Terceirização de TI: veja se realmente é a melhor opção para o seu negócio

Mesmo estando em alta no mercado, a terceirização da tecnologia da informação (TI) ainda gera dúvidas em muitos empreendedores que não entendem bem o que o serviço representa, não sabem quais suas vantagens e nem por onde começar.

Essa alternativa que promete melhorar muito a operação das organizações pode gerar muitos questionamentos na hora de decidir optar pela terceirização.

Não basta somente contratar qualquer empresa para suprir essa semana. É vital entender bem o que esse serviço representa, suas vantagens e qual é o melhor caminho para contratá-lo.

Por que a terceirização de TI virou uma tendência?

Os serviços de terceirização por si só já se mostram como uma tendência no mercado global há um certo tempo. 

Com a globalização e complexidade dos modelos de negócios, muitas áreas precisam ser conduzidas por organizações externas para garantir o bom funcionamento, qualidade e foco da gestão e dos colaboradores internos no core business.

Com a tecnologia da informação não seria diferente. Por ser uma área que demanda altos níveis de conhecimento técnico, especialização e ferramentas específicas, a demanda pela terceirização da TI está em alta, e promete não ser só uma fase.

Essa alternativa representa uma gama de benefícios para muitos negócios de diferentes localidades, portes e mercados. As vantagens podem ser diversas e o serviço pode ser totalmente personalizado.

Esses pontos são destaques e fazem a terceirização de TI ter se tornando tão popular e ganhado destaque, sendo uma alternativa muito escolhida por gestores que buscam a melhor estratégia para suas organizações.

Nbo14D-OEMmBsRc6MZEYWGMQKOITUF8lu6_1Dm2pQ21gz4n6LDBAB6SZ7j13wgCrMzE0ckE-yyx8r4fLNJvWKo-1S2SaSOoZO3uwwvX_cHTZuPR5UF1Omc6g3yVM8NfS_Asm4nlDDSC6nncXp4k %categoria Terceirização de TI: veja se realmente é a melhor opção para o seu negócio

Quais benefícios a terceirização de TI oferece?

Foco na atividade fim da empresa

Ao passar a operação de TI, seja de maneira integral ou parcial, para uma outra empresa especializada no assunto é possível ter um time interno mais focado no core business do negócio ao passo que as preocupações com questões de TI diminuem.

Esse ponto é muito benéfico uma vez que demandas e problemas que envolvem tecnologia da informação tendem a demandar muito tempo dos profissionais da organização que não são especialistas na área para resolver.

Com a terceirização, tem-se um time externo totalmente disponível e capacitado para realizar essas demandas específicas da área enquanto os funcionários internos direcionam seus esforços para a atividade fim do negócio.

Garantia de profissionais especialistas

Como já citado, a área de tecnologia da informação requer um nível de especialização alto, o que gera uma dificuldade de mercado em recrutar profissionais disponíveis, competentes e capacitados em TI.

Quando se possui uma terceirizada responsável pelo TI, tem-se a segurança de que tal empresa é responsável por disponibilizar um time capacitado para realizar as tarefas e demandas da área.

Aumento na qualidade da área

Ainda no tópico de especialização dos profissionais de TI, a terceirização garante também um aumento no nível de qualidade da área, pois se passa a ter um grupo especialista e totalmente focado nisso.

Com a bagagem de experiências, capacitações e alinhamentos pelos quais os especialistas em TI da empresa contratada passaram, é esperado que o serviço realizado por esse time seja da mais alta qualidade.

Criação de parceria

Um benefício pouco comentado acerca da terceirização de TI é a possibilidade da criação de uma verdadeira parceria entre a empresa contratante e a contratada.

Aqui, a relação entre os dois negócios pode ir muito além de uma simples prestação de serviço e se tornar um laço de parceria, o qual poderá trazer vantagens para ambos os lados.

Esse cenário, quando bem aproveitado, permite que diversos pontos possam acontecer em conjunto, como indicações, tomada de decisões estratégicas, criação de novas soluções e reformulação de processos.

