Negócios Ágeis: saiba tudo sobre esta tendência que veio para ficar

A tendência dos negócios ágeis é algo que vem ganhando cada vez mais espaço nos mercados. Esse fenômeno pode ser explicado com a forma enxuta e rápida com a qual essas empresas conseguem grandes resultados.

Deixando de lado burocracias, grandes estruturas e processos demorados, uma empresa ágil consegue fazer as coisas mais rápido, com menores custos e com um retorno maior, seja num departamento específico ou em toda a operação.

Diante desse cenário, esse modelo de negócio se destaca no mercado por conseguir entregar mais valor para o cliente de maneira ágil, eficiente e rápida, além de manter gastos controlados e operar de forma otimizada.

O que são negócios ágeis?

Os negócios ágeis podem ser compreendidos como as empresas que apresentam uma estrutura reduzida e, por meio de metodologias, conseguem empreender inovações que garantem resultados melhores.

Pode ser confusa com o modelo de startup, mas não necessariamente os dois conceitos são a mesma coisa. Assim, alguns pilares são de extrema importância para que um negócio ágil consiga ter sucesso, são eles:

Equipe

Em qualquer organização a equipe é determinante para que tudo seja operado de acordo com os pilares da empresa. Num negócio ágil não poderia diferir e os colaboradores têm papel primordial no cumprimento da missão de ser ágil.

Nessa realidade, os times devem ser enxutos, multifuncionais, autônomos e transcendentes. Assim, é possível que consigam resolver problemas internamente a partir da combinação de diferentes conhecimentos. 

Não só isso, é importante que o grupo tenha a autoridade necessária para tomar decisões quando necessário, sem precisar recorrer sempre a níveis hierárquicos mais altos, tornando a operação burocrática e demorada.

Por fim, esses funcionários devem ser conectados ao propósito do negócio de forma que consigam trabalhar de acordo com os valores apoiados pela empresa e possam ser orientados por um mesmo objetivo, o que irá ajudá-los a desempenhar melhor no dia a dia.

Nesse modelo de negócio, o recrutamento, seleção, contratação, treinamento e manutenção do colaborador também deve ser ágil. Isso garante a formação de um time bem alinhado com esse formato, desde o princípio.

Aqui, nem sempre quem possui mais experiência e conhecimento técnico se destaca, mas sim quem consegue ser adaptável, aprender rápido e tem vontade de crescer junto à empresa.

Q_RdWWPUkW14Vgtdi_bu8De7BMz8nl29dknFTTBGBzIpnKrDlpwKyFxnU6fGyoMCWeCzyJZTyiHRm545Al1V7OVeHkr_Nl6CSgMaxFvAJgEqHmIXzneQhXRVejq38O1M-XlXHNywqEPWtTGy6Q %categoria Negócios Ágeis: saiba tudo sobre esta tendência que veio para ficar

Produto

Os produtos ou serviços oferecidos pela empresa também acabam sendo idealizados, testados e fornecidos de maneira ágil. 

O que se destaca aqui é todo o processo de ideação, prototipação, testes e ajustes do produto ou serviço, que normalmente acontece com base em metodologias ágeis, que serão comentadas em seguida.

A chave para o sucesso da proposta de valor que se oferece ao mercado é a conexão direta com qual problema está se tentando solucionar com o produto em questão, isso vai ser a base para modelar um produto que realmente tem demanda e consegue ser vendido.

Não só isso, o entendimento pleno do que o público consumidor espera, como pensa, o que considera importante, como se comporta e como compra e consome é primordial para que essa proposta de valor seja certeira e bem aceita no mercado.

Também é característica de um negócio ágil o constante acompanhamento da aceitação do produto e feedbacks dos clientes, estando sempre em alerta para realizar melhorias, novas versões ou até novos produtos, tudo isso de maneira rápido e eficiente.

Processos

Para suportar uma evolução rápida, a estrutura de processos da organização precisa ser ágil, desburocratizada, bem estruturada e veloz.

Sabe-se que mapear os processos, identificar formas de melhorá-los e padronizá-los é a base para que a operação consiga ocorrer atendendo a um nível de qualidade esperado. Contudo, a padronização excessiva pode levar para o lado oposto do ágil. 

É preciso se atentar bem para que tudo o que for crítico seja padronizado, mas, ao mesmo tempo que os processos possam ocorrer de forma fluida, sem etapas desnecessárias, grandes tempos de espera e burocracias dispensáveis.

