prestados aumentaram.
Compreende o impacto disso tudo?!
É um pouco mais complexo do que você possa enxergar hoje, talvez. Mas estamos aqui para isso.
Vamos abordar alguns pontos bem interessantes, sem dúvidas, será muito construtivo para você.
Gestão hospitalar
Antes de tudo, vamos aos conceitos: o que realmente seria Gestão Hospitalar?
O objetivo da gestão hospitalar, como o próprio nome já diz, é gerenciar processos hospitalares que facilitem e façam com que toda a assistência seja otimizada.
Garantindo também uma organização mais saudável, evitando gargalos e assegurando o bom funcionamento da instituição.
Visando sempre a promoção da saúde e do cuidado com as pessoas, esse tipo de gestão também realiza planejamentos e gerenciamento de sistemas.
Além de trabalhar com pontos como:
- Logística hospitalar;
- Gestão de pessoas;
- Aquisição de materiais; entre outros.
Bastante coisa! Administrar tudo isso através de processos manuais não é fácil, concorda?!
Mapeamento de processos na saúde
Ao mapear processos, conseguimos ter uma visão mais ampla de como estamos executando-os e sobre possíveis pontos de melhorias.
Mapeando processos na área da saúde, conseguimos ter um planejamento muito mais bem elaborado e que garante uma continuidade, oferecendo muito mais qualidade aos pacientes.
Assim, ligando diversas atividades que visem sempre o bom funcionamento da instituição, e sempre buscando melhorias.
A partir do mapeamento desses processos na gestão hospitalar, conseguimos identificar até mesmo gargalos, pontos falhos, entregas pouco assertivas, e buscar modificar tudo isso.
É muito difícil modificar algo, pois envolve diversos fatores como por exemplo: cultura organizacional do negócio e aceitação por parte dos colaboradores, pois sem eles, nada acaba andando.
Ao compreender melhor as interações entre os processos, conseguimos otimizar até o fluxo de demandas, mas é preciso que toda a equipe esteja alinhada.
É importante ressaltar que para tudo isso ser executado, é necessário tempo.
As coisas não vão ser modificadas “da noite para o dia”, então, antes de tudo, muita paciência.
Gestão de processos e por processos na saúde
Compreender que cada processo possui clientes é essencial, pois o nível de satisfação deles podem aumentar de acordo com nossas entregas.
Internos ou externos, as entregas precisam ser feitas da melhor forma possível, mas tudo isso vai depender de como gerenciamos nossos processos.
E na gestão hospitalar, claro, não seria diferente.
Áreas da saúde têm crescido cada vez mais e investimentos estão sendo feitos com mais frequência, logo, tecnologias estão sendo desenvolvidas com o intuito de aprimorar esses processos.
Quando citado a gestão DE processos na gestão hospitalar, visamos os processos como únicos de cada setor. Ou seja, eles são tratados de forma independente e talvez sejam pouco eficazes.
Já quando falamos de gestão POR processos na gestão hospitalar, lidamos com os processos de forma única, garantindo que o resultado final seja muito mais assertivo.
Tecnologias integradas
As tecnologias fazem parte dos processos integrados, pois a intenção é fazer uso da tecnologia para facilitar e otimizar esses fluxos.
Alguns sistemas podem ser utilizados para facilitar essa integração, mas claro, vai depender muito do objetivo do processo.
Na Gestão Hospitalar é muito importante que exista esse tipo de integração, pois sempre estão lidando com dados, principalmente de pacientes.
Pensando também em redes hospitalares em que sua gestão de dados pode ser feita remotamente, esses processos integrados através de sistemas são essenciais.
São diversos pontos que conseguimos identificar como possíveis melhorias na gestão hospitalar.
E sempre surge a mesma dúvida: qual o melhor software para contratar? Realmente tem sentido para o meu negócio?!
Temos um postblog que fala exatamente sobre isso, confira.
Passo a passo para otimizar a gestão hospitalar
Alguns pontos são extremamente importantes e precisam da sua atenção para que a gestão hospitalar juntamente com a integração de processos seja eficaz.
Iremos listar alguns passos que você deve seguir para conseguir executar com êxito a otimização de processos na sua organização.
1 – Conheça o perfil dos seus pacientes/clientes
É necessário que você conheça com quem está lidando, oferecendo sempre cada vez mais coisas assertivas, e otimizando o atendimento.
Dados sobre seu público-alvo são essenciais para que você se planeje e trace planos de ações.
Lembre-se: quanto mais próximo de seus clientes, melhor. A chance de evacuar para a concorrência é bem menor.
Quando interligados a sistemas, um ponto bem importante é o atendimento aos pacientes. Sistemas para gestão hospitalar podem te ajudar muito nisso!
2 – Reestruturação de fluxos e processos
A reestruturação de fluxos e processos é essencial.
É a partir da reestruturação que você vai conseguir identificar esses pontos de melhorias, então quanto mais próximos desses processos, melhor.
E lembre-se: a reestruturação vai influenciar de maneira direta no resultado final, principalmente quando falamos de Gestão Hospitalar.
3 – Crie um planejamento estratégico com foco em melhorias
Ter um planejamento estratégico com foco em melhorias é muito importante, pois ao alinhar os pontos desejados com as metas da instituição, você estará integrando objetivos.
Existem sistemas que podem te ajudar nesse gerenciamento também.
4 – Pergunte aos seus pacientes sobre seu atendimento
A opinião de seus pacientes sempre precisa ser levada em consideração. Pois, sobretudo, é como o público externo enxerga seu negócio.
Já imaginou se uma paciente não tem um atendimento “tão bom” e ela propaga isso? Essa ação irá afetar diretamente a continuidade da sua instituição.
Portanto, muito cuidado!
Feedbacks precisam ser sempre bem vindos, visando principalmente as melhorias e a experiência do cliente!