Gt5cxizoyQRD9EBwxAnnwTRTXRE5TSJye18tERLTzJPEM9RZ_IFnji_RH-CwGel2A0zVVWovXaTSRjaOtRY4k4qs49DdntfiqQOph80vM1Oi03taXdRxL0uSHfkHsI7wn5r_wD-BmmK1Ewc2ySM %categoria Terceirização de TI: veja se realmente é a melhor opção para o seu negócio

O que é preciso considerar na hora de contratar uma terceirização de TI?

Levante as reais necessidades

Mesmo sendo uma forte tendência, a terceirização de TI não é um serviço padrão para todas as empresas, mas sim uma solução que pode ser personalizada e ajustada para a realidade de cada negócio e suas respectivas demandas.

Por isso, é indispensável que se busque primeiramente entender internamente quais são as dores, necessidades e oportunidades que existem no que se diz respeito à área de tecnologia da informação dentro do negócio.

Esse mapeamento pode ser feito pelos próprios gestores e colaboradores da empresa, mas também pode ter auxílio de consultores externos ou até mesmo das próprias empresas especializadas no assunto.

Nessa etapa é de extrema importância buscar entender quais são as reais necessidades e oportunidades da organização na TI e já tentar apontar o que pode continuar sendo feito internamente e o que precisa de um serviço terceirizado.

Não economize nas pesquisas

Uma vez que se é compreendido o que precisa ser terceirizado, é hora de buscar empresas do segmento e que realizam esse tipo de serviço de terceirização.

Por ser uma solução que vem ganhando popularidade, é comum encontrar um número expressivo de organizações que oferecem essa opção para o mercado, contudo é importante que se invista nessa pesquisa.

Reunir uma lista de empresas que realizam o serviço demandado, analisar sites e redes sociais, entender de antemão o que é oferecido por cada uma e selecionar as que mais atendem às necessidades levantadas é um processo muito importante. 

Procure indicações e referências

Um passo muito determinante e que pode ser um divisor de águas na hora de escolher com qual empresa irá se trabalhar é a busca por indicações e referências daquele negócio.

Desde o começo das pesquisas, é possível solicitar indicações de outras empresas ou gestores que usufruem da terceirização de TI e assim já reunir algumas possibilidades das empresas que oferecem essas soluções.

Depois de ter uma lista de opções e ter feito uma pesquisa inicial sobre cada uma, é hora de ir atrás de referências de cada uma e buscar entender com os clientes daquela marca como é o serviço da empresa em questão.

Muitas dessas organizações já trazem em seus próprios sites institucionais e redes sociais alguns cases e clientes impactados pelas soluções, assim é mais fácil entrar em contato com tais clientes e buscar entender suas opiniões sobre o serviço em questão.

Essa busca por referência é muito importante pois permite que empresas com necessidades similares possam opinar sobre suas perspectivas reais e rotineiras do serviço, auxiliando bastante na tomada de decisão.

Solicite e compare propostas

Por fim, é hora de solicitar às empresas selecionadas propostas de prestação de serviço. É comum que nessa hora essas empresas precisam realizar um diagnóstico da realidade do negócio e de quais são as reais demandas.

Nesse caso, a primeira etapa já ajuda bastante uma vez que a gestão da empresa já reconhece algumas necessidades e as prioridades que precisam ser atendidas com a terceirização de TI.

Desse modo, cada empresa irá enviar uma proposta de serviço. É aqui que o trabalho de comparação deve ser feito, priorizando o que é mais importante e levando em consideração todas as informações colhidas ao longo do processo.

Por fim, ao tomar a decisão da melhor proposta, é hora de formalizar o serviço e alinhar expectativas de forma mais detalhada e realizar quaisquer ajustes que sejam necessários na proposta.

Conclusão

É notório os impactos positivos da terceirização de TI em muitas empresas de diversos segmentos de mercado. Os benefícios que essa opção traz podem ser muito significativos para as organizações de diversos portes.

Sem dúvida, é uma solução que deve ser levada em consideração para melhorar a gestão e operação das empresas. Quer saber como a G Trigueiro pode ajudar o seu negócio com a terceirização de TI? Fale conosco!

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!