Manutenção de computadores: como fazer e evitar problemas de TI

Você deve concordar comigo que a manutenção preventiva de computadores na sua empresa não é uma prioridade, certo?

Até o momento em que uma máquina para de funcionar e vem a necessidade da ‘pessoa do TI’ para resolver aquele problema.

Não há problema em você não ter colocado essa atividade como uma prioridade, afinal, muitas organizações compartilham do mesmo problema.

Mas se o problema é comum, por que devo me preocupar?

Uma coisa precisa ficar clara:

Não é porquê o problema é recorrente em diversas empresas que podemos ignorá-lo.

Pelo contrário, todo empecilho que é costumeiro merece mais atenção.

Por exemplo, você já parou para calcular o seu gasto mensal com a manutenção corretiva de seus equipamentos?

Uma coisa é certa: Você vai se surpreender com a quantidade de custos que você tem por sua equipe de TI trabalhar de forma reativa, e não preventiva!

Apesar desses valores financeiros serem muito significativos, eles ainda não representam toda a problemática.

Vou lhe fazer outro questionamento, você já mediu quanto tempo sua equipe perde por dia por problemas técnicos e lentidão dos equipamentos?

Portanto, aquela famosa frase de “chama o menino do TI” esconde alguns outros problemas que talvez você não tenha se dado conta, por exemplo:

  • Os custos para se manter uma TI que só ‘apaga incêndios’;
  • A produtividade mais baixa de sua equipe por problemas técnicos nos computadores;
  • Os gastos com troca de peças de valor alto pela necessidade de resolução rápida do problema;
  • A desvalorização dos seus equipamentos;
  • A necessidade de renovação dos computadores para acompanhar as novas demandas tecnológicas;
  • A irritação de seus colaboradores por lentidão das máquinas.

Até mesmo em demandas muito simples, como a instalação de um software, o modo de resolução é diferente em empresas que tenham uma equipe de TI dedicada à isso com relação às que não possuem.

Em companhias que tiverem esse time, provavelmente haverá ociosidade dos colaboradores e serão chamados para problemas em que as outras pessoas tentariam resolver sozinhas, se isso fosse uma necessidade das mesmas.

Então ter uma equipe de TI é ruim?

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Não! O que quero te mostrar é que a manutenção de computadores não é somente consertar algo com defeitos.

É possível antecipar-se à essas demandas de assistência técnica com a manutenção de computadores de forma preventiva.

E como se dá essa nova forma de monitoramento dos equipamentos?

Nessa metodologia, trabalha-se com a análise de dados como fator fundamental da previsão de ocorrência de problemas.

Calma, ainda não entendeu? Vou te mostrar 4 dos principais dados que são analisados em uma máquina para a avaliação de seu pleno funcionamento.

1. Monitoramento da vida útil

Você provavelmente já ouviu esse termo relacionado à bateria de notebooks ou de smartphones, certo?

Para esses alimentadores de energia, a vida útil está relacionada à uma quantidade de cargas completas e descargas que resultarão em um baixo desempenho do material ou até a parada total de seu funcionamento, a popular ‘bateria viciada’.

Quando falamos de aparelhos mais robustos, como um desktop por exemplo, o conceito não mais está associado à uma série de desligamentos, mas sim ao tempo de uso em que o maquinário vai cumprir sua função em um nível satisfatório de uso, ou seja, sem haver o comprometimento de seu desempenho.

Esse tempo varia muito de acordo com a qualidade do computador e de seus componentes!

Entretanto, com alguns cuidados, é possível aumentar a vida útil de seu computador!

2. Avaliação do espaço livre

Sabia que ter aquela barra vermelha indicando que o disco rígido (HD) do seu computador está quase cheio não é nada bom?

Isso porque toda vez que você abre um programa no equipamento, ele cria um arquivo temporário no HD, sabia disso?

E então se o disco rígido está lotado, afetará bastante o desempenho da máquina!

Então, lembre-se sempre de manter o HD não muito lotado!

Você pode ainda seguir essas 6 dicas sobre como liberar mais espaço no seu computador.

3. Controle de possíveis ameaças

“Uma ameaça foi detectada!”