Assim, os processos da empresa devem acontecer de forma que possibilitem que toda a operação da rotina possa acontecer visando a agilidade máxima em todos os setores.

Liderança

Todo e qualquer modelo de negócio depende diretamente de boas lideranças para que consiga ter sucesso. Numa empresa ágil, a liderança assume um papel ainda mais forte e necessário.

Isso acontece porque esse tipo de empresa possui uma cultura e estrutura que pode ser considerada como não tradicional, sendo preciso que as lideranças estejam presentes reforçando os princípios do negócio e a forma como a operação deve acontecer.

No negócio ágil, os níveis hierárquicos se tornam menos engessados e há maior interação entre esses níveis e entre os setores. Nesse caso, as lideranças tornam-se mais acessíveis e constantemente reforçam ideias importantes para o time.

Metodologias

As maiores alavancas de resultado dentro de um negócio ágil são as metodologias ágeis. Elas são frameworks e ferramentas que ajudam a organização a operar de maneira mais rápida e com maior agregação de valor.

Bem conhecidas no mundo dos negócios nos dias de hoje, mas não tão amplamente usadas, essas formas de fazer as coisas acontecerem pode ser o melhor caminho em direção à inovação e a melhores resultados.

Essas práticas podem ser aplicadas em um simples processo, um projeto ou até em todo um funcionamento da empresa. São diversas as metodologias ágeis existentes e as formas de aplicação são infinitas.

Algumas das metodologias ágeis mais conhecidas e usadas são:

  • Scrum;
  • Kanban;
  • Design thinking;
  • Sprint; 
  • Lean;
  • Smart.

É possível estudar a fundo como cada uma funciona e escolher quais podem trazer mais resultados na organização. 

Em resumo, o foco desses métodos é fazer tudo por etapas, sempre alinhado com as necessidades do cliente final, com entregas parciais, coletas de feedbacks, equipes enxutas e velocidade.

ZsHqw69cPBw6JjguZ1EM9vzm7Oig0Pw7-orEx0AAuqF-9rruTD_FlgLVI-YBH256jWN3_653tFcEUgUYQxHvtoHEzbS249eWTsEaCvGaKnn9crfgs8dPXWWoz10548wYxtrvRWDkcGb3PMsp9g %categoria Negócios Ágeis: saiba tudo sobre esta tendência que veio para ficar

Tecnologia

É quase impossível falar de agilidade e não falar de tecnologia. Hoje tem-se disponível uma infinidade de máquinas, ferramentas e sistemas que passaram a ser a base de toda a operação de grande parte das empresas.

Os processos automatizados, sistemas robustos e integrados, a informação a poucos cliques de distância e inteligência artificial são somente algumas das muitas tendências tecnológicas que auxiliam as organizações atualmente.

O que não é feito por meio de sistemas, é monitorado por eles. Por isso, um negócio ágil deve ser muito preciso na escolha das melhores ferramentas digitais para auxiliar na rotina da empresa e tornar a execução das atividades ainda mais ágil.

Inovação

A palavra-chave dos negócios ágeis é inovação. Esse termo tão falado é o caminho pelo qual esses modelos de empresas conseguem evoluir, escalar e prosperar. A cultura de inovação é indispensável aqui. 

A inovação deve ser um dos pilares mais fortes dentro desse tipo de organização, todos os times precisam ter liberdade para identificar problemas ou oportunidades e poder propor inovações que resolvam esses problemas ou aproveitem essas oportunidades.

Para o sucesso dessa dinâmica, a estrutura da empresa precisa ser um ambiente favorável para que tudo isso aconteça. Os times, os processos, as rotinas, as ferramentas, a cultura, as lideranças, etc. devem ser favoráveis para que a inovação ocorra.

Por isso, todos os tópicos já citados são indispensáveis para que a organização se torne um terreno fértil para que ideias surjam, sejam testadas, melhoradas e implementadas. Sejam elas uma melhoria de processo, um novo produto, uma nova unidade de negócio, etc.

Conclusão

Num mercado que se torna cada vez mais competitivo a cada dia, destacam-se os negócios ágeis que conseguem atender com excelência os clientes e mantendo uma estrutura econômica em simultâneo.

Mesmo os modelos de negócio que não se classificam como ágeis, têm muito a aprender com esse formato de empresa que visa máximo resultado com uma operação otimizada.

Notícias relacionadas

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!