3 pilares da segurança da informação importantes para qualquer negócio!

Dar foco para a segurança da informação (SI) não é só uma das responsabilidade da gestão empresarial, mas uma necessidade indispensável de ser atendida na realidade atual com o aumento do volume de dados gerados e armazenados.

As empresas que não se preocupam em proteger seus dados e geri-los da melhor forma não só perdem eficiência operacional mas, principalmente, correm grandes riscos acerca dos seus dados, o que pode ser prejudicial em dimensões muito grandes.

Vazamento de dados, crimes cibernéticos, invasão de hackers e acessos indevidos são incidentes que podem acontecer com qualquer organização e que são evitados quando se tem uma boa gestão da segurança da informação.

Por isso, entender sobre segurança da informação, seus pilares e como gerenciá-la bem é indispensável para todos os empreendimentos, sejam eles grandes ou pequenos e de qualquer mercado de atuação.

O que é segurança da informação?

Esse termo representa o grupo de práticas cujo objetivo é permitir que, dentro de uma organização, os dados sejam usados da melhor forma e estejam protegidos dos perigos iminentes.

Esses dados podem estar contidos em diversas fontes, físicas ou digitais, mas atualmente as informações presentes virtualmente são as que acabam recebendo mais atenção devido ao avanço tecnológico.

Existem leis e normas que auxiliam a reger a SI, mas cada negócio deve possuir seus parâmetros e práticas de segurança da informação, com base nessas diretrizes públicas. Para auxiliar nisso, existem 3 pilares que são a base para a segurança da informação.

Diante disso, pode-se inferir que qualquer esforço com objetivo de proteger os dados de uma organização e prezar para serem usados da forma correta configura uma prática de gestão da informação.

nbq8wA1uibIZbm5aTSepqSNCgb7kKCOEcoOKNEkmDUF1uoHog4wvrltuSd_5SCUT4URTD5WpAoVwhkikHakRuP5zdPtUWmMR2JoUzs_wHLZjP0uTmDVZlGL2nFNx9YapPQJZjyJlvKk6ufI6LUQ %categoria 3 pilares da segurança da informação importantes para qualquer negócio!

Os 3 pilares da segurança da informação

  1. Confidencialidade

A confidencialidade é um pilar da segurança da informação que garante benefícios muito buscados pelos gestores de empresas pois fornece uma segurança acerca do quão confiável os dados e informações daquela organização são.

De maneira direta, pode-se afirmar que esse pilar é o que assegura que os dados da empresa estão armazenados e guardados de maneira que permaneçam confidenciais para aqueles que não podem e não devem ter acesso a essas informações.

Com essa realidade presente na organização, apenas pessoas e times autorizados devem conseguir acessar, extrair e visualizar determinados arquivos e dados, enquanto os que não possuem essa autorização não conseguem fazer o mesmo.

Isso permite que se estabeleçam barreiras de acesso e limites de visualização, bem como bloqueios para extração de documentos. 

Para isso acontecer é necessário que a parte da gestão da empresa responsável por isso parametrize a estruturas e sistemas usados na rotina da organização para estes conseguirem operar essas permissões por meio de mecanismos como senhas.

Não só isso, a criação de estruturas de proteção de dados também é indispensável para que a empresa não sofra crimes cibernéticos, aparições de vírus ou qualquer outro evento que possa ameaçar a confidencialidade de dados. 

Esse pilar evita não só o vazamento de informações para fora da organização, mas também para pessoas ou departamentos internos do negócio que não devem poder acessá-las.

  1. Integridade

Já sobre o pilar de integridade, é possível afirmar que é uma base que preza para que as informações existentes no negócio sejam íntegras, ou seja: não tenham sido corrompidas ou alteradas de maneira indevida.

Com a integridade plena, tem-se a segurança de que os dados acessados são confiáveis e verídicos, que não sofreram alterações que não deveriam acontecer.

É rotineira a atualização de arquivos e alteração de dados no dia a dia das operações empresariais. Contudo, essas mudanças devem ser rastreadas, registradas e os dados antigos não podem ser perdidos caso não seja o ideal, preservando o histórico.