Se você leu a mensagem acima com a voz do famoso antivírus, você já sabe do que estou falando!

Não que os malwares (popularmente conhecidos como vírus) sejam as únicas ameaças ao desempenho de uma máquina, existem inúmeros fatores, mas com certeza são as com um maior potencial de causar danos.

Existem boas práticas a serem seguidas para evitar esses indesejados invasores em seu equipamento, mas existe um fator ainda mais importante:

O antivírus que está na sua máquina, é bom?!

Calma, você não precisa saber disso!

Basta clicar aqui e ver um comparativo dos 10 melhores antivírus do mercado em 2020!

4. Histórico de assistência técnica

Eu sei que se você pensar no seu computador de uso pessoal, você provavelmente não teve muitos problemas com ele, certo?

Talvez 2 defeitos ao longo de todo o uso do equipamento, o que não é muita coisa realmente.

Porém, se pensarmos no computador de uma empresa, já reparou que o desempenho nunca parece bom?

Existem razões para que isso aconteça, uma delas é a variação de pessoas que utilizam a máquina, o cuidado que um colaborador tem, outro não tem, ao ponto de que o desempenho do mesmo é comprometido no médio prazo.

Mas se o problema for esse, então não tem como resolver?

Vamos pensar no histórico de assistências técnicas para um computador, podem ter ocorrido diversos problemas e provavelmente algum se repete.

Então se fosse o seu de uso pessoal, você levaria em uma assistência e o problema seria sanado.

Agora imagine se na sua instituição esses equipamentos são terceirizados, você acredita que a empresa responsável esperará que o problema se repita?

Se o serviço for de qualidade, não!

Ela se antecipará à recorrência, analisará o que pode ter ocasionado tal defeito e trabalhará com ações para que isso não mais aconteça, gerando mais produtividade para sua equipe!

Eu sei que se você pensar no seu computador de uso pessoal, você provavelmente não teve muitos problemas com ele, certo?

Talvez 2 defeitos ao longo de todo o uso do equipamento, o que não é muita coisa realmente.

Porém, se pensarmos no computador de uma empresa, já reparou que o desempenho nunca parece bom?

Existem razões para que isso aconteça, uma delas é a variação de pessoas que utilizam a máquina, o cuidado que um colaborador tem, outro não tem, ao ponto de que o desempenho do mesmo é comprometido no médio prazo.

Mas se o problema for esse, então não tem como resolver?

Vamos pensar no histórico de assistências técnicas para um computador, podem ter ocorrido diversos problemas e provavelmente algum se repete.

Então se fosse o seu de uso pessoal, você levaria em uma assistência e o problema seria sanado.

Agora imagine se na sua instituição esses equipamentos são terceirizados, você acredita que a empresa responsável esperará que o problema se repita?

Se o serviço for de qualidade, não!

Ela se antecipará à recorrência, analisará o que pode ter ocasionado tal defeito e trabalhará com ações para que isso não mais aconteça, gerando mais produtividade para sua equipe!

Essa é uma explicação prática e simplificada do que é a manutenção preventiva: antecipar-se ao problema!

Agora eu entendi! Mas têm vantagens nessa manutenção preventiva?

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As vantagens da manutenção preventiva são diversas, dentre elas podemos citar:

  • Maior produtividade dos colaboradores diante de equipamentos com maior fluidez;
  • A redução dos custos empregados quando só se corrigem os problemas depois de acontecidos;
  • Não interromper as atividades de sua equipe por problemas técnicos.

Importante ressaltar que esse não é um pedido para que você demita sua equipe de TI, porém, que os valorize!

É uma avaliação de que seu time de TI pode ser uma área estratégica da empresa e não somente as pessoas que consertam um computador.

Para essa última demanda, é muito mais viável a terceirização do serviço, tanto economicamente se pensarmos na antecipação dos problemas, quanto no prazo de resposta devido ao combinado de contrato.

Entretanto, lembre-se de buscar uma empresa que ofereça equipamentos de qualidade garantida tanto quanto um serviço de excelência!

Os serviços do Grupo G Trigueiro prezam sempre pela qualidade do serviço e você pode se certificar disso ouvindo nossos clientes, basta clicar no link abaixo!

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