Por que contratar uma empresa de TI? 6 benefícios que só ela proporciona

A tecnologia da informação é um segmento que avança muito rápido a partir de inovações que surgem e evoluem todos os dias. Isso é uma ótima alavanca de melhorias para muitas empresas, mas também pode representar muitos problemas.

Para se manter competitivo no mercado, estar atualizado com as tecnologias e ter um time capaz de operá-las a fim de tornar a produtividade e os resultados da empresa na totalidade melhor é o melhor caminho, o que pode ser um grande desafio para muitos gestores.

Por isso, a terceirização de TI surge como uma opção que promete entregar resultados e reduzir as burocracias e problemas que a empresa normalmente enfrenta com o assunto na rotina.

Assim, é indispensável se atentar aos sintomas que indicam a necessidade da contratação de um serviço desse tipo e de quais são os benefícios de se ter uma terceirizada de TI.

Por que contratar uma empresa de TI?

Alguns fatores podem indicar a necessidade de se contratar uma empresa de TI ou evidenciarem a oportunidade de melhorias nos resultados da empresa a partir dessa mudança.

É preciso entender que, de qualquer maneira, esse tipo de serviço já traz uma série de benefícios para o negócio mas algumas situações do dia a dia da empresa ajudam a entender a real demanda por essa solução.

Em muitos casos, a contratação de uma terceirizada de tecnologia da informação é o caminho que os gestores encontram para dar um salto de produtividade e de desempenho em suas organizações a partir do uso desse serviço.

Sendo assim, é importante entender bem alguns pontos que podem ser um alerta para que a empresa dê esse passo em direção a uma melhor gestão e melhores resultados, alguns desses são:

Problemas envolvendo tecnologia da informação são recorrentes

O indicativo mais relevante e chama mais atenção numa empresa que não tem seu setor de TI bem estruturado e dando o resultado esperado é quando problemas que envolvem a área acontecem com uma frequência muito alta.

Equipamentos com falha, paradas nas redes, desconexões entre sistemas, perda de dados digitais e programas mal configurados são alguns dos sintomas que mais se destacam nesse cenário.

Esse contexto é problemático não só pelos problemas em si, mas especialmente pelas consequências que eles causam, como ociosidade, improdutividade, baixos resultados, demora e espera na operação, retrabalho e muitos outros.

Com isso, a constância de problemas de TI é um fator que aponta a necessidade de um time mais especializado para conseguir gerar melhores resultados e uma melhor rotina para a empresa no assunto, sendo a terceirização a resposta para isso muitas vezes.

Há alta rotatividade no setor de TI

Como será detalhado mais à frente, o mercado de tecnologia da informação apresenta uma grande dificuldade devido à escassez de profissionais capacitados. 

Sendo assim, é comum que esse perfil de profissional seja muito procurado e acabe recebendo muitas propostas de emprego, fazendo o turnover dessa classe se tornar bem alto comparado a muitos outros.

Por isso, é constante ver bons colaboradores saindo para outras empresas e deixando em aberto vagas que são difíceis de serem preenchidas novamente, tornando-se um problema para a gestão do negócio.

Ao se ter uma empresa terceirizada em TI, tem-se a garantia que essa organização especialista do segmento terá um time completo e capacitado para operar na empresa contratante. 

Além disso, todo o trabalho e burocracia de contratação dos profissionais de TI também ficam na responsabilidade da terceirizada. 

UL17eaT2z0QvZgF7D0n1jAfAyjvSZamuafW5aCqm_gUVWYidQA0DWtb_CfReFu90zIZeUnvDPlg8vbR7Hfy8BSwg_v2xJ_As4Tt4F3feki0ytjdH0LKH1DaeLGSlnhZTgNuDR4SzUfLnVcF6vGE %categoria Por que contratar uma empresa de TI? 6 benefícios que só ela proporciona

Projetos de melhoria que dependem de tecnologia não evoluem rápido

Um sintoma que é pouco percebido pelos gestores de empresas e até pelos próprios funcionários é a lentidão que alguns projetos de melhoria apresentam para evoluírem quando dependem de tecnologia.

A realidade mais comum é que o time tem boas ideias para algumas mudanças dentro do negócio mas não se tem conhecimento suficiente de como parametrizar as tecnologias disponíveis (ou buscar outras) para fazer a mudança realmente acontecer.

Outro fato que corrobora para isso é que a empresa até dispõe de profissionais capacitados e que podem ajudar, mas estes já estão ocupados com outras demandas e não conseguem dar vazão para essas inovações.