  1. Disponibilidade

Por fim, a disponibilidade é o pilar relacionado com a capacidade, permissão e possibilidade que os colaboradores (somente os que possuem autorização para isso) têm de acessar os dados certos na hora que precisam.

Em resumo, o objetivo deste pilar é que seja fácil, simples e rápido conseguir visualizar as informações desejadas durante o trabalho de forma utilizadas para promover conhecimento e dar suporte à operação da empresa.

Algo que auxilia muito nesse aspecto é ter sistemas eficientes com interfaces amigáveis e que funcionem na velocidade necessária para tornar o trabalho dos funcionários produtivos e sem impedimentos ou atrasos por dificuldades de acessar informações.

Como fortalecer os pilares dentro da organização?

Escolha softwares adequados para a realidade do negócio

Como já falado, sistemas eficientes são determinantes para garantir alguns pilares da segurança da informação no contexto empresarial. Um software que não atende bem às necessidades do negócio pode colocar o empreendimento em grande risco.

Sendo assim, a escolha dessas ferramentas é uma decisão de extrema importância para garantir uma boa gestão da segurança de dados. Não só isso, a parametrização, configuração e uso correto desses sistemas é vital para esse mesmo fim.

Com a complexidade das operações empresariais é comum ter a necessidade de se usar uma diversidade de plataformas, programas e ferramentas ao mesmo tempo para atender a demanda da empresa e todas devem funcionar de acordo com as diretrizes de SI.

Estabeleça uma política de segurança da informação

Mesmo que a SI possua pilares que são um padrão, cada empresa possui particularidades que dependem do modelo de negócio, das áreas existentes, dos processos, no mercado o qual está inserida e diversos outros fatores.

Por isso, cada organização precisa de normas, procedimentos e processos próprios de segurança da informação. Esses mecanismos irão formar as diretrizes de SI da empresa e devem reger a gestão da segurança da informação na empresa.

Alguns desses podem sim seguir padrões que se repetem para vários negócios, mas ainda assim é necessário fazer adaptações em conformidade com leis e normas determinadas pelos órgãos competentes.

É importante ressaltar a necessidade de revisar e atualizar tais diretrizes quando for preciso, pois a realidade dos empreendimentos muda com frequência e os mecanismos de SI devem seguir essas mudanças.

Faça o time internalizar as normas e boas práticas de segurança da informação

Sistemas robustos e normas bem estruturadas não garantem por si só que a operação da empresa irá acontecer de acordo com os pilares da segurança da informação,

Diante dessa realidade, é indispensável que todos da empresa entendam as diretrizes de SI, coloquem em prática os procedimentos necessários e sigam as boas práticas no dia a dia para que de fato se tenha uma boa segurança da informação.

Para isso, diversas ações e rotinas podem ser estabelecidas para que os colaboradores não só conheçam esses aspectos mas também sejam relembrados e passem por testes que busquem verificar se os procedimentos indispensáveis estão sendo seguidos.

A fim de deixar todos cientes sobre o que é segurança da informação e quais são as diretrizes e padrões da empresa acerca do assunto é possível realizar treinamentos, disponibilizar manuais e compartilhar boas práticas.

Somado a isso, é importante realizar auditorias e verificações para confirmar que os colaboradores realmente estão seguindo as instruções passadas. É comum realizar auditorias e testes, como falsos phishings

EpF4e_VXFVpd9nS7jvyEjHbQNAQHa3vey-f6ms_qzjlasbsp3xjw5OUttwhWtwMkb6GwEG1nI8R4A-gI3hyyvMkwozx8K7iSecQS45OSKSP-M_DyIi1QK9hCIBwmFD27GbM997jKLVETw3uDnkI %categoria 3 pilares da segurança da informação importantes para qualquer negócio!

Conclusão

A segurança da informação merece atenção específica dos gestores de empresas pois garante uma série de benefícios e previne o empreendimento de ser prejudicado com os riscos de SI.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Fala conosco!

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!