Sendo assim, uma equipe terceirizada, bem dimensionada, especialista e disponível para auxiliar a empresa nesses avanços pode ser uma alternativa de muito valor, uma vez que irá impulsionar com velocidade a evolução da empresa em seus projetos de melhoria.

Vantagens de contratar uma empresa de TI

  1. Profissionais com expertise

É sabido que existe uma escassez de profissionais suficientemente capacitados para desempenhar funções em tecnologia da informação.

Essa realidade existe devido a diversos fatores, desde o alto nível técnico necessário para desenvolver atividades até a complexidade de muitas áreas da TI.

Assim, por causa desses fatores, formar um time próprio de TI pode representar uma grande dificuldade desde a contratação. 

Sendo assim, terceirizar o TI torna-se uma opção muito vantajosa pois se garante que se terá colaboradores suficientes e capacitados atuando na operação, mesmo que de maneira terceirizada.

Sobre isso, empresas de TI são compostas por profissionais da área que normalmente possuem conhecimento vasto no assunto, experiência vasta e muitas habilidades técnicas em tecnologia da informação.

  1. Maior possibilidade de inovação

A partir do momento que se tem um grupo de profissionais especializados em tecnologia atuando junto à empresa, as possibilidades de desenvolver inovação aumentam e se expandem.

Esse fenômeno ocorre pois a bagagem de conhecimento que esses profissionais trazem consigo podem somar ao conhecimento dos funcionários da empresa em prol da criação de novas ideias.

Como muitas inovações são acompanhadas de ferramentas tecnológicas na atualidade, o conhecimento dos especialistas em tecnologia da informação pode agregar muito ao processo de inovação da organização.

  1. Velocidade nas melhorias

Como já citado, grande parcela das inovações são acompanhadas de mecanismos tecnológicos: ferramentas, sistemas, automação, etc.

Tais mecanismos necessários para a evolução e concretização dessas inovações idealizadas podem se tornar um entrave para muitos negócios devido à complexidade de criar ou configurar sistemas e programas digitalmente.

Nesse cenário, ter uma empresa terceirizada de TI pode ser um fator acelerador na criação e implementação dessas melhorias uma vez que um time especializado pode auxiliar nesse processo, tornando-o mais veloz e melhor.

  1. Operação atualizada e moderna

O mercado de tecnologia muda e avança numa rapidez muito alta, criando a necessidade dos trabalhadores desse segmento sempre buscarem se atualizar acerca das novidades da área, estando em constante capacitação.

Por serem totalmente focados no segmento de TI, esses profissionais têm maior facilidade de se manterem atualizados e em contato com o mercado, mas ao mesmo tempo engajados com a realidade da empresa e suas necessidades.

Desse modo, com uma equipe com expertise e que busca sempre estar atualizada irá conseguir implementar essas inovações de mercado mais rapidamente na empresa contratante, sejam elas processos, sistemas, máquinas ou práticas.

  1. Facilidade de integração interna

Quando se contrata uma empresa de TI, tem-se à disposição mecanismos tecnológicos atuais e modernos que são configurados para a realidade do negócio e conseguem facilitar o dia a dia da empresa em diversos aspectos.

Uma dessas facilidades é a integração que a TI consegue fazer entre setores e sistemas, permitindo uma maior sincronia organizacional internamente na empresa por meio de artifícios tecnológicos.

  1. Formação de parceria

Devido ao contato constante que existe entre contratante e contratada, a relação entre as duas empresas pode se estreitar, ultrapassando os limites da prestação de serviço e chegando a formar uma parceria voltada para alavancar o sucesso das duas.

Essa parceria significa a criação e estabelecimento de uma relação a qual representa uma série de benefícios para cada uma das partes e permite que elas trabalhem em conjunto em prol de evolução para às duas.

A colaboração das duas empresas pode ser focada em criar novos produtos, compartilhar boas práticas, desenvolver inteligência de mercado, atuar em conjunto em outras empresas e uma infinidade de outras possibilidades.

oF24yipqLAqLkd0iNaiil98AUUdTq-Nw0vLJu3CJJa_6uQr13AN4tnD1_r4cUvIfJAp56Zmgh2-vtxaC0_ZkYBGQrPxh9XL78pLwpmFVFSjvJCDL60ChNFZ4LbrpjtKtB86AQmkFANLTrTBANNU %categoria Por que contratar uma empresa de TI? 6 benefícios que só ela proporciona

Conclusão

Ter uma empresa de TI parceira é um dos melhores caminhos para melhorar a gestão do negócio, auxiliar no aumento de produtividade e escalar resultados. A G Trigueiro pode ajudar sua empresa nisso, entre em contato conosco!

Se Interessou?

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